A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Knyght

Cumulonimbus
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10 Mai 2009
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O problema da cinza vulcânica e dos aviões é porque pelo menos nas zonas onde a nuvem é mais densa a mesma tem muitas partículas de pedra e vidro (sílica).

Sinceramente ouvi algo por alto aquilo que um piloto da Tap no Bom Dia Portugal disse mas como era naquela de tomar o pequeno almoço para ir dormir, fico agora mais esclarecido obrigado ;)
 


Pixie

Cumulus
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15 Abr 2010
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Penso que terá mais a ver com a consistência da cinza...
A cinza de vulcão é uma cinza pegajosa e quente... aquilo a entrar para o motor dos aviões deve actuar mais ou menos como barro, ou cola...

Vou tentar saber mais e já digo alguma coisa! :cool:

Pilots are advised never to fly though an ash cloud because of the extreme problems it can cause an aircraft. Ingesting ash dust can cause partial or total engine power loss. Simultaneous power loss in all engines has also occured.

The ash will also damage aircraft ventilation, hydraulic, electronic and air data systems along with the plane's paint, windscreens and powerplants.
 

fsl

Nimbostratus
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6 Ago 2007
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Um dos problemas parece estar no desconhecimento do que é o limite tolerável para os motores, pois parece que os fabricantes nunca testaram seriamente esta realidade não estabelecendo critérios bem definidos em termos de operação. O outro é conseguir prever o que está na atmosfera num determinado local e determinada altitude, pois é difícil estar a efectuar medições em todo o lado, e os modelos são falíveis.


Can we fly safely through volcanic ash?
http://www.newscientist.com/article/dn18797-can-we-fly-safely-through-volcanic-ash.html

A razao porque eu digo que foi uma decisao radical , baseia-se no facto de em certas areas em que a nuvem estava baixa a cerca de 10000pes e nao se ter admitido o sobrevoo a 30000pes ,por exemplo. Por outro lado o grau de concentraçao das particulas certamente tambem nao é uniformente densa, pelo que se poderiam delimitar areas perigosas e outras nao. Julgo que foi o que acabou por fazer-se!
A decisao de fechar tudo, foi uma decisao para nao se assumir responsabilidades, criando o caos no Transporte Aereo.
 

Aristocrata

Super Célula
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28 Dez 2008
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Ainda bem que se tomou a decisão "radical" de não efectuarem voos nestes dias.
Foram muitos e muitos milhares de voos, e muitos, muitos mais passageiros com os voos anulados.
Bastava um (1!) só destes voos acabar em tragédia e o que sucederia? Críticas e mais críticas e mais críticas...aos mesmos que decidiram fechar o espaço aéreo em determinadas zonas do continente Europeu.
Eu percebo que custa olhar para isto e verificar que seria mais fácil manter o espaço aéreo aberto, agora que a situação acalmou...mas vejamos um exemplo.

Verificou-se no passado verão a queda de uma arriba em cima de veraneantes no Algarve. Em seguida, foram verificadas várias praias e constatou-se que haviam arribas em risco de cair e foram interditadas áreas como precaução. Como as pessoas estavam habituadas a ir para esses locais criticaram as autoridades por excesso de zelo - sempre estiveram junto dessas arribas ao longo dos anos e nada aconteceu. Mas e se nada se fizesse e acontecesse mais alguma tragédia? essas mesmas autoridades seriam criticadas por isso.
Costuma-se dizer: "Preso por ter cão, preso por não ter..."

Infelizmente o ritmo de vida que temos leva-nos a não dispor de tempo para sequer pensar na eventualidade de certos desastres naturais nos condicionarem a vida, mas isto é assim. Uma chuvada mais forte, um tornado, um vendaval, um sismo, um vulcão...fazem parte dos acontecimentos com os quais temos, infelizmente, de conviver. Prevenir o que pode ser prevenido deve ser feito, mas há situações as quais são impossíveis de controlar, e esta da dispersão das cinzas vulcânicas é uma delas.

