Seguimento - Incêndios 2010

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Como prometido aqui vão umas fotos do incêndio desta tarde em Casal de Ermio - Lousã.
Foram tiradas pelo meu pai, já que o "je" a essa hora estava entretido no meio de papeis num prédio da baixa de Coimbra !!

Joao

1007727e.jpg

1007745.jpg

1007762.jpg

1007773.jpg

1007778n.jpg

1007779k.jpg

1007785.jpg


Este ultimo era lá para os lados de Tondela, seria o de Chã ??
1007789.jpg
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Incêndio leva GNR a proceder à evacuação da aldeia turística do Montalvo

A GNR vai proceder à evacuação da aldeia turística do Montalvo, devido à proximidade de um incêndio que tem uma frente ativa de cinco quilómetros e já destruiu uma vasta zona florestal desde o princípio da tarde, informaram os bombeiros.

"Temos no local 34 corporações de bombeiros dos distritos de Setúbal, Évora e Beja, com um total de 179 elementos, apoiados por 56 viaturas, e já está a caminho um grupo de reforço de Lisboa", disse à Lusa fonte do CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro) de Setúbal.

O incêndio, que deflagrou às 13h23, nos Brejos da Carregueira, contou com o apoio aéreo de dois helicópteros pesados da Autoridade Nacional de Proteção Civil durante o dia, mas o calor intenso dificultou a intervenção dos bombeiros.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Lusa
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Tenho noção de ser gente há mais ou menos 30 anos e todos os anos a história repete-se à excepção daqueles anos em que o S. Pedro resolve ajudar.
Quando é que vai ser feito algo para eliminar esta calamidade?
Pratico BTT há mais de 15 anos e nestas serras de Gondomar nunca mas nunca vi nada a ser feito para se evitarem os incendios. A vida de um pirómano (maluco ou a soldo) é demasiado fácil.
Será que a autoridade responsável pela prevenção está a fazer um bom trabalho?

http://www.pordata.pt/azap_runtime/?n=4

Tenho pena do que os meus filhos vão herdar e da factura que vão pagar pelo uso dos meios de combate.
E não é só com os fogos, reparem quando há um nevão nas estradas mais propensas a este fenómeno: pára tudo.
E quer Portugal organizar um campeonato de futebol com a Espanha?!
Não haverá assuntos mais urgentes?
Envergonho-me do que hoje vi quando vinha do trabalho pela VRI-A4: parecia Roma incendiada pelo Nero aquelas serras...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A discussão é antiga e anda entre a falta de incentivo para a valorização florestal/agrícola (madeira/frutos secos), a desorganização da superfície florestal/agrícola (fraco emparcelamento) e a impossibilidade de se poderem reconhecer os proprietários dos terrenos (registo de propriedade desactualizado).
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Mas se é antiga e se conhecem as causas por que não há reacção?
Acham mesmo que nada pode ser feito? Quero acreditar que não.

Isto é a pouca vergonha , tipo a serra de santa justa , castiçal , e de pias fazem parte de um enorme pulmao do distrito do porto , e salvo erro esta protegido por lei , abundam coelhos e raposas como a muito nao via . O problema é que sendo uma enorme area e toda ela protegida no papel eles nao fazem nada para a proteger , nao existe postos de vigia , depositam entulho , pneus etc , nao fazem limpeza na mata etc

Tudo isto é um enorme rastilho prestes a acontecer . O que aconteceu aqui em 2006 vai se tornar a acontecer porque nao fazem nada
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Quase mil bombeiros lutam contra 14 incêndios

Às 23h40 desta segunda-feira estavam activos 14 incêndios em Portugal. No terreno estão pelo menos 952 bombeiros apoiados centenas de viaturas.
No Porto, as chamas chegaram mesmo a atingir uma zona da cidade, nas Fontainhas. Uma fonte dos bombeiros disse ao tvi24.pt que arderam várias habitações. Ainda neste distrito, há registo de um incêndio em Portela de Souto, Penafiel (55 bombeiros e 17 viaturas).
No distrito de Viseu, as chamas arderam em Pascoal e até levaram ao encerramento do IP5. No concelho de Viseu há agora outro incêndio, que começou em Vila Chã de Sá (184 bombeiros e 51 viaturas) e progrediu para o concelho de Tondela, chegando mesmo a ameaçar casas na aldeia de Parada de Gonta e a deixar oito feridos.
Em Aveiro, lavra um violento incêndio, que chegou a isolar a população de Rebordelo, em Santa Maria da Feira (129 bombeiros e 33 viaturas). Em Fornos, Castelo de Paiva (26 bombeiros e 9 veículos) e em Domelas, Sever do Vouga (30 bombeiros e 7 viaturas) as chamas também lavram com grande intensidade.
O distrito de Viana do Castelo regista quatro fogos. Dois no concelho de Caminha (87 bombeiros e 23 veículos), um em Ponte de Lima (33 bombeiros e 9 veículos), e outro em Arcos de Valdevez (14 bombeiros e 3 veículos).
Em Setúbal há um incêndio com duas frentes activas em Brejos Carvalhal, Alcácer do Sal (206 homens e 67 veículos). A aldeia turística do Montalvo quase foi evacuada.
No distrito de Braga decorrem três incêndios: em Fafe (20 bombeiros e cinco viaturas), Póvoa de Lanhoso (30 bombeiros e nove viaturas) e Vieira do Minho (16 bombeiros e quatro viaturas).
Um outro incêndio lavra ainda no distrito da Guarda, mais concretamente em Quintas de Santo António, no concelho de Sabugal (59 homens e 15 veículos).

TVI24
 

tsunami

Cirrus
Registo
25 Fev 2008
Mensagens
77
Local
Granja do Ulmeiro, Soure
Estive no fogo de Casal do Ermio, foi um combate dificil, neste momento está em vigilância com alguns pequenos reacendimentos, mas nada de preocupante. Vamos ver o que nos reserva o dia de amanhã, se calhar mais do mesmo. Espero que não.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Bom dia mais mais uma vez chegado de valongo!
Registam-se 4 incendios visiveis um em recarei outro em penafiel e outros 2 para os lados de lousada.
O de recarei e algo preocupante isto porque o fumo e as faulas estao a ir para o lado da serra de pias e santa justa aliado ao muito vento pode ser uma situaçao complicada.


e mais um incendio em gondomar.. segundo a PC
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Deviam meter os presos a limpar mata, tal como noutros países os metiam a fazer caminhos de ferro, mão de obra á borla =

Floco de neve , também deviam de te lavar a roupa?
Desculpa mas , não concordo , se todos limpassem o que é seu muito era evitado , mas estão todos á espera que alguém os vá fazer por eles , até que o um dia um incêndio o faz e depois , vão chorar e dizer que a culpa é do estado ou de;) outro qualquer , esquecendo que a maior culpa foi mesmo a deles.:mad:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Impressionante, o incendio em Sobradelo da Goma - Póvoa de lanhoso, no monte do Merouço, não dá tréguas :(