Seicha gigante (tsunami meteorológico) no Algarve

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Ainda bem, que esta alteração súbida da maré foi ao início da manhã, se fosse à tarde, com as praias mais compostas, e dado a súbita alteração da ondulação em que pouco tempo passou 1.5 metros para quase 4 metros, podíamos ter tido uma tragédia nas praias algarvias, já que a ondulação é de sueste, puxava todos para o mar.
 


João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
O IM emitiu um comunicado sobre o que se passou no Algarve!

Fenómeno costeiro, 06 e 07 Julho 2010
2010-07-06 (IM)

No final do dia 6 de Julho de 2010 o estado do tempo na região sul do continente foi condicionado por uma região depressionária na parte oeste da Península Ibérica que se estendia desde o norte de África e por uma depressão em altitude centrada entre a Madeira e Casablanca, com actividade convectiva no bordo nordeste, sobre o golfo de Cádiz. A partir do final tarde, desenvolveram-se nesta região células convectivas em deslocamento para norte caracterizadas por fortes correntes descendentes associadas a rajadas à superfície. Esta situação, passou a atingir a costa sul do Algarve a partir das 21 horas locais (20 horas UTC) – Anexo 1, estendendo-se para norte até à região da grande Lisboa, durante a madrugada e princípio da manhã do dia seguinte.

Durante este período registaram-se variações bruscas da pressão atmosférica nas estações costeiras do Algarve (Anexo 2). Na noite do dia 06, salienta-se em Faro a diminuição de 3.7 hPa em 1h40 (entre as 21:00 e 22:40 UTC) e em Sagres a diminuição de 3 hPa em 10 minutos (entre as 21:40 e 21:50 UTC) e de 4.8 hPa em 40 minutos (entre as 22:20 e 23:00 UTC). Igualmente é de salientar na manhã do dia 07 uma variação de 2.5 hPa em 1 hora em Faro (entre 07:20 e 08:20 UTC).

Paralelamente verificaram-se variações do nível médio do mar da ordem dos 30 cm de acordo com as séries de observações maregráficas das estações de Lagos e de Huelva (Anexo 3), coincidindo com alguns relatos efectuados pela população das regiões costeiras do Algarve e Alentejo.

Este fenómeno está a ser investigado pelo IM, I.P., colocando-se a hipótese, numa análise preliminar, de ser um tsunami meteorológico, cujas características se enquadram nas do fenómeno que se verificou.

O tsunami meteorológico, é um fenómeno gerado por perturbações atmosféricas. As ondas associadas podem ser originadas por ondas gravíticas atmosféricas, passagens de frentes, linhas de borrasca, entre outros fenómenos atmosféricos. O tsunami meteorológico é caracterizado pelas mesmas escalas espaço-temporais das ondas associadas a um tsunami de origem sísmica, e podem de forma semelhante afectar zonas costeiras, sobretudo em águas pouco profundas, tais como, baías e portos, apresentando uma forte amplificação e propriedades de ressonância.




- Anexo 1 - Imagem na banda do infravermelho 10.8 micra do satélite Meteosat 9 às 20:00 UTC (21 horas locais) de dia 06 de Julho de 2010

83056800.jpg



- Anexo 2 - Variação da pressão ao nível médio do mar (Pnmm) entre as 00 UTC de dia 06 e as 12 UTC de dia 7 de Julho de 2010 nas estações de Faro e Sagres

43520107.gif



- Anexo 3 - Registo maregráfico do nível médio do mar em Lagos

maregrafolagos07072010.jpg

(Fonte: http://www.ioc-sealevelmonitoring.org/map.php?showstation=lgos)

IM
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não conseguiram editar a reportagem a tempo do Portugal em Directo!
Deve passar no Jornal da Noite da RTP1, que hoje começa depois do jogo.

Parece que foi adiado para amanhã... ups...:p
 

Elise

Cirrus
Registo
7 Jul 2010
Mensagens
3
Local
Belas - Sintra
Olá a todos e muito boa noite,

De facto interessei-me bastante sobre o fenómeno que se debate neste tópico.

Não sei se alguém sabe ou conhece os fenómenos que antecederam o grande terramoto e maremoto de 1755.

Sabe-se que, dias antes do fenómeno ter acontecido, foram registadas várias alterações nos caudais dos principais rios da Europa, bem como alterações de caudal de fontes de abastecimento de água, igualmente por toda a Europa.
Registaram-se assim diminuições e aumentos de caudal anormais, na ordem dos 50 cm a 3 m, ao nível do das jusantes, e em relação às margens.
Nas fontes, existem ainda descrições da mudança de coloração das águas, bem como um cheiro intenso a enxofre.

Na altura realmente, os mais letrados fizeram-nos o favor de anotar a experiência que nos é hoje em dia muito útil para completar o puzzle dos sinais que antecedem os fenómenos dos terramotos e maremotos.

Elise Constantino
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Re: Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

Fui ver os dados da bóia de Faro, e há de facto uma agitação notória da água do mar a partir das 7h30.

faroo.png



Altura das ondas acima daquilo que estava previsto:

semttulo7b.png

Já agora, queria só chamar a atenção para o facto de, na segunda tabela que o André apresentou, a altura que está aí descrita não é a previsão da ondulação, mas sim a previsão da altura de maré! Para se saber a oscilação da altura da água do mar entre uma maré vazia e cheia basta subtrair o valor da altura na maré cheia e o valor na maré baixa seguinte. Assim, não se pode comparar os registos da ondulação das bóias ondógrafo com esta tabela de marés.

