Seguimento Brasil - 2010



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Essas fotos da Argentina são excepcionais!!:thumbsup:


No Brasil, já há registo de nevões?

Neste episódio ainda não, mas existe ainda a possibilidade de alguma precipitação de neve nestes próximos dias.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Essas fotos da Argentina são excepcionais!!:thumbsup:


No Brasil, já há registo de nevões?

Pelo que eu tenho lido não, apenas previsão para alguns locais.

Argentina - Mar de Prata

http://www.sabermenos.com.ar/

Na noite de quarta e madrugada de hoje nevou em inúmeras localidades do Centro, Sul e Leste da província de Buenos Aires como Coronel Pringles, Tres Arroyos, Bahia Blanca e Mar Del Plata. Na última cidade, balneária, as areias amanheceram hoje cobertas de neve na praia, algo somente visto em 1991, 2004 e 2007.

post15u.jpg


http://www.metsul.com/blog/
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Nesta manhã do dia 15/07, em torno das 10h, ocorreu o primeiro registro de neve do ano. Foram registrados flocos de neve durante cerca de 20 minutos na localidade de Limeira, município de Luzerna, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Mesmo com fraca intensidade, foi possível o acúmulo de neve na superfície.

Fonte: Epagri/Ciram
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um tornado ou microburst causou grande destruição em Gramado e Canela no Rio Grande do Sul na passada quarta-feira. 489 casas foram afectadas.

devasta6.jpg


sinos10.jpg


Mais informação e fotos no Metsul
 

Rafael Santos

Cirrus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
50
Local
Nova Friburgo - RJ
Vendaval destrói 20 casas em cidade no RS, diz Defesa Civil

Em Canela, ventos chegaram a 124km/h, segundo meteorologistas.
Cidade de Gramado também registrou ocorrências

O vendaval que atingiu as cidades de Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul, na noite de quarta-feira (21), danificou mais de 210 casas, segundo a Defesa Civil do estado. Em Canela, município que registrou mais prejuízos, foram pelo menos 11 atendimentos de pessoas com ferimentos leves. Mais de 200 casas foram atingidas, cem ficaram destelhadas e 20, destruídas.

Um levantamento preliminar, segundo Sandro Cazzanelli, coordenador da Defesa Civil de Canela, contabiliza dez desabrigados (que tiveram de sair de casa e devem seguir para abrigos públicos), nos seis bairros atingidos. Já os desalojados (que devem ficar em casas de parentes e amigos) devem passar de cem. Não houve óbitos.

Em Gramado, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram apenas oito ocorrências de residências atingidas, e não houve feridos. O G1 havia informado anteriormente que 13 pessoas ficaram feridas nas duas cidades, segundo balanço de dois hospitais.

De acordo com a meteorologista Priscila Monteiro, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não é possível afirmar se o vendaval que atingiu o Rio Grande do Sul foi um tornado. “Apesar de eventuais evidências nos estragos causados, como árvores retorcidas, só podemos dizer se ocorreu ou não um tornado se houver uma prova visual, ou seja, se alguém tiver registrado, em foto ou vídeo, o fenômeno”, diz.

Segundo os registros do Inmet, o pico de vento da noite de quarta-feira (21) foi registrado em Canela, com ventos de 124km/h. Em São José dos Ausentes, houve registro de ventos de 90km/h. Em outras áreas do Rio Grande do Sul, as rajadas ficaram entre 70 e 80 km/h.

O vendaval, segundo Priscila, pode ter sido causado por áreas de instabilidade que atuam sobre a região e nuvens carregadas.

Já se o fenômeno for um tornado, ele tem outras características de formação. “Sairia de uma nuvem no formato de um funil, devido à mudança brusca da direção dos ventos. Os ventos giram, circulam.” A meteorologista explica que não é possível prever um evento como esse com os equipamentos que temos no Brasil.
G1
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Belas imagens! E a região mais frio do pais, não e? Aqui, na Holanda o inverno esta bem mais frio mas e verdade: neve e muito mais provavel do que freezing rain. Mas freezing rain não e muito raro aqui. Acontece cada 2 o 3 anos, penso eu. Mas o que e raro e a acumulação!

Muito obrigado....e muito especial esta parte do Brasil, desconhecido em otras partes do mundo!! O record la, -16 C não e?

Cumprimentos,

Jorge

Morro da Igreja (Santa Catarina) - Freezing Rain 16/07/2010
Um evento raro em qualquer lugar do mundo. Por volta dos 1650m esta belíssima paisagem apareceu.
1.jpg

2.jpg

6.jpg

11.jpg

15.jpg

27.jpg

mais fotos e fonte:
http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=1843
 

Rafael Santos

Cirrus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
50
Local
Nova Friburgo - RJ
E a neve veio !!! Nevou em pontos dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul no final da segunda-feira e no começo desta terça-feira. Instabilidade na região mais alta do Estado associada à temperatura negativa no ponto de formação de neve favoreceram o fenômeno, confirmando possibilidade que a MetSul Meteorologia antecipava desde a última sexta-feira, apesar de alguns meios de comunicação locais terem dito que não era esperada. Flocos foram vistos a partir da última hora da segunda-feira em Cambará do Sul, onde nevou por cerca de 40 minutos. Foi a segunda vez que nevou em 2010 no Estado, já que breve e fraca precipitação do tipo granular fora verificada mais cedo no inverno climático em São Francisco de Paula. No episódio da noite passada, não houve acumulação no solo devido à alta umidade e à chuva prévia que caía, mas nos automóveis o gelo se acumulou (clique sobre as fotos de Liane Castilhos para ampliar).
Fonte:
http://www.metsul.com/blog/
ca1.JPG

ca2.JPG

ca3.JPG

ca4.JPG

ca5.JPG