Verão 2010: Previsão sazonal e balanço



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma actualização de algumas previsões sazonais dado que nos aproximamos do início do Verão climatológico.

O CFS/NCEP continua a prever um Verão com temperaturas um pouco abaixo da média e também ligeiramente mais húmido.

Anomalia
Eles tem 3 ensembles de 40 membros, optei por incluir aqui o E3, que é inicializado com dados dos últimos 10 dias dos 30 que eles usam para os três diferentes ensembles.

ncep.gif


Probabilístico

probn.gif





MetOffice Probabilístico

O Metoffice tem como bastante provável um Verão com temperaturas acima da média e precipitação abaixo.

terceeurope20100501temp.png


terceeurope20100501prec.png






IRI
Temperaturas acima do normal no IRI

jja10eurtemp.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Com a manutanção da AO-, para alem do que eu esperava, é muito significativa a tendencia de fortes anomalias positivas no que toca ás temperaturas nas latitudes elevadas do hemisferio norte.
Sendo assim, espero que o verão seja indubitavelmente quente a muito quente no norte/NE da europa e que o degelo no artico seja intenso.

O Joe Bastardi acredita num degelo intenso até se atingirem valores de area da calote inferiores a 09/08...na minha opinião ele apenas está a ser bastante contido para evitar o alarido do costume...eu tenho em ideia, baseando-me em varios parameteros, que este ano talvez se atinga ou se bata o record de 07:unsure:

No que toca a nós, suponho que o verão será quente e animado...a partir de finais deste mês, o jet retorna para as latitudes de verão, geralmente a norte do territorio, pelo que deveremos ser menos afectados por toda a actividade aparentemente caotica que se gera em latitudes elevadas, fruto da AO-, tmbem o PDO- faz-me querer que o cinturão subtropical no pacifico se fortaleça bastante, o que influencia tambem o nosso AA.
Sendo assim, parece-me que teremos um AA não excessivamente poderoso ( anomalia positiva na SST no atlantico) mas relativamente estavel, localizado a N/NW/NE da PI, o que gerará nortadas menos poderosas e facilitará os levantes.
Neste verão, espero algumas perturbações significativas no fluxo zonal ( como temos tido) mas que, dada a entrada do nosso territorio na faixa das altas subtropicais, não nos afectará muito, o mesmo não se passará no resto da europa e atlantico ( a norte dos 45/50ºN), onde ocorrerão grandes invaginações da alta subtropical com intrusões das massas de ar quente, tambem poderá ocorrer o contrario em portugal, com a ocorrencia de algumas ULL´s interessantes, mais possivelmente ainda no proximo mês e durante o mês de setembro.

Espero uma época de furacões activa, dados os alisios fracos e as elevadas SST´s, com a possibilidade de algum sistema a formar-se ou a passar perto do nosso territorio/ZEE, dada a tendencia sinoptica no longo prazo.

Resumindo, espero, em portugal, um verão quente, inclusivé no litioral, e com alguma instabilidade, essencialmente no inicio e no fim.
O AA tenderá a optar por uma posição entre a bermuda/açores e a biscaia/europa ocidental, invaginando para N/NE, sobre a gronelandia/escandinavia.
Espero tambem uma ou outra onda de calor mais significatica e algum evento convectivo mais interessante.

:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Algo que a mim me faz uma enorme confusão...

Eu dou todo o valor à ciência sazonal, quando estudada de um modo cientificamente "aprumado". Nunca me atreveria a por em causa o trabalho do NCEP ou Metoffice... Tanto mais que eu sou um mero leigo e eles entidades especializadas.

Agora e no que toca a previsões sazonais tenho o meu grau de cepticismo... Um cepticismo contudo, e volto a frisar, respeitoso. Mas intriga-me sobremaneira o contraste entre previsões sazonais. O olhar mais desconhecedor destas temáticas, olhará para os dados que o Vince colocou nesta página com alguma estranheza. A leitura mais simplista dirá que no global se prevê um Verão com temperaturas acima da média ou abaixo da média, com precipitação acima da média ou abaixo da média (pumba, acertarei certamente :p).

Enfim... Isto para dizer que quando fizermos o balanço daqui a uns tempos, alguém se calará como sempre... Alguém virá com os louros do "eu bem previ, eu bem disse, eu já tinha frisado que...."... Mas no fundo, e por mais fascinante que possa ser, não andaremos um pouco a jogar ao "quarto escuro" da previsão meteorológica?
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Com a manutanção da AO-, para alem do que eu esperava, é muito significativa a tendencia de fortes anomalias positivas no que toca ás temperaturas nas latitudes elevadas do hemisferio norte.
Sendo assim, espero que o verão seja indubitavelmente quente a muito quente no norte/NE da europa e que o degelo no artico seja intenso.

