Tornado no Tejo, Lisboa 14 Abril 2010

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Recorrendo ao esquema aqui do Vince, faz sentido a trajectória.
O que vi não foi nada de mais, mas sim, era rotação abaixo da base "normal" das nuvens, rotação bastante acentuada, portanto sim funnel cloud.

Se era em fase de dissipação, ou se estava de novo a tentar formar-se não sei, só vi por pouco tempo e com muitos obstáculos à frente, aliás segundo esse esquema, à distância que vi, arriscava que estava algures para Odivelas já, não sei bem, é difícil precisar. E em momentos era mais evidente, depois apenas rotação, depois parecia de novo "agrupar" e voltar a evidenciar-se bem.

Mas não havendo mais relatos, suponho que não tenha voltado a aproximar-se do chão!
:)
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grande registo! :surprise:

Que sorte num local com tanta gente não ter havido nada a registar a não ser bens materiais! :shocking::hehe:

Mais umas imagens e vídeos que ficam para a história! :thumbsup:

Obrigado pela partilha! ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Brutal essa tromba de água! Não é todos os dias que se vê algo assim em Portugal e ainda menos em Lisboa no Tejo. E ainda houve a sorte de quase todo o seu percurso ter sido em mar e ter feito poucos estragos. Parabéns aos poucos que tiveram oportunidade de o ver ao vivo.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Hoje houve gente no local certo à hora certa.Felizes contemplados
com o euromilhões meteorológico.
E tantos que lá estavam.Pudera.Naquele local, outra coisa não seria de esperar.
Se há alguns que ocorrem ,mas ninguém viu ou sentiu
porque percorrem campos e zonas desabitados ,
outros há , que exibem-se à Cidade.
Este, escolheu o vasto estuário do Tejo e penso que não estarei em erro, se disser que, nunca o Tejo de Lisboa fora assim filmado / fotografado /retratado.
Magistralmente .
Dia histórico , pois então...
 

Filo

Cirrus
Registo
14 Abr 2010
Mensagens
3
Local
Lxa
Olá

De vez em quando venho aqui, mas nunca me inscrevi no Forum.
Nunca serei um participante activo, excepto quando possa ter algo para mostrar.
As seguintes fotos foram tiradas ao tornado na zona das Olaias, no enfiamento da nova avenida Marechal Costa Gomes e mostrando a passagem inferior na Rotunda das Olaias.
O tornado está "invisivel" apenas se notando pelos seus efeitos - as chapas no ar sobre os edificios.


A máquina tem ainda a hora de inverno, que é a que aparece no time stamp dos jpegs.
Nikon D50/Zoom 50-200/programa automático

Os detritos (chapas onduladas?) são perfeitamente visiveis sobre as gruas.
4523080028_d107977a4d_b.jpg





As restantes fotos podem ser vistas aqui:
http://www.flickr.com/photos/49330564@N06/
 

Filo

Cirrus
Registo
14 Abr 2010
Mensagens
3
Local
Lxa
Olá
Quando o fotografei, ainda não sabia nada do que se tinha passado no Tejo.
Estava à janela, quando me pareceu ver um funnel cloud em formação e a dissipar-se por duas vezes por cima do cemitério do Alto de São João.
Foi tempo de ir buscar a máquina e depois começar a ver os detritos no ar e tirar as fotos.
Do local onde tirei as fotos às gruas da imagem (obras da António Arroio) são cerca de 600 mts e o alinhamento das fotos é quase um Norte -Sul perfeito
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tromba de água - Tejo 2010-04-15 (IM)

Cerca das 16h30 de ontem, dia 14 de Abril, ocorreu uma tromba de água sobre o rio Tejo, fenómeno meteorológico observado em toda a faixa ribeirinha. A tromba de água deslocou-se para a cidade de Lisboa, onde acabou por perder intensidade até se dissipar, causando no entanto alguns estragos.

A Organização Meteorológica Mundial define tornado como uma violenta tempestade em rotação, de pequeno diâmetro, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido, em forma de funil, que desce da base de um cumulominbo para o solo – tromba. Quando ocorre sobre a água (mar ou lago) designa-se tromba de água. Por vezes uma tromba de água aproxima-se de terra passando a ser um tornado ou vice-versa.

Nos últimos 10 anos, os tornados ocorridos em Portugal têm sido detalhadamente registados no IM, sabendo-se que ocorre pelo menos 1 em cada ano. Quando as condições meteorológicas são favoráveis podem ocorrer vários num curto espaço de tempo, por vezes no mesmo dia. As trajectórias observadas variam entre 1 e 22 km, com direcção predominante de Oeste para Leste. A maior parte dos tornados ocorridos no nosso País são de fraca intensidade, F0 ou F1 na escala de Fujita. O tornado mais intenso de que há registo ocorreu em Castelo Branco, a 6 de Novembro de 1954, cerca das 12h50, estimando-se que tenha atingido a intensidade F3.

De acordo com as previsões da meteorologista Paula Leitão do Centro de Previsão do IM, para o dia de hoje, “prevê-se a continuação de forte instabilidade atmosférica, com condições favoráveis ao desenvolvimento dos processos físicos que podem dar origem à formação de tornados, embora não se possa prever a sua ocorrência”.

Fonte: IM
 

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Olá, sou nova por aqui, não sou profissional, mas uma curiosa dos fenomenos metereológicos.
O Prof. Anthimio de Azevedo declarou na tv que este fenómeno teria não só a ver (também) com as alterações climáticas, mas também com fenómenos astronómicos.

Alguém me sabe dizer mais sobre isto?
Fiquei curiosa.
Obrigada
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá, sou nova por aqui, não sou profissional, mas uma curiosa dos fenomenos metereológicos.
O Prof. Anthimio de Azevedo declarou na tv que este fenómeno teria não só a ver (também) com as alterações climáticas, mas também com fenómenos astronómicos.

Alguém me sabe dizer mais sobre isto?
Fiquei curiosa.
Obrigada


Tornados sempre aconteceram em Portugal e no resto da Europa. Todos os anos temos vários tornados, hoje em dia são melhor detectados e sobretudo mais registados pelas populações do que antigamente.

Em 1954 um Tornado F3 (muito mais forte do que este) provocou enorme devastação em Castelo Branco, 5 pessoas morreram, 220 ficaram feridas e 40 mil foram de alguma forma afectadas. Se ocorresse hoje uma tragédia dessas (pode ocorrer, bastava o Tornado de ontem ser mais forte) muita gente viria logo falar em cataclismo climático. Mas isto já foi em 1954.

Em relação às alterações climáticas, na minha opinião se o planeta de facto aquece e há mais vapor de água, teoricamente há melhores condições para ocorrerem Tornados. Só que o número de ocorrências é tão baixo e as condições em que se formam é tão específica que nenhum cientista pode relacionar um determinado Tornado com alterações climáticas. Podem ocorrer hoje 2 ou 3 Tornados num mesmo dia, como podemos ter um ano sem nenhum. Pelo que acho eu ser impossível relacionar estas coisas. A nível global também não, pois como referi ao início, hoje os tornados são detectados com mais facilidade, e não podemos comparar estatísticas de hoje às do passado.

Quanto aos fenómenos astronómicos, desconheço, não comento.

Há um tópico com mais de uma dezenas de páginas com muita informação e imagens de tornados no nosso país:
-> Tornados em Portugal