Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

É o tesourinho do ano! 40 km em linha recta, a menor distância entre Beja e a albufeira.

alqx.jpg


Basicamente é metade da distância ao mar. Suponho que a precipitação acima da média no Algarve também seja por culpa do Alqueva.
Mas sobre isto há muito mitos no Alentejo. Em Portel, sempre que há nevoeiro a culpa é do Alqueva, que fica a 20 km, a leste (quando o vento que traz quase sempre os nevoeiros é do quadrante oeste), a cota 150 m inferior. É certo que a albufeira originou um microclima que repercute em localidades próximas como Mourão, Reguengos ou Moura, mas não muito mais.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja

Neste momento também estou a escrever estas linhas de um edifício com pouco mais de 10 anos e que também mete água. Tenho para mim que se trata de um "mini clima" causado pelo "lago artificial" que se forma por cima do telhado plano deste edifício, maravilha arquitectónica que se tornou moda e que causa esta beleza natural das cascatas de água dentro dos edifícios! Um mimo "climático"!! :p
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Neste momento também estou a escrever estas linhas de um edifício com pouco mais de 10 anos e que também mete água. Tenho para mim que se trata de um "mini clima" causado pelo "lago artificial" que se forma por cima do telhado plano deste edifício, maravilha arquitectónica que se tornou moda e que causa esta beleza natural das cascatas de água dentro dos edifícios! Um mimo "climático"!! :p


:lol::lmao::lmao:

O que eu me ri com o teu post!!! :D Excelente humor sarcástico!


Quanto à notícia em si, é realmente um tesourinho deprimente da meteorologia, que serve sempre para justificar as incompetências dos outros, seja pela falta de capacidade técnica seja pelo orçamente reduzido que praticamente nada permite! :disgust:

E em relação aos mitos do Alqueva, vejam lá bem que também aqui chegam. E há quem afirme que os Invernos já são menos frios pela existência da dita barragem :rolleyes:.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
É.. Esta foi demais..

Quando estou muito bem a ver o Telejornal no sofá, e vejo o José Alberto Carvalho a falar no tempo frio já em Março arregalo os olhos a pensar "ena, imagens do nevão na Estrela!".

E cai-me tudo ao chão quando vejo as fotos do granizo no Porto, e a maior das calmas e naturalidade com a qual ele está a referir aquilo como "neve em Março no Porto"..
:shocking:

:disgust: :disgust: :disgust:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
:surprise::shocking::eek::disgust:

Que falta de rigor, que falta de profissionalismo. Enfim, vendo isto e sabendo o que foi na realidade, imaginem a quantidade de notícias "aldrabadas" que nos dão noutros temas para os quais não temos conhecimentos suficientes para saber o que realmente se passou! Este jornalista não tem um e-mail ou outro contacto, para que possamos, em massa, reclamar com tamanha falta de verdade!? :angry:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sim, cambada de incompetentes e incultos esses jornalistas...isto para não dizer outra coisa...:angry:

ainda hoje aqui colegas do trabalho falaram que ontem nevou na zona da Ponte Arrábida em Vila Nova de Gaia...e eu por mais que lhes explique que não foi neve mas sim granizo que acumulou ...as pessoas continuam a dizer que foi neve....:disgust: Graças à informação que a TV deu...:disgust:

alguns colegas ouviram na TV que foi fenómeno raro/inédito em Março...:huh: e que a estrada estava branca de neve :D..... :disgust:

outros argumentam que estava muito frio ontem à tarde e que podia de facto ter nevado bem...:huh: ...sim com 11 graus....de facto é temperatura para nevar e acumular aqui no Litoral Norte... até ontem nunca se tinha assistido a tal fenómeno inédito e espectacular.....:lmao:


por mais que argumente que foi granizo,e que inclusivé pode ocorrer no Verão, os meus colegas ficam na deles...se a TV disse neve...foi neve e pronto...:D:lmao:

desisto:D

enfim...as pessoas em geral já teem uma cultura meteorológica pobre...é assunto que não interessa à maioria.. e com estes "jornalistas" a darem notícias deturpadas como estas ainda pior... ele é mini tornados, trombas de água para classificarem chuvas fortes... e agora granizo neve... para a próxima vão noticiar que apareceu a branca de neve e os 7 anões na estrada... e que logo a seguir começou a nevar....

:lmao:

e o pior de tudo é que continuam sistemáticamente a cometer os mesmos erros...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Snifa o que mais impressiona é a credibilidade que as pessoas dão ao que é dito na TV! Afinal ainda conseguem manipular a cabeça dos portugueses, pensei que já estivéssemos com uma mentalidade mais madura!!:shocking:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Snifa o que mais impressiona é a credibilidade que as pessoas dão ao que é dito na TV! Afinal ainda conseguem manipular a cabeça dos portugueses, pensei que já estivéssemos com uma mentalidade mais madura!!:shocking:

Exacto isso é que me perturba.
"Como disseram na TV é porque é!".
Portanto esta e outras notícias de outros temas, levam o "rebanho" atrás..

Por alguma razão os meteorologistas têm tão má fama, basta ver a deturpação que é um boletim dado num noticiário por um jornalista por comparação com uma previsão descritiva no site do IM para mandar as mãos à cabeça, e entender o porquê de as pessoas acharem as previsões más.

Quanto a este caso particular, o relatado pelo Snifa dá mesmo vontade e raiva de ver por OBRIGAÇÃO a RTP fazer no telejornal logo nos primeiros minutos um "esclarecimento sobre a notícia errada e que induziu pessoas em erro" no noticiário da véspera.

Mas enfim, não temos poder para tal.. Mas é de facto triste.. :disgust:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Cabe a cada um de nós, corrigir os erros dos jornalistas, gaffes todos cometemos e isso é lógico. Então, eu digo o seguinte, sejam vocês a alertarem as pessoas que cometeram esses gaffes, de uma forma construtiva.

Eu agora vou dar um exemplo: No dia em que falou-se do mini tornado em Portimão, eu mesmo mandei um e-mail para alguns jornais do Algarve a explicar que não existe mini-tornados, mas sim tornados. O único Jornal que respondeu-me foi o Barlavento, e eles ficaram esclarecidos, tanto que a notícia foi enriquecida:http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=40001.
Depois o Barlavento informou-se melhor com o IM, que depois veio esta notícia: http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=40211
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Meteorologia: Clima desagrava por dois dias

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje uma melhoria do estado do tempo, situação que irá manter-se na terça-feira, dia a partir do qual as condições climatéricas irão agravar-se devido à aproximação de um sistema frontal.

«Um sistema frontal, associado a uma outra depressão, irá começar a agravar o estado do tempo a partir de terça-feira, altura em que começará a aproximar-se do continente», disse o meteorologista Luís Serrano à Lusa.

Assim, e de acordo com as previsões do IM, o céu apresentar-se-á hoje com períodos de muita nebulosidade, que tenderão a agravar-se, existindo ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.

O vento soprará fraco (inferior a 15 Km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado (20 a 35 Km/h) nas terras altas.

A neblina ou nevoeiro matinal deverá dissipar-se durante a manhã, prevendo-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de sudoeste com um a 1,5 metros, enquanto que a sul desse ponto as ondas de sudoeste poderão atingir 1,5 a 2,5 metros.

DD

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=446060
 

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
São é apanhados do clima... é com cada patacoada... e são estes os senhores doutores jornalistas...
Nem sabem escrever... deviam eram ser jornaleiros, que vergonha!:angry:
 

Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
Depois de ler uma notícia do Público fiquei a saber que a época de furacões no Atlântico foi antecipada e iniciou-se em Abril.

Pelo menos dez pessoas morreram e 20 ficaram feridas ontem na passagem de vários tornados e furacões no Mississípi, revelaram as autoridades.
(...)


Greg Flynn, porta-voz da Agência de Gestão de Emergências do Mississípi, citado pelo “New York Times”, considera que este “é, claramente, o pior tornado das últimas décadas”.

(...)
“Fez-me lembrar o furacão Katrina”, disse aos jornalistas uma sobrevivente nos escombros da sua casa em Yazoo, referindo-se ao tornado que por ali passou com os seus 241 quilómetros/hora.

O Centro de Previsões Meteorológicas nacional (NWSSPC) prevê para hoje o “desenvolvimento de vários tornados fortes” no vale do Tennessee e Norte dos Estados Unidos, acompanhados por furacões. “Esta é uma situação especialmente perigosa”, advertiu aquele Centro. Foram colocadas em alerta regiões do Mississípi, Alabama, Florida, Tennessee, Kentucky, Illinois, Indiana e Missouri
Fonte: Público

É impressionante como conseguiram colocar palavras na boca de Instituições que estas não proferiram.


A notícia completa aqui.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Viagem ao epicentro do calor: 50 ºC ao sol na Amareleja

A vila está deserta ao meio-dia. O termómetro da farmácia Portugal regista pelo segundo dia consecutivo a marca 50

"Isto é uma aula de emagrecimento pós-moderno, perdem- -se cinco a seis quilos por sessão." Na Casa do Povo da Amareleja está um grupo de senhoras de caderno e leque na mão. Riem-se com a brincadeira do professor António Revez para desatarem no típico tagarelar alentejano. Não fosse a ventoinha, suariam ainda mais, e a verdade é que não estão ali para entrar na linha - é uma das últimas sessões da formação em jardinagem, já a preparar a cerimónia de encerramento na próxima sexta-feira. É também uma das poucas coisas a acontecer na Amareleja. Passa pouco das 15 horas.

O i foi visitar a vila famosa pelos recordes de temperatura - o último, confirmado pelo Instituto de Meteorologia, foi em 2003, com 47,3 oC. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o já emblemático mostrador da Farmácia Portugal, no centro da vila, atingiu os 50 oC por volta do meio-dia.

