Seguimento - Incêndios 2010

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Neste momento, estão 4 fogos activos, um deles dominado.

O problema não é das televisões darem cobertura, não é de mostrar fotos, o problema é muito pior.

Então vamos lá ver, as televisões só mostram o que é a realidade de um país, será se as televisões em Portugal não vamos mostrar os incêndios isso é tapar e desvirtuar uma realidade. Então, se não dão os incêndios, porque razão vão dar as inundações no Inverno será que não tem o mesmo impacto, ou a guerra no Iraque, ou as cheias na China. Mas as televisões só mostram uma mentalidade atrasada dos portugueses. Quantas vezes não vemos nas televisões, as pessoas todas preocupadas que o fogo anda perto das casas e vemos o mato mesmo junto às casas. os portugueses só pensam em Santa Bárbara quando faz trovões, o mesmo aplica-se aos incêndios só se lembram do fogo quando chega perto da casa. Existe alguma prevenção, entre Março a Maio e limpam o terreno à volta da sua casa, talvez uns 5% façam isso, o resto deixa estar o mato a bater nas paredes da casa, depois vem o fogo é gritam aos bombeiros, ao deus e não sei a quem mais, só se lembram quando têm o rabo a arder. Existe alguma limpeza nas florestas entre Março a Maio? Será que as televisões não deviam alertar mais as populações para prevenir os fogos? Com campanhas de sensibilização para limparem os terrenos em redor das casas? Com tantos desempregados será que o IEFP não arranja pessoal para limpar o mato entre Março e Maio? Será que a justiça em Portugal nunca funciona prendem um incendiário vão a tribunal e o juiz coloca-o em liberdade condicional, quantas vezes eles são reincidentes? Será que os bombeiros não são pessoas iguais a nós, que dão a vida por nós, e quantas vezes não vemos os bombeiros a combaterem os fogos há mais de 24 horas, sem comida e sem água e sem ninguém para os render para terem algumas horas de descanso que bem precisam? Cada um deve ter a consciência de que um dia o fogo pode vir e em minutos levar tudo se não tiverem os terrenos limpos em redor das suas casas.

Isto se calhar, não se aplica neste tópico, mas é uma forma de realmente reflectirmos sobre aquilo que fazemos para prevenir os incêndios.
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Concordo contigo, as pessoas não limpam as matas porque dá trabalho, mas depois no verão é que são elas.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não há nenhuma mão invisível nos fogos. O nº de pirómanos não condiz com o nº de deflagrações. Isto tem outras causas. :cold:
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
050220072043.jpg


050220072042.jpg


050220072040.jpg


Incêndio em Pinheiro do Bicho, Braga. Fotos tiradas à cerca de meia hora.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu acho que algumas matas nem deviam ser limpas, já outras a história é bem diferente ( e se devem ser limpas, não é da forma que muitas vezes vemos, em que deixam os restos de matéria vegetal a secar no chão, quando se calhar se deixassem tudo como estava, daria menos potenciais fontes de ignição)... Tudo depende dos diferentes tipos de flora predominantes.
Isto é, o nível de facilidade de combustão é bastante variável entre diferentes plantas.
Penso que a limpeza das matas, devia ser algo melhor estudado e coordenado, até porque muitas vezes o impacto de uma limpeza é grave não só para a fauna e flora locais como até incentiva os incêndios.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
(...) Existe alguma prevenção, entre Março a Maio e limpam o terreno à volta da sua casa, talvez uns 5% façam isso, o resto deixa estar o mato a bater nas paredes da casa, depois vem o fogo é gritam aos bombeiros, ao deus e não sei a quem mais, só se lembram quando têm o rabo a arder. Existe alguma limpeza nas florestas entre Março a Maio? (...) Com tantos desempregados será que o IEFP não arranja pessoal para limpar o mato entre Março e Maio? (...) Será que a justiça em Portugal nunca funciona prendem um incendiário vão a tribunal e o juiz coloca-o em liberdade condicional, quantas vezes eles são reincidentes?

-As televisões terão interesse em alertar as populações para a prevenção e limpeza das matas, quantas horas de antena passam sobre isso?
-Justiça em Portugal? Os grandes "beneficiários" dos incêndios nunca vão a tribunal; são muito os interesses camuflados entre os diferentes tipos de cooperações, desde o sector privado até aos organismos do próprio estado.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Bem hoje as 17 h houve um incendio em valongo santa justa , de salientar a rapidez dos meios , bombeiros em peso e 1 helicoptero pesado e 2 Bombardeiros pesados penso eu de espanha ja que era amarelos e vermelhos

Rapidamente controlaram o incendio , se nao fosse isto ainda acontecia como em 2006 em que ardeu todo o pulmao de ar do porto
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
-As televisões terão interesse em alertar as populações para a prevenção e limpeza das matas, quantas horas de antena passam sobre isso?
-Justiça em Portugal? Os grandes "beneficiários" dos incêndios nunca vão a tribunal; são muito os interesses camuflados entre os diferentes tipos de cooperações, desde o sector privado até aos organismos do próprio estado.

Tal como já disse anteriormente, venho aqui mostrar o meu desprezo pelo rumo que este país que é o nosso tem tido neste flagelo que são os incêndios.

1º- Antes de mais é preciso prevenir os incêndios....Como? "Obrigar" os proprietários a limparem os terrenos, fiscalizar as limpezas dos mesmos e atribuir tanto ao exército português como aos presidiários, beneficiários de rendimento de social de inserção e outros a contribuírem para "limpar" o nosso Portugal...

