Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2010

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)


tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
As células de trovoada que passaram por Mirandela continuam a evoluir para Norte, penso que chegarão aqui a Bragança ou Vinhais daqui a pouco.

Por aqui o céu está muito nublado, do nado sul/Sudoeste aproximam-se nuvens bem escuras:w00t:

se as células que passaram por aqui chegarem aí com a mesma intensidade, os brigantinos que comecem já a preparar as câmaras de filmar porque dará um espectáculo fenomenal.
depois do temporal ficou um cheiro muito característico...
 

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Pois é vifra, a tua webcam continua sem actualizar. A região já é tramada quando há trovoadas.
Boa sorte para a resolução do problema.

André, o problema é que só para Agosto é que lá vou. E o mais natural é a camera ter queimado, o que quer dizer que vai levar tempo a ficar novamente activa.
Tenho é que atacar o problema na fonte. Já que não posso acabar com as trovoadas, vou ter que colocar equipamento de protecção, senão não venço a trocar cameras.

Um abraço
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
33mm de chuva em forma de trovoada, muitos relâmpagos e descargas...uma delas caiu a umas dezenas de metros de pessoas que ate ficaram meias surdas durante uns minutos.

temperatura quente, abafada....
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
e agora acaba de cair o maior dilúvio de que tenho memória. acho que não me lembro de cair tanta chuva num curto espaço de tempo, o meu quintal transformou-se numa piscina em poucos minutos.
caíram também dois ou três raios mesmo aqui ao lado motivo pelo qual desliguei a internet por alguns momentos.
pena não ter uma câmara de filmar porque dava um bonito espectáculo.
neste momento segue a chuva mas de forma mais moderada e a trovoada já quase não se ouve

Não sei a que distância moras do aerodromo, mas a estação de lá contabilizou 27mm desde as 0h de hoje.
Este mês já vai com 67mm.

-------------------

Excelente Fil! Uma espessa cortina de chuva a justificar os estragos causados.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Essa zona fica perto da estação meteorológica onde caíram mais de 40 mm, já aqui no meu bairro registei apenas 6,1 mm e a precipitação intensa durou nem 10 minutos... :mad:

Deve ter sido mais ou menos por esta hora:
img5107z.jpg


Neste momento está um céu decepcionante, a temperatura é de 21,4ºC. Mínima de 14,9ºC e máxima de 25,9ºC.

Quem me dera ter tido algo assim, já nem pedia que me caísse em cima, apesar ver isso já me alegrava, mas enfim, uma tarde para esquecer.
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
Não sei a que distância moras do aerodromo, mas a estação de lá contabilizou 27mm desde as 0h de hoje.
Este mês já vai com 67mm.

-------------------

Excelente Fil! Uma espessa cortina de chuva a justificar os estragos causados.

não sei precisar mas acho que a minha casa dista uns 12km do aeródromo e para esses lados o céu estava muito aberto, nada que se comparasse com o céu carregado que estava mesmo por cima de minha casa. acreditem em mim, nunca vi nada assim:rain::rain::rain::surprise::surprise::surprise:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Impressionante esse núcleo de precipitação Fil.


O filme da tarde, com pormenores interessantes, por exemplo no centro a verem-se bem alguns outflow boundaries (frente de rajada) a evoluírem para SW, a fazerem disparar por exemplo a célula de Abrantes, e mais a sul a não conseguirem nada por falta de outros ingredientes.

(clicar)



DEA

Positivas: 182
Negativas: 2788
Total: 2970

dea.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Estes episódios convectivos de Verão em Trás-os-Montes (e eu felizmente já presenciei muitos) são, na minha opinião, dos mais excitantes fenómenos atmosféricos do nosso país, com aquele calor abafado, as «torres» a desenvolverem-se no céu a leste e Sul, o escurecer ao final da tarde, o som dos trovões a interromper a calmaria do planalto mirandês, e por fim (quando a coisa corre bem :D) a tormenta a descarregar mesmo em cima de nós, tão depressa turbulenta como logo após tão calma a noite ... e depois na manhã seguinte, o cheiro da terra renovada pela torrente da véspera ... à espera de novos desenvolvimentos verticais !

E como estes dias têm sido tão ricos por aquelas fantásticas terras transmontanas ... mas desta vez sem a minha presença ... nem sempre coincide ... fica para a próxima ! :trovao:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
não sei precisar mas acho que a minha casa dista uns 12km do aeródromo e para esses lados o céu estava muito aberto, nada que se comparasse com o céu carregado que estava mesmo por cima de minha casa. acreditem em mim, nunca vi nada assim...

Eu acredito em ti, sim senhor e também vivi uns 30 minutos loucos.
Tenho familiares em Macedo e resolvi a pretexto das festas de S.Pedro que hoje se iniciaram com a Mariza , uma incursão a Trás-os-Montes e saí do Porto
às 16 horas.
Até Vila Real , umas boas vistas para leste de cumulonimbos vigorosos.
Depois, entre V.Real e Mirandela o cenário foi majestosamente dantesco:
-Céu completamente negro , chuva diluviana, alguma saraiva e alguns relâmpagos.A trovoada não foi muito intensa; o que impressionou mais foi mesmo
a chuva torrencial. Aí a 25 Km de Mirandela por volta das 17,45 todos os carros encostavam à margem dado a impossibilidade de seguir em frente devido à visibilidade praticamente nula.
Impressionante.Claro que tenho fotos mas , distraído como sou
deixei o cabo em casa.
Muito poucas vezes na minha já provecta idade assisti a um aguaceiro tão intenso.
E amanhã ( hoje),cá estarei mais perto deste mundo diferente ,
longe , bem longe das calmarias dos litorais...