Digo isto porque é um erro muito frequente, e assim evita por vezes alguns enganos, não vão as pessoas olhar para uma tabela de marés, ver lá quase 4m de altura e depois chegarem à praia e ver o mesmo flat!

Quanto ao fenómeno, nunca tinha ouvido falar de tal coisa (e tive uma cadeira de ondas e marés na faculdade este semestre), mas é muito interessante.

Cumps
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
O tsunami meteorológico não se limitou ao Algarve. Revela o próprio comunicado do IM:

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...ia/noticias/textos/meteotsunami_07072010.html

Posso confirmar que o fenómeno chegou até à região a norte de Torres Vedras. Este fez-se sentir cerca das 7.30 do dia 7/7/2010 nesta região. O meu pai estava acordado a essa hora e relatou-me um vendaval repentino, rondando o vento para Sul-Sudoeste. Verificou-se uma variação brusca da pressão atmosférica, que com sorte terá sido registada na minha WMR-200.
Pessoalmente, verifiquei resquícios desse fenómeno cerca das 9.00 quando verifiquei, no espaço de 10 minutos, a variação de 2/3 hpa na pressão atmosférica. No Sábado vou tentar recuperar os dados da minha estação para ver o que está registado e poderei fornecê-los caso estejam interressados.
Finalmente, quando acordei cerca das 8.15 ainda ouvi uma rajada de vento nas árvores.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Há dias assim :
Quis o destino, colocar geograficamente a minha mulher, que é arqueóloga de profissão,a 600 Km de mim,
numa intervenção numa falésia na praia do Trafal ( Loulé Velho) , entre Quarteira e Vale de Lobo,
Pois bem : muitas recomendações da minha parte pelo calor que iria eventualmente enfrentar , nas deslocações para o interior ,onde está alojada e nada mais a realçar. Se fosse em período de férias aconselharia banhos no mar para aproveitar a tépida água depois de alguns suestes.
E o que sucede?
Primeiro foi a trovoada desde as 5 da manhã que não mais a deixou dormir.
Depois foi a chuva que poderia estar a pôr em causa a jornada de trabalho do dia que se ía seguir,
E protestou : - Então? nada me dizes?
Pois . tens razão .
Mas o pior estava para vir..
Quando às 8 horas chegou com os colegas ,o mar encontrava-se com ondulação fraca .Depois a partir das 9 horas o mar começa a agitar-se e a agigantar-se de tal forma que às 9,30 chegou a assustar um pouco
a equipa , dada a rapidez com que o cenário se ía alterando e a logística de retirada começar a tornar-se preocupante.
Depois , tudo estabilizou , em mar sempre muito agitado , em contraste com o encontrado do das 8 da manhã.

Este é o relato de uma ( feliz) coincidência.
Se pertence a este filme? Pois que não sei .
Mas na Praia do Trafal , hoje, foi dia inusitado...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

LRamos

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
28
Local
Seixal
Olá a todos e muito boa noite,

De facto interessei-me bastante sobre o fenómeno que se debate neste tópico.

Não sei se alguém sabe ou conhece os fenómenos que antecederam o grande terramoto e maremoto de 1755.

Sabe-se que, dias antes do fenómeno ter acontecido, foram registadas várias alterações nos caudais dos principais rios da Europa, bem como alterações de caudal de fontes de abastecimento de água, igualmente por toda a Europa.
Registaram-se assim diminuições e aumentos de caudal anormais, na ordem dos 50 cm a 3 m, ao nível do das jusantes, e em relação às margens.
Nas fontes, existem ainda descrições da mudança de coloração das águas, bem como um cheiro intenso a enxofre.

Na altura realmente, os mais letrados fizeram-nos o favor de anotar a experiência que nos é hoje em dia muito útil para completar o puzzle dos sinais que antecedem os fenómenos dos terramotos e maremotos.

Elise Constantino


É sem dúvida um fenómeno que desperta interesse.
Bem como o que descreve sobre os dias que antecederam o sismo de 1755, pode partilhar as fontes dessa informação?
 

Elise

Cirrus
Registo
7 Jul 2010
Mensagens
3
Local
Belas - Sintra
É sem dúvida um fenómeno que desperta interesse.
Bem como o que descreve sobre os dias que antecederam o sismo de 1755, pode partilhar as fontes dessa informação?

Olá!

Concerteza que lhe digo.

"A Ira de Deus", de Edward Paice, pela Oficina do Livro, 2009.

Está tudo neste livro muito bem escrito, a meu ver.
O autor, Edward Paice, deu-se ao trabalho de reunir diversos diários de "estrangeirados" na altura a viver no nosso país, por força dos negócios, e compilou-os nesta obra.
São descrições magnificas e muito bem sustentadas pela óptima bibliografia que apresenta.

Vale a pena gastar uns tostõezinhos a ler isto.

Já ando à procura de mais obras que falem deste fenómeno. Depois, se encontrar mais algum, coloco aqui a bibliografia.

Cumps,