2º - Se isso vai resolver tudo?Óbvio que não...! Penas muito pesadas para pirómanos, e se os querem manter cá fora, pelo menos nas épocas criticas que os mantenham em hospitais psiquiátricos ou afins...

3º - Em relação aos bombeiros coloco algumas reticencias...e acreditem que já fui eu próprio a dar alerta para alguns incêndios...!Espero que aquilo que digo não corresponda à verdade, mas já presenciei alguns incêndios terem deflagrado após a passagem de alguns aviões que supostamente estariam no combate a outros...espero bem que eles não justifiquem o seu trabalho com a estupidez de provocar fogo...tal como eu trabalho na área da saúde e não quero ninguém doente para ter onde trabalhar...

4º - Meios mais eficazes...é muito importante no inicio de um inicio existirem meios que consigam "cortar o mal pela raiz" e não esperam que as coisas compliquem para chegar alguém ao local...

5º (e por último) - A culpa é da cultura pobre dos portugueses em protegerem o que é deles, e do governo que se mantém inerte a todas as perdas de hectares que temos anualmente...estou farto de ver tudo a arder...estou farto de chegar à Povoa de Cervães todos os fins de semana e sentir que um dia destes, todo o trabalho que tenho tido para manter aquilo que é meu vivo se perca por causa de um estúpido...
Criem equipas de vigilância permanentes nas zonas de risco, de preferência alguém que conheça a zona...chega de incêndios...
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
Tal como já disse anteriormente, venho aqui mostrar o meu desprezo pelo rumo que este país que é o nosso tem tido neste flagelo que são os incêndios.

Realmente é caso para isso, para sentir amargura pelo rumo do país, sendo, porém, que o país tem um problema sério que é ser habitado por portugueses. Não têm cuidado nenhum, não respeitam nada, fazem o que querem e não medem consequências.

Existem pirómanos, concerteza. Mas não pensemos que o país arde tanto por causa dos pirómanos. Arde muito, provavelmente mais até, por causa do pastor que vai às escondidas pegar fogo à pastagem, por causa do proprietário que quer ver-se livre do amontoado de sobrantes que tem nas traseiras da casa, etc.

Por mais que se ouçam avisos de que é proíbido fazer fogo, o português não quer saber.

E mais... que seria do portuguesinho se a sua festinha da terreola não tivesse o seu foguetinho?

Com os portugueses que temos, não há bombeiros nem sapadores nem nada que aguente.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O primeiro incêndio que eu vi foi em 1989 em Aljezur já nos últimos dias de Agosto. Segundo a resolução do tribunal, o que se apurou pela investigação da GNR foi que o fogo começou por negligência quando um agricultor idoso se dispôs a amolar alguns machados e outros utensílios agrícolas e pegou fogo ao pasto perto do alpendre da casa. O fogo durou quase uma semana e fez uma boa limpeza. O falatório que logo começou relacionou o incêndio (outra vez a mão invisível) com o facto do Governo de Cavaco Silva ter declarado oficial o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a especulação imobiliária. A indemnização apurada pela perda de rendimento em cerca de 10 Ha (terreno do meu tio com sobreiros, alguns pinheiros e uma pequena horta) foi, creio eu, de 38 escudos porque o senhor não tinha muitos bens materiais. Muitos nada receberam porque nem se deram ao trabalho de contabilizar as perdas, porque em boa verdade, a não ser o medronho pouco rendimento a terra dava.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O incêndio de 2004 que começou em Almodôvar também foi de uma queimada de um agricultor, durou cerca de uma semanae dizimou a Serra do Caldeirão quase por completo. Começou em Almodõvar e devido ao vento de Norte e a temperatura superior a 40ºC fez o resto, o fogo veio por ali a baixo e só parou em Barranco do Velho graças ao vento que mudou para leste e aos meios aéreos que a Europa enviou, senão tinha só parado no Guadiana como muitos já pensavam. O ano passado o incêndio na Serra do Caldeirão na zona de Tavira foi o mesmo, meios aéreos portugueses falharam não fosse a rápida intervenção dos 2 Canadiers espanhóis tinha sido mais uma desgraça. Os incêndios no Algarve só se apagam com os meios aéreos estrangeiros porque será?
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
O incêndio de 2004 que começou em Almodôvar também foi de uma queimada de um agricultor, durou cerca de uma semanae dizimou a Serra do Caldeirão quase por completo.

Incêndios que começam assim, são muitos. Agora pensemos quantos milhões de euros é que uma pessoa sozinha consegue fazer o país gastar. Movimentar bombeiros, movimentar meios terrestres e aéreos... e agora é multiplicar isto por N agricultores, pastores, fumadores, "picniqueiros", etc.

Os incêndios no Algarve só se apagam com os meios aéreos estrangeiros porque será?

Não é de todo assim, o Algarve também tem meios aéreos, poucos é certo (penso que dois ou três helicópteros), mas o país não tem muitos e o problema está mais a norte, não é compensador colocar muitos meios aéreos no Algarve, até porque os incêndios apagam-se em terra, não se pode ter a ideia de que o meio aéreo tem de ir a todas ou que é indispensável, porque não é.

Os Bombardier CL 215 estão em Seia, e de Seia a qualquer ponto do distrito de Faro vai um esticão. Um avião desses que se desloque de Seia ao Algarve tem de parar pelo meio para abastecer senão não tem tempo para fazer trabalho. Se os espanhois tiverem aviões mais perto (não sei se têm) é natural que lhes peçam ajuda.