O mal a meu ver é que a nossa cultura não nos prepara para as fatalidades da mãe-natureza, e por via disso, aumenta o sofrimento humano a cada evento que sofremos...:(
 

EGIT-ANA

Cirrus
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20 Dez 2009
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Ainda bem que ser tomou a decisão "radical" de não efectuarem voos nestes dias.

Concordo plenamente com o Aristocrata!

Bastava um voo, uma tragédia.

Infelizmente o nosso sistema global está, como sempre, mais preocupado com ganhos/perdas de dinheiro.

É com tristeza que observo os gestores de grandes grupos económicos encherem os bolsos com chorudos ordenados e prémios sabe Deus de quê; mas pouco investem em colaboração com os diversos Governos, em respostas adequadas a situações como esta. A solução terrestre e marítima não respondeu porque não existe.

Mas talvez comecem a pensar nisto. Afinal a dimensão do vulcão nem é nada de especial, tendo em conta as preocupações relativas ao Yelowstone.

Questiono-me tendo em conta os últimos sismos, esta actividade vulcânica - Estaremos preparados para as possíbilidades? Basta uma falha eléctrica de alguma dimensão.

Hoje a resposta é Não! Amanhã espero que talvez :(
 

Mário Barros

Furacão
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18 Nov 2006
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Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O perigo de despertar o gigante islandês adormecido

Vulcão vizinho Katla poderá entrar em erupção em breve.

Aconteceu nos anos de 920, 1612 e 1918. De todas as vezes que o vulcão situado por baixo do glaciar Eyjafallajokull, na Islândia, entrou em erupção, pouco tempo depois aconteceu o mesmo com o vizinho Katla, um vulcão muito maior, mais agressivo e potencialmente mais mortífero. Os cientistas estão agora a contar os minutos até que o gigante adormecido Katla expluda e provoque um caos ainda maior na Islândia, e por consequência, em toda a Europa.

Ontem, o presidente da Islândia, Olafur Grimsson, alertou: "O Katla é muito maior e normalmente entra em erupção uma vez por século. A última foi em 1918, por isso estamos à espera. Já temos planos de emergência no nosso país e os governos europeus e as companhias aéreas deviam começar a preocupar-se". Jay Miller, vulcanologista da Universidade do Texas, confirma o perigo: "A erupção em curso é relativamente pequena em comparação com o que poderá acontecer com o Katla".

DE
 

irpsit

Cumulonimbus
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9 Jan 2009
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Inverness, Escocia
Daqui a 4 dias tenho voo para a Islândia (isto, se o vulcão e vento permitirem).
De lá, vou vos contando a situação local.

A erupção continua, agora com mais emissão de lava e ainda a coluna de poeira, embora a baixa altitude. Não dá sinais de parar, mas também não há sinais de qualquer actividade nos outros vulcões vizinhos.
 

AnDré

Moderação
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22 Nov 2007
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Aviação
Nuvem de cinzas volta a ‘atacar’

A Irlanda decidiu hoje encerrar o seu espaço aéreo entre as 7 e as 13 horas, devido a uma nova nuvem de cinzas oriunda do vulcão islandês. Em Portugal já foram cancelados 14 voos.

Esta proibição surge devido à aproximação de uma nova nuvem de cinzas vulcânicas. Não é esperado que as restrições aéreas afectem o Reino Unido nem o resto da Europa, segundo as autoridades irlandesas.

Com a nuvem a dirigir-se para sul, o espaço aéreo de Portugal poderá ser afectado no final da tarde, mas será "uma coisa mínima, sem significado", explicou Luis Serrano do gabinete de aeronáutica do Instituto de Meteorologia, citado pela TSF.

No entanto, o encerramento do espaço aéreo irlandês já motivou hoje o cancelamento de pelo menos 14 voos nos aeroportos de Faro e Porto, de acordo com a ANA.

Recorde-se que a erupção do vulcão islandês no passado dia 14 de Abril provocou uma gigantesca nuvem de cinzas vulcânicas que paralisou praticamente todo o espaço aéreo europeu durante seis dias, causando prejuízos avultados à indústria do transporte aéreo.

Fonte

Há instantes:

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