O Joe Bastardi acredita num degelo intenso até se atingirem valores de area da calote inferiores a 09/08...na minha opinião ele apenas está a ser bastante contido para evitar o alarido do costume...eu tenho em ideia, baseando-me em varios parameteros, que este ano talvez se atinga ou se bata o record de 07:unsure:

No que toca a nós, suponho que o verão será quente e animado...a partir de finais deste mês, o jet retorna para as latitudes de verão, geralmente a norte do territorio, pelo que deveremos ser menos afectados por toda a actividade aparentemente caotica que se gera em latitudes elevadas, fruto da AO-, tmbem o PDO- faz-me querer que o cinturão subtropical no pacifico se fortaleça bastante, o que influencia tambem o nosso AA.
Sendo assim, parece-me que teremos um AA não excessivamente poderoso ( anomalia positiva na SST no atlantico) mas relativamente estavel, localizado a N/NW/NE da PI, o que gerará nortadas menos poderosas e facilitará os levantes.
Neste verão, espero algumas perturbações significativas no fluxo zonal ( como temos tido) mas que, dada a entrada do nosso territorio na faixa das altas subtropicais, não nos afectará muito, o mesmo não se passará no resto da europa e atlantico ( a norte dos 45/50ºN), onde ocorrerão grandes invaginações da alta subtropical com intrusões das massas de ar quente, tambem poderá ocorrer o contrario em portugal, com a ocorrencia de algumas ULL´s interessantes, mais possivelmente ainda no proximo mês e durante o mês de setembro.

Espero uma época de furacões activa, dados os alisios fracos e as elevadas SST´s, com a possibilidade de algum sistema a formar-se ou a passar perto do nosso territorio/ZEE, dada a tendencia sinoptica no longo prazo.

Resumindo, espero, em portugal, um verão quente, inclusivé no litioral, e com alguma instabilidade, essencialmente no inicio e no fim.
O AA tenderá a optar por uma posição entre a bermuda/açores e a biscaia/europa ocidental, invaginando para N/NE, sobre a gronelandia/escandinavia.
Espero tambem uma ou outra onda de calor mais significatica e algum evento convectivo mais interessante.

:thumbsup:

Muito Bom:thumbsup:, mas o que seignifica o AO-:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nesta matéria podemos tentar encontrar analogias.

O passado Inverno fez recordar a muita gente o Outono/Inverno de 1997/98.
Em Outubro e Novembro de 1997 tivemos várias depressões com muita pluviosidade, que originaram tragédias nos Açores e no Alentejo. Este ano também tivemos eventos intensos, nos Açores e na Madeira, que acabou em tragédia nesta última. A 6 de Dezembro de 1997 também tivemos uma ciclogénese explosiva no continente, tal como tivemos a 23 de Dezembro do ano passado na região Oeste.

Em 1997 o El Nino começou a Maio no que se viria a tornar o mais intenso até hoje registado.
Em 2009 o El Nino começou a Junho e foi um El Nino relativamente forte

Em 1998 o El Nino acabou em Maio seguindo-se rapidamente uma La Nina (que foi muito prolongada).
Em 2010 o El Nino está também a acabar em Maio e modelos prevêem a possibilidade de transição rápida para La Nina como sucedeu em 1998.

enso.jpg


25679240.gif



A previsão sazonal do ECMWF para a pressão atmosférica na MDR do Atlântico em Junho/Julho/Agosto é de uma anomalia negativa da pressão, indiciando uma época de furacões activa (e anomalia contrária no Pacífico Leste excluindo parte costa americana) e talvez um anticiclone Açores enfraquecido pelo menos no flanco ocidental (Bermuda).

ecma.gif



Em 1998 embora não tão parecido, também houve pressão baixa ou neutra em parte do Atlântico

1998.gif




Claro que tudo isto não é suficiente para analogias, e existem certamente importantes padrões ou oscilações para o CFS/NCEP continuar a insistir num Verão com temperaturas abaixo da média. Dou o benefício da dúvida a eles porque tem andado certinhos e o MetOffice que prevê temperaturas acima da média sempre teve tendências "warmist" no passado.



Mas não ignorando as semelhanças que acima mostrei, façamos de conta que o Verão de 2010 possa ser análogo ao de 1998.

Se assim fosse, seria um Verão quente, acima da média.

71454329.gif



Como foi esse Verão de 1998 em termos de anomalias


Anomalia Pressão superfície

slp.gif




Anomalia Temperatura superfície

tempi.gif



Anomalia Precipitação


prec.gif


Anomalia Vento superfície

ventow.gif




Para finalizar, só por curiosidade, como foi esse Verão de 1998 em 5 diferentes estações:

27619350.gif


12664894.gif


33818968.gif


10543607.gif


12905653.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Muito interessante, Vince....és um mestre nestas cenas:thumbsup:
Na minha opinião, esses mapas, relativos a 98, fazem sentido no actual cenario, acredito num padrão muito similar, favorecido pela AO-/PDO-/niña e anomalias de SST no atlantico.
Talvez até seja mais "intenso" este verão, especialmente nas latitudes altas:)
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
A praticamente um mês do início do Verão climatológico em grande parte do país, e a dois meses do Verão astronómico, quais sãos os vossos palpites? Verão húmido e fresco, quente e seco, quente e com convecção ou seco e fresco com muita nortada?

