Seguimento - Incêndios 2010



lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ferreira do Zêzere - Casal da Mata

Com 157 bombeiros, aquilo deve ser grande :eek:

Logo agora que tenho a minha WebCam virada para Sul, se tive-se para norte poderia-se ver ainda alguma coisa, pelo menos fumo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Maior fogo em Portugal este ano destruiu 2.441 hectares

O maior incêndio registado em Portugal desde o início do ano consumiu 2.441 hectares na última semana de Julho, na região entre o Douro e Vouga, de acordo com os dados actualizados hoje pelo Concelho Europeu

Este incêndio ocorreu em São Miguel do Mato, com data de ignição registada a 26 de Julho, e dos 2.441 hectares consumidos 73 por cento correspondiam a floresta de folha larga, 17 por cento de floresta mista, cinco por cento de arbustos e matos e 4,8 por cento de terrenos agrícolas.

O Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), do Centro de Investigação Conjunto do Conselho Europeu, divulga no seu endereço electrónico que em Portugal, na última semana de Julho, ocorreram vários incêndios com áreas ardidas superiores a 200 hectares.

O EFFIS divulga que entre os dias 23 e 27 de Julho arderam 645 hectares na localidade de Friumes, na zona do baixo Mondego, 447 hectares no lugar da Várzea da Ovelha e Aliviada, na região do Tâmega, 819 hectares em Arga de São João, junto a Ponte de Lima, e 732 hectares em Sobradelo da Goma na zona do Ave.

Na localidade da Branca, no baixo Vouga, e também entre as mesmas datas, arderam mais 829 hectares, na Cova da Beira 610 hectares registados de área ardida junto à localidade de Macainhas.

O Conselho Europeu regista e divulga através do sistema de satélites de alerta de fogo que em permanência acompanham toda a Europa e norte de África, incêndios com áreas ardidas superiores a 20 hectares.

Os dados divulgados por este organismo resultam do cruzamento de informações fotográficas de vários satélites, através de diferença de amplitude térmica e coloração dos solos, níveis de humidade e pontos georreferenciados no solo.

A Autoridade Florestal Nacional (AFN), na tutela do Ministério da Agricultura é a entidade responsável pela divulgação destes dados e publica periodicamente, de 15 em 15 dias aproximadamente, relatórios provisórios referentes aos incêndios e áreas ardidas em Portugal, registando apenas como 'grandes incêndios' áreas ardidas superiores a 100 hectares.

De acordo com o relatório da AFN, em Portugal arderam 86.674 hectares e registaram-se 26.136 ocorrências de fogo, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2009.

De acordo com o último relatório provisório disponibilizado pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), à data de 15 de Julho, o distrito do Porto foi o que registou mais ocorrências, com 1303 fogachos ou situações de fogo.

Ainda segundo a AFN, em Portugal, ocorreram três grandes incêndios que consumiram mais de 100 hectares até 15 de Julho, dois deles no distrito de Viana do Castelo, no lugar de Nogueira com 535 hectares e em Ponte da Barca com 126 hectares de área ardida.

Lusa / SOL
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Ferreira do Zêzere - Casal da Mata

Com 157 bombeiros, aquilo deve ser grande :eek:

Logo agora que tenho a minha WebCam virada para Sul, se tive-se para norte poderia-se ver ainda alguma coisa, pelo menos fumo.

É bem visível daqui esse incêndio. Já está com alguma dimensão. E já passaram alguns carros de bombeiros por aqui.

Ouvi agora na rádio que a estrada N238 está cortada na zona de Vale Serrão, fazendo-se o desvio pela estrada de Dornes.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Incêndios: 32 fogos no país, seis de maior dimensão

15h39m

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registava 32 incêndios às 15.02 horas de hoje, terça-feira, destacando seis fogos nos distritos de Viseu, Viana do Castelo, Coimbra e Lisboa pela sua dimensão ou meios envolvidos.

