Tornado no Tejo, Lisboa 14 Abril 2010

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Sim, que há tornados (e não mini tornados, como insistem em dizer na tv e na rádio) em Portugal já sei...

Fiquei deveras intrigada quando o Professor frizou que a causa de muita instabilidade não seria só e exclusivamente de mudanças climáticas, mas por "um período astronómico que atravessamos"...

E era precisamente sobre isso que queria saber mais... terá a ver com explosões solares!? Que se estará a passar "lá por fora"?:huh:
 


Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
olá

Há quem, categoricamente, faça a distinção entre tornado e tromba de água. Afirmam que sobre o Tejo tivemos uma tromba de água so porque se formou sobre aquela escassa superfície de água. Partamos do princípio que há diferença e que as trombas de água tenham uma variante dinâmica muito particular. Estas formam-se, portanto, sobre os oceanos que são extensões muito vastas de superfície aquosa, comparadas com a do estuário do Tejo. O que se formou sobre o Tejo, para mim é, nitidamente, um tornado, pois tanto se podia ter formado ali, como em cima de terra. A superfície do Tejo foi, neste caso, irrelevante.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Olá



Os detritos (chapas onduladas?) são perfeitamente visiveis sobre as gruas.
4523080028_d107977a4d_b.jpg





As restantes fotos podem ser vistas aqui:
http://www.flickr.com/photos/49330564@N06/

Grandes fotos Filo, cheias de oportunismo!:thumbsup:

Só não imagino os estragos que provocaram ao aterrar numa zona tão povoada...:surprise:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O tornado ainda causou estragos consideráveis na zona por onde passou. No telejornal da SIC mostraram um video onde se vê claramente um turbilhão já em terra a levantar muitos objectos já de consideráveis dimensões. O tornado passou em cima de uma escola básica, fazendo tombar cerca de 40 árvores e um muro com 200 m ficou com um buraco no local da passagem do turbilhão. Os professores relatam momentos de pânico, e referem que poderia ter sido uma tragédia caso acontecesse 20 minutos antes, quando as crianças se encontravam no recreio.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Incriveis fotos e videos:shocking:

Este é provavelmente o tornado mais fotogénico de sempre em Portugal e também o que foi visto por mais pessoas, apareceu no local perfeito e à hora certa para ser fotografado e filmado por muitas pessoas:)

Quanto à intensidade deverá ter sido um F1? O que vos parece?:huh:
 

Filo

Cirrus
Registo
14 Abr 2010
Mensagens
3
Local
Lxa
Olá
Uma pequena achega sobre os "fenómenos astronómicos".
Aquilo a que o Anthimio de Azevedo se refere são aos efeitos causados no Clima da Terra pela inclinação do seu eixo de rotação em relação ao plano da sua órbita, que como sabemos, tem variado ao longo da sua existência.

Mas isto são efeitos ao longo de milhões de anos, não numa escala humana....:)
 

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Eu pensei que seria por alguma explosão solar que estivesse a acontecer, ou coisa do género...
Ok, obrigada pela explicação :)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Grandes fotos!
Que dia foi ontem, cheio de eventos geológicos/climáticos...
Tornado em Lisboa, sismo na China, tempestade na Índia, erupção na Islândia...
 

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Incriveis fotos e videos:shocking:


Quanto à intensidade deverá ter sido um F1? O que vos parece?:huh:

Eu não arriscaria sem ver a imagem doppler do radar para se ter uma estimativa dos ventos. Mas eu diria que se tratou de um EF0, dada a natureza dos estragos nas Olaias.

Mais um Mini-Tornado segundo a TSF. Que praga. :disgust: Devia-se convocar uma conferência de imprensa e explicar a escala de Fujita aos senhores jornalistas. Não há necessidade de continuar a insistir na porcaria do "Mini", caramba!... :rolleyes:
 

Crisogono

Cirrus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
16
Local
Lumiar-Lisboa
O tornado ainda causou estragos consideráveis na zona por onde passou. No telejornal da SIC mostraram um video onde se vê claramente um turbilhão já em terra a levantar muitos objectos já de consideráveis dimensões. O tornado passou em cima de uma escola básica, fazendo tombar cerca de 40 árvores e um muro com 200 m ficou com um buraco no local da passagem do turbilhão. Os professores relatam momentos de pânico, e referem que poderia ter sido uma tragédia caso acontecesse 20 minutos antes, quando as crianças se encontravam no recreio.

Eu andei nessa escola secundária (Patrício Prazeres) e posso assegurar que esse muro era bem sólido (costumava-mos salta-lo para nos baldarmos às aulas :D). Fiquei impressionado ao ver as imagens :surprise:

O meu cunhado ia a passar de carro na Av. Afonso Costa ao Areeiro e viu o tecto duma paragem de autocarro a ser arrancado da estrutura metálica! As pessoas que lá estavam fugiram a tempo, senão....

Realmente foi uma sorte não ter havido danos pessoais...

Eu tive o privilégio de conseguir ver um semelhante na zona do Bugio, penso que em 2003. Ainda durou um bom tempo e acabou por se desfazer no rio. Espectacular! Infelizmente não tinha meios de registo (os tms ainda não tinham câmaras :w00t:)

1 Muito obrigado a todos os que partilharam fotos e videos :thumbsup: