Seguimento - Dezembro 2006

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Boas Serrano,

Por falar em gelo e geada, no sábado vou sair daqui de Lisboa pelas 18h00 à
terra da minha sogra que fica a cerca de 50 kms da Covilhã. Deves conhecer o sítio e por isso pergunto se será perigoso ir pela estrada que liga Tortosendo até Vide, que passa por Unhais da Serra.

Abraço:)
 


Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Em noites de grande estabilidade atmosférica é possível registar-se diferenças de vários graus em poucas dezenas de metros. Nas áreas deprimidas favoráveis à acumulação de ar frio os valores são muito mais baixos que nos topos.

Eu já fiz a experiência em minha casa numa noite anticiclónica de Inverno e verificou-se uma diferença de 2 graus de um lado da habitação para o outro, porque onde faço os registos é um local mais seco durante a noite e sem influência solar durante o dia, enquanto do outro lado é mais húmido durante a noite (passa uma ribeira bem perto) e bem exposto ao sol durante o dia. No entanto, faço os registos sempre com o sensor no mesmo local, o qual me parece mais equilibrado em relação a este tipo de influências.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Boas Serrano,

Por falar em gelo e geada, no sábado vou sair daqui de Lisboa pelas 18h00 à
terra da minha sogra que fica a cerca de 50 kms da Covilhã. Deves conhecer o sítio e por isso pergunto se será perigoso ir pela estrada que liga Tortosendo até Vide, que passa por Unhais da Serra.

Abraço:)

Por acaso não tenho passado para aqueles lados, mas não devem existir problemas de circulação, embora se recomendem as devidas precauções durante a noite e madrugada, principalmente nas curvas mais abrigadas.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Parece que hoje tive a mínima mais baixa + 2,0ºC. Tá quase no zero, vai ser hoje. Com céu limpo já devia estar ainda mais frio...devem ser as flutuações climáticas:lmao:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bom... por aqui a mínima ficou-se nos -2,9ºC:mad: Ainda sonhei em bater o meu record do ano...:sad:

A esta hora a minha estação indica +2,2ºC...

Boas Festas a todos!
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas pessoal...Eu hoje registei 5,7ºc de minima e neste momento vou com 12,4ºc. As grandes diferenças de temps em distâncias curtas acontecem aki perto da minha casa, mas existe uma zona em especial k é muito fria, inclusive já medi no termometro do carro -7ºc, fotografei e vim a casa buscar um termometro pra confirmar se o sensor do carro estava certo...esta temp ocorreu em janeiro ou fevereiro de 2005, mas é habitual com estas condições registar -2ºc -3ºc e -4ºc...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Por aqui tenho 4,5ºC e céu limpo.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Aqui neste momento vou com 9,8ºC ligeiramente mais alto que ontem devo ficar com uma máxima de 10,alguns:lol: a pressão está nos 1029hpa:)
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Bem, vou tentar esclarecer um pouco o clima da margem sul e explicar o que se passa na estação de Almada.

Seguindo o seguinte exemplo para um dia de muito frio como hoje, as temperaturas variam mais ou menos assim para comparativamente a LX com indice 0.

Almada (cidade) 0.0 (igual a LX)
Barreiro -0.5
Setubal -0.5
Seixal -0.5
Palmela -1.5
Moita (onde moro) -2.0
Almada (pinhal a 2 km da costa) -4.0

A estação de Almada (p. Rainha) significa pelo que entendi que está na Praia da Rainha, ou seja, na costa e aí a temperatura seria aprox. a Lisboa, mas se estiver 2 a 3 km enfiada para o interior acreditem que é possivel atingir essas temperaturas.

Depois do que expliquei tentem analisar os valores registados.

Só acrescentar o valor na Moita que ficou de minima com aprox. 1.0 C


Ora nem mais:)
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
ola, acho graça no outro dia tu criticaste me por eu disser que na achava estas estaçoes automáticas nao eram fiáveis e que davam alguns erros,e disseste me que eu já sabia mais que os meteoroogistas e que os termometros,agora nesta afirmaçao que fizeste demonstraste uma falta de confiança nestas estações.com todo o respeito foste um pouco infeliz nessa afirmaçao.Eu concordo contigo acerca da temperatura negativa em almada que é dificil de atingir, mas sim nos arredores, mas em setubal a temperatura minima tambem nao deve ter baixado dos 3º,mas em arredores como azeitao,alguns locais abrigados de palmela deve ter rondado os 0º.:D

Cada um tem a sua opninao! i é livre de expressala! Se axas isso;) eu tinho a minha opninao! Ah mais uma vex um pekeno reparo!! eu n vive mxm dentro da cidade de setubal! mas sim, num sitio mt mais alto! i junto a arrabida! Por isso eu ter temperaturas mais baixas ke o miguel;) A minina do dia foi 2,8 as 8 h...A esta hora vou com 10ºC;)
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Ola Boa tarde e Boas festas
Aqui a mínima foi de -2.3°C às 7:30 e a máxima de perto de 4ºC perto das duas e meia, agora estão + 3ºC céu limpo. Nota-se um acentuado arrefecimento em locais onde não dáo sol, de manhã estava tudo cheio de geada.

Almada -4º C ????
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Hoje, mesmo com céu limpo, a temperatura não subiu muito. Tive uma máxima de 5,2ºC

Hoje: -3,4ºC / 5,2ºC

A geada manteve-se todo o dia nos locais à sombra e desde as 17 horas que os carros apresentam uma fina camada de geada.

3,2ºC neste momento.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde a todos... Eu neste momento estou com 7,7 na janela da sala onde o sol dá até por volta das 14h30 e a esta hora trago o sensor pra janela do meu quarto até amanhã. O k reparo é k a temp baixa mais na frente do predio
do k nas traseiras. Já volto a postar a temp k tenho com o sensor na minha janela.
Min. 5,7ºc
Máx. 13,2ºc
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Olá pessoal!
A mínima hoje me Braga foi de 1.8ºC.
Neste momento tenho 3.9ºC