Segundo a ANPC, o incêndio que mobiliza mais meios está a lavrar desde as 13.35 horas na localidade de Ponte Velha, concelho da Lousã (Coimbra). Com duas frentes activas, o fogo em floresta envolve 109 bombeiros, 25 veículos e um helicóptero e dois aviões Canadair.

O incêndio que deflagrou no início da manhã de hoje no concelho de Nelas (Viseu) foi reactivado às 12.54 horas e neste momento está com uma frente activa. No combate às chamas estão 46 bombeiros e 13 veículos.

No distrito de Viana do Castelo estão a lavrar três incêndios nos concelhos de Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, mobilizando no total 37 operacionais, 10 viaturas e dois helicópteros.

A ANPC regista ainda um outro incêndio na localidade de Moledo, concelho da Lourinhã (Lisboa), que está a ser combatido por 20 bombeiros e sete viaturas.

Segundo a ANPC, a Polícia Judiciária está no local do incêndio, além de já ter sido accionado um helicóptero.

A página da Internet da Protecção Civil indica também que desde a meia-noite de hoje, terça-feira, deflagraram 232 incêndios florestais e ao longo do dia de segunda feira registaram-se 297 fogos.
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Quero aqui deixar um bem haja á excelente actuação dos meios aéreos (e terrestres ) no incêndio desta tarde na Ponte Velha ( Lousã ), se não fossem eles não sei o que seria .

Joao

pzlm18.jpg


canadair.jpg
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Quero aqui deixar um bem haja á excelente actuação dos meios aéreos (e terrestres ) no incêndio desta tarde na Ponte Velha ( Lousã ), se não fossem eles não sei o que seria .

Joao

Boas, ALV72

De facto o incêndio foi dominado em pouco tempo, muito pelo bom desempenho dos meios aéreos e terrestres. :thumbsup:

Mas temos de ter em mente que a fase crítica dos incêndios na nossa zona ainda está para vir, sobretudo neste ano com muita matéria combustível e que se tornará extrememante seca dentro de um mês.

Não existe qualquer precipitação há 44 dias, Julho com temperaturas que já não existiam há uns 4 anos... tudo se está a conjugar para um final de Agosto/Setembro difícil.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Pela Póvoa de Lanhoso há muito fumo no ar, proveniente do incêndio de Terras de Bouro, na zona de Rio Caldo, e pelo que vejo, deve ser assustador. Por volta das 16h surgiu um outro incendio, ao que me parece em Esperança (Póvoa de Lanhoso).
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Agiganta-se o incêndio em Esperança - Póvoa de Lanhoso. Densa cortina de fumo que se vislumbra neste momento.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Está a arder o parque de madeiras da Portucel em Albergaria-a-Velha.

Em Albergaria-a-Velha, os bombeiros combatem um incêndio de grandes dimensões num parque de biomassas e madeiras do grupo Portucel, situado na zona industrial.

O incêndio começou por volta das 16:30 e tem uma frente activa. No terreno estão 61 homens apoiados por 14 veículos. Um helicóptero bombardeiro pesado e um heli de ataque inicial já foram accionados para o local, mas deixaram de actuar, uma vez que a água despejada já chegava às chamas em forma de vapor.

Segundo o jornalista da TVI António Crespo, a madeira está completamente tomada pelas chamas. José Bismarck, comandante dos Bombeiros de Albergaria, explicou que existe um «incêndio florestal com duas frentes distintas e uma delas entrou num parque de grande dimensão de armazenamento de madeira e de resíduos florestais de uma empresa de celulose, que está todo tomado pelas chamas».

Perimetralmente o incêndio está dominado, mas a sua extinção vai «demorar muitas dezenas de horas», até porque os ventos são fortes. «A área a arder funciona como se fosse um vulcão, projectando focos secundários, que passaram a ser a nossa preocupação», explicou o comandante.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/incendio-portucel-albergaria-a-velha-tvi24/1182485-4071.html