EU não percebo nada disto, mas se for para fazer desejos, quero um verão húmido, chuvoso e o mais fresco possivel.
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Boss, a todos, as previsões do ECMWF, neste momento, colocam um verão quente em Portugal, com uma anomalia entre 2 a 3ºC acima da média com maior anomalia no Sul e Interior Norte. Neste momento, considero as previsões do NOAA algo irreais em relação às previsões do ECMWF. Digo isto, porque o ECMWF tem estado certinho, porque em Setembro, já eles indicavam que o Inverno seria chuvoso, o NOAA colocava muitas reticências, só mesmo a partir do mês de Novembro é que começou a delinhar melhor as coisas. Neste momento, o ECMWF já aponta para um Outono normal a chuvoso.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Ano de 2010


Faro

Temperatura Media e precipitação mensal

Janeiro
TªMedia:13,5º
Precipitação: 121 mm

Fevereiro:
TªMedia:14º
Percipitação:162 mm

Março:
TªMedia:15º
Percipitação:46 mm

Abril:
TªMedia:18,5º
Precipitação: 61 mm


Lisboa

Temperatura Media e precipitação mensal

Janeiro
TªMedia:11,3º
Precipitação: 127 mm

Fevereiro:
TªMedia:11º
Percipitação:178 mm

Março:
TªMedia:13º
Percipitação:123 mm

Abril:
TªMedia:16,5º
Precipitação: 62 mm


Porto

Temperatura Media e precipitação mensal

Janeiro
TªMedia:10º
Precipitação: 175 mm

Fevereiro:
TªMedia:10º
Percipitação:162 mm

Março:
TªMedia:12º
Percipitação:151 mm

Abril:
TªMedia:15º
Precipitação: 42 mm


De facto não sei nem posso especular sobre como será o Verão deste ano pois não tenho informação suficiente ao meu dispor para tirar conclusões concretas , estou convencido ou seja tenho o felling que não será um verão nem excessivamente quente nem excessivamente fresco ou húmido, ou seja tenho o felling que será um verão normal ou seja com 3-4 meses secos em Lisboa 2-3 meses no Porto 4-5 em Faro,fiquei e fico contente pelo facto de nestes primeiros 5 meses do ano termos tido temperaturas medias equilibradas e pelo facto de especialmente no centro-sul e no sul do pais termos tido um Inverno e uma primavera chuvosa onde todos os meses foram húmidos inclusive o mês de Maio também o será um mês húmido em muitas cidades/regiões do centro-sul do pais pois desta forma o pais fugiu a tendência e ao risco de seca que se poderia ter-se verificado o facto de em Lisboa nestes 5 meses ter chovido mais 500 mm contando já com o mês de mais e em Faro mais de 450 mm julgo que são dados bem positivos, so espero q apos termos muito provavelmente os meses de Junho,Julho,Agosto como meses secos so espero que os meses de Setembro, Outubro e Novembro tragam de novo a chuva e não vagas inesperadas de calor e pouca precipitação especialmente no sul e centro sul de Portugal pois a Norte e a centro as vagas de calor e de tempo seco são sempre bem menores bem como o risco de seca,basta vermos que as diferenças entre por exemplo a cidade do Porto e a cidade de Bordeaux a nível de precipitação temperatura meses secos são muito pouco significativas.

Resumindo:

Espero e tenho essa vontade espero que o verão seja o Normal que faça calor que tem de fazer que venha 1,2,3 vagas de calor mais intensas e outras semanas mais frescas um ou outro dia de percipitação especialmente a norte e centro do pais, mas espero que os meses de Setembro Outubro e Novembro sejam meses chuvosos não Humidos e que a temperatura não seja elevada.

:)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ano de 2010


Faro

Temperatura Media e precipitação mensal

Janeiro
TªMedia:13,5º
Precipitação: 121 mm

Fevereiro:
TªMedia:14º
Percipitação:162 mm

Março:
TªMedia:15º
Percipitação:46 mm

Abril:
TªMedia:18,5º
Precipitação: 61 mm


Lisboa

Temperatura Media e precipitação mensal

Janeiro
TªMedia:11,3º
Precipitação: 127 mm

Fevereiro:
TªMedia:11º
Percipitação:178 mm

Março:
TªMedia:13º
Percipitação:123 mm

Abril:
TªMedia:16,5º
Precipitação: 62 mm


Porto

Temperatura Media e precipitação mensal

Janeiro
TªMedia:10º
Precipitação: 175 mm

Fevereiro:
TªMedia:10º
Percipitação:162 mm

Março:
TªMedia:12º
Percipitação:151 mm

Abril:
TªMedia:15º
Precipitação: 42 mm

Boa tarde.

De onde tirou estes dados? É que não batem certo com os dos boletins climatológicos do IM... (Na precipitação, uma vez que a Tmed não vem tabelada nestes relatórios)