Chega-se pela Estrada Regional 385. O termómetro do carro aponta 42 oC, sempre a subir desde Évora. A vila está completamente deserta e à partida não dá para perceber se por falta de gente ou por reclusão. O professor Revez deixa interromper a aula. "Não digo que não marcasse os 50 oC, mas não é verdade de certeza absoluta", atira Maria Angelina Carreteiro, 50 anos. É que se tivesse sido, e isto é de gente que sabe, não se aguentava sair de casa, e elas estão ali.

"Foi sempre assim, os antigos ainda sofriam mais do que nós. Eu ainda andei no calor no campo, de xaile, lenço e manguitos. Agora é que estranhamos o calor", acrescenta Joaquina Piriquita, 51. No lar do centro social da Amareleja, paredes-meias com a casa do povo, o fresco vem das portadas fechadas. Marcolino Correia, 83 anos, aceita falar. Passa os dias entre cassetes de música, auscultadores à séria e desenhos de mulheres que começam sempre com uma lembrança da sua. Saiu da Amareleja aos 20 e voltou em 2000. "O calor a gente já não sente, mas antes o que havia era mais chuva. Carregávamos os fardos de palha debaixo de chuva e trovoada; agora chove pouco ou nada."

dava-LHES o preto É difícil encontrar gente nova, apesar de serem cerca de dois mil habitantes. A vila tem escola básica, mas depois segue-se para Moura. E de qualquer forma é o início das férias. "Quem pode vai para o estrangeiro. Quem fica pega pelas 6 horas, agora anda-se na apanha do melão e da melancia para os lados do Alqueva", explica Joaquina Piriquita. Já a mais velha toda a gente sabe quem é: Chica Ramos. O genro Marcelino Botelho, 75 anos, é o anfitrião da casa. Durante anos foi o único barbeiro na vila, agora há um cabeleireiro moderno em frente à Farmácia Portugal. O negócio vai estando parado, sobretudo na hora de maior calor, e muitos vêm pelo pente zero, que demora a crescer, ri. "Lembro-me de um domingo há 15 anos, acho que foram 48,7 graus, estava na pesca e os peixes nem se mexiam dentro de água", conta numa sala adaptada a barbearia, com uma cadeira das antigas ao centro. "Lembro-me de haver dias de muito calor e muito frio, até de cair neve aí nos anos 40, e isso nunca mais aconteceu. E quando era Verão, era Verão", remata. "Até havia aí um ditado quando se queria castigar alguém: 'O que te desejo é seis meses iguais aos de Agosto'."

Chica Ramos, 98 anos feitos em Junho e que na realidade se chama Francisca Guinapo Arranjado - na vila ninguém se conhece pelo nome próprio, explicam-nos - domina outras expressões. "Com o calor dava o preto a muita gente", explica. "Já eu nunca perdi o algarismo" - nunca desmaiou. E fala da doença de Parkinson quase como se não fosse sua, com uma idade invejável. "O calor? Eu já não tenho idade para aguentar nada", brinca. Mas tem, só que o calor não a deixa sair de casa para se distrair com a "conversinha do passado." Dantes ia para a rua; agora não acha posição em casa, apesar de um dos segredos ser manter tudo fechado como a encontramos, às escuras no sofá da sala. "Íamos mal vestidas, deitávamo-nos no chão, ao pé da porta da rua, comíamos gaspachozinhos."

Pôr cestas com comida a refrescar dentro dos poços é outra das coisas de antigamente: agora o pior é quem não tem ar condicionado e se contenta com a ventoinha. A tarde vai correndo. O termómetro do carro mantém os 42 oC já bateram as seis da tarde. Domingos Silva, 84 anos, também a não parecerem, passa apressado à frente da Farmácia Portugal. "São quase dois quilómetros que faço de casa até ao centro e com este calor não há ninguém a quem dizer bom dia ou boa tarde", puxa conversa. Mas é falta de gente? "Não, está tudo em casa à espera que a sombra tape as ruas. Tinha de ver nas festas de Agosto, nem se consegue andar aqui", garante. Diz que dali a duas horas vão estar uns 50 a jogar malha ao pé da torre do relógio, o momento de convívio de todos os dias. "50 oC? Eu nem olho para o termómetro. Estive em Lourenço Marques, com 50 oC as galinhas morriam nas capoeiras. Para a agricultura é menos mau, as searas só se vão com gelo. E nós estamos aclimatizados."

Nós não. "Que calor", dizemos. "Aqui diz-se 'que calma'", responde.

http://www.ionline.pt/conteudo/68075-viagem-ao-epicentro-do-calor-50-c-ao-sol-na-amareleja

Forever 50ºC :lmao::lmao: a notícia é uma autêntica pérola da meteorologia dos cursos farinha amparo :lmao: