Estação Meteorológica Charneca da Caparica / Almada

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Ola a todos.

Vou então iniciar aqui as minhas aventuras para colocação de uma estação meteorológica na Charneca da Caparica.

Com ajuda do grande lsalvador, já tenho o site quase pronto, esta em testes finais.

Dentro de em breve podem verificar aqui:
http://www.meteocharnecacaparica.com/

Inicialmente a estação será uma FWS20, o novo modelo já com painel solar.

Sei que a estação não é a ideal, mas nesta fase de arranque vai ser este modelo,até ter hipótese de melhorar, espero que seja lá para o fim do ano com um grande upgrade para uma Davis. :thumbsup:

Estou a fazer um Rs novo para uma melhor precisão dos dados.

Em breve coloco as fotos e mais novidades.

Mais uma vez, obrigado lsalvador pela grande ajuda.

Todos os comentários e ajudas são bem vindas.

mraposo
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns pelo projecto e espero que dê grandes resultados.

Vamos aumentar a nossa rede de estações meteorológicas. :thumbsup:
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Viva.

Devido a uns problemas de entrega ainda estou a espera da estação !!

Enfim, vamos ver se durante a próxima semana já tenho tudo pronto.

Entretanto já fui preparando a minha Construção Caseira de uma "Radiation Shield" !!

Avancei até,..., ao ponto em que necessito da estação para continuar :lmao:

Primeiro comprei já algum material.

Porcas e anilhas de aço inoxidável, para aguentar a chuva, tal como 2 varões de 1m em aço inoxidável, diâmetro 6mm


45215789.jpg

92561916.jpg

31722460.jpg


Gastei cerca de 15 euros, nas porcas, anilhas, varão e suportes para segurar depois tudo ao varão principal, um tubo também em aço inoxidável com cerca de 4 metros.

35027626.jpg


Depois de muito procurar, lá encontrei os pratos a 500 metros de casa, numa loja de plantas ( quem diria ) 12 pratos 20cm diâmetro em branco 25 cêntimos cada, total 3 euros gastos.


16037760.jpg

98200717.jpg

88751038.jpg


Depois usei uma maquina tipo "dermel", mas com capacidades para carga mais "pesada".

Cortei os dois varões ao meio, e fiquei com 4 varões de 50cm.

66495163.jpg

16110133.jpg

76284299.jpg

30547616.jpg


Marquei o local para colocar os 3 furos, tive que ter bastante atenção já que ia furar os 12 pratos em simultâneo, o furo tinha que ser o mais direito possível para bater tudo certo até ao ultimo furo.


43780551.jpg


Depois de alguns testes, parece que ficou tudo correcto.

26789428.jpg

17381526.jpg


Aqui preparei o ultimo prato, o que ainda não tenho que retirar o interior, como estas porcas são as ultimas e não vão sair, e para não saírem mesmo dei um pingo de super cola na rosca, assim as porcas não saem, para o bem e para o mal.

17738893.jpg

28656076.jpg

52189241.jpg


Para escoar a agua da chuva, dei já neste primeiro prato silicone transparente, desta forma elimino a borda do prato "invertido" e acumulação de agua. Na foto não se nota bem, mas a silicone faz uma rampa.


69683336.jpg


Em ultimo caso, se o resto correr mal, já tenho um belo candeeiro, :D

Vamos ver como corre o resto, assim que tiver mais "material" coloco fotos e o historial da coisa.

Até já.
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Parabéns pelo engenho. Muito trabalho que tens tido. :thumbsup:

Irei apenas perguntar-te o que achas da opacidade desses pratos.

Viva, pela tua "questão" fiquei agora assustado, não pensei nisso e não sei se é bom ou mau, mas estes pratos parece-me bastante opacos, contra luz do sol vejo que fica mais claro, mas mesmo assim parece-me que é bastante opaco.

Isto é bom ou mau?

Até já.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Viva, pela tua "questão" fiquei agora assustado, não pensei nisso e não sei se é bom ou mau, mas estes pratos parece-me bastante opacos, contra luz não passa nada.

Isto é bom ou mau?

Até já.

Os gurus do costume, pois claro! Venham mais...:D

mraposo, não é caso para se ficar assustado, mas há algo que pode ser desde já feito para minimizar o mais possível o impacto da radiação que quase de certeza passa em cada prato.
Como exemplo, a 8ª foto denuncia a espessura muito fina da curvatura na extremidade circular do mesmo.
Parecem-me pratos para vasos iguais aos que vi há dias e que tive a oportunidade de ver qual a sua opacidade no exterior observando o sol através deles. O que vi não me agradou, são muito finos e deixam passar a luz do sol, teria que fazer qualquer coisa a mais caso os comprasse.

Este foi o método que utilizei no meu RS o que nestas circunstâncias aconselho visto que não estamos diante de material apropriado especificamente para o efeito mas sim uma adaptação o mais fiel possível e estes pratos (Domplex) até têm uma maior espessura face aos que referi.

Para que se perceba melhor:

http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/construcao-radiation-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729-3.html

interiorescuro.png


Na minha opinião, este deve ser o efeito que deve existir no interior do RS: escuridão! ;)
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Viva,

Finalmente chegou a estação, ontem estive a montar para começar os testes.

Tal como manda a "lei" ficou em cima do telhado :lol:, desta forma já posso testar tudo e concluir a construção do Rs.

Ficam as fotos.

imag0540.jpg

imag0542h.jpg



Vou tentar concluir o projecto durante o fim de semana, e colocar a estação no local ideal da casa.
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Ola a todos.

Vou então iniciar aqui as minhas aventuras para colocação de uma estação meteorológica na Charneca da Caparica.

Com ajuda do grande lsalvador, já tenho o site quase pronto, esta em testes finais.

Dentro de em breve podem verificar aqui:
http://www.meteocharnecacaparica.com/

Inicialmente a estação será uma FWS20, o novo modelo já com painel solar.

Sei que a estação não é a ideal, mas nesta fase de arranque vai ser este modelo,até ter hipótese de melhorar, espero que seja lá para o fim do ano com um grande upgrade para uma Davis. :thumbsup:

Estou a fazer um Rs novo para uma melhor precisão dos dados.

Em breve coloco as fotos e mais novidades.

Mais uma vez, obrigado lsalvador pela grande ajuda.

Todos os comentários e ajudas são bem vindas.

mraposo

Olá vizinho, parabéns pela estação.
Finalmente alguém que mora perto de mim com uma estação de jeito.
Já lá vai o tempo em que tentava a todo o custo instalar uma estação meteorológica na "varanda do meu prédio", mas em vão. :D

Já vou ter por onde me guiar e fiar :p.
Abraço.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Olá vizinho também digo eu ehehe. É excelente haver dados também numa das freguesias mais densamente povoadas de Almada, com características muito próprias como a Charneca da Caparica. :)

Parabéns pelo projecto e cá fico à espera dos dados na internet. Almada fica mais rica com esta nova estação amadora.;)
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Viva,

Finalmente terminei o "RS artesanal" e já esta tudo montado.

O site já esta online http://www.meteocharnecacaparica.com, mas ainda com muito para melhorar.

A estação já esta num local correcto, mas ainda não no definitivo, tenho que arranjar maneira de ir mesmo para cima do telhado colocar.

Assim que possível coloco fotos, o RS deu trabalho, mas ficou como queria.

Uma sugestão / Ajuda, eu coloquei o rs de origem dentro do rs que fiz, é correcto esta situação? julgo que assim a precisão fica melhor, mas digam da vossa opinião.

Até já.

Miguel Raposo