Seguimento - Incêndios 2010



nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Mais um incêndio, este visível cá de casa.

agosto2010141.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Já se ouvem as sirenes dos bombeiros aqui de Moreira da Maia...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Aqui o fumo foi trazido pelo vento de Norte, começa já a sentir-se aquele odor insuportável de eucalipto e pinheiro a arder...
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Mais um incêndio, este visível cá de casa.

agosto2010141.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Já se ouvem as sirenes dos bombeiros aqui de Moreira da Maia...

Pois, essa coluna de fumo avista-se de Guimarães.
Venho agora de Ponte de Lima de mais uma jornada de pesca, e o panorama é desolador.
4 fogos activos em Ponte de Lima, um deles de média/grande dimensão, mais
esse que o Nimboestrato referiu,
um em Gonça, Guimarães, que lavra desde ontem,
e um na zona de Póvoa de Lanhoso/Gerês (não sei precisar pois vi ao longe), de grandes dimensões também.
Da facto triste e desolador.
Uma palavra para aqueles que os combatem, e que merecem tudo, pois mais não posso dar...Obrigado!!
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
É uma coisa absolutamente chocante.
Penso que todos aqui sabemos (espero) que não é o calor que faz isto. Não sei que portugueses temos, mas devem ser pequeninos e muito reles. E não são só os bandidos que fazem isto de propósito, são também os outros que não têm cuidado com o que fazem e causam "acidentes".

Com os nossos espaços florestais há incêndios impossíveis de travar, em que a única estratégia possível é deixar arder até acabar o combustível. Para coisas como as que vemos não é questão de ter 100 ou 10000 bombeiros, nem de ter 5 ou 500 meios aéreos. É irrelevante. É uma questão, tão só, de que estes espaços florestais não precisavam sequer começar a arder.

Estou cansado de ver o que vejo. É triste e desmoralizador.
 
M

Membro excluído 274

Com o cair da noite é agora possível ver a frente de fogo que lavra na zona do Alvão... Pela localização da mesma penso poder afirmar que se encontra já em Vila Pouca de Aguiar bem perto da A24. :angry:
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Hoje por volta das 16h era visivel de minha casa esta coluna de fumo que faz lembrar um vulcão, julgo pelo posicionamento e pela intensidade que era do incêndio de S. Pedro do Sul (a mais de 100kms da minha casa). Nem quero imaginar o que será no local...Pode ser que amanhã apareça alguma chuva para ajudar....


piro.jpg

http://img807.imageshack.us/img807/4854/dsc0258.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje por volta das 16h era visivel de minha casa esta coluna de fumo que faz lembrar um vulcão, julgo pelo posicionamento e pela intensidade que era do incêndio de S. Pedro do Sul (a mais de 100kms da minha casa). Nem quero imaginar o que será no local...Pode ser que amanhã apareça alguma chuva para ajudar....


Imagen dramática sem dúvida. Já foi aqui referido por outros, este tipo de nuvens chamam-se pyrocumulus, além de hoje vão aparecer (infelizmente) nos próximos dias também. São pyrocumulus, como existe instabilidade na atmosfera as nuvens dos incêndios também tendem a ter maior desenvolvimento vertical. E quando existe humidade a partir de certa altura, criam no topo verdadeiras nuvens por condensação que parecem um normal cumulonimbus, podendo mesmo provocar descargas eléctricas como uma qualquer outra trovoada. Pode até dar-se o caso de havendo instabilidade e nem haver pelo país condições/forçamentos que rompam as inversões da superfície, serem apenas os incêndios a conseguirem-no. Muitas vezes com imagens mais próximos destas nuvens, até se consegue reconhecer a zona onde elas romperam a inversão.
 
M

Membro excluído 274

Por aqui chove, pela testa abaixo, como se costuma dizer!:(

Cheira muito a queimado, 2 incêndios nos concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Montalegre tornam o ambiente na rua desagradável, tornando o calor ainda mais abafante:(
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por aqui chove, pela testa abaixo, como se costuma dizer!:(

Cheira muito a queimado, 2 incêndios nos concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Montalegre tornam o ambiente na rua desagradável, tornando o calor ainda mais abafante:(

E em São Pedro do Sul, que apesar de ser o mais longínquo deve ser dos que mais está a afectar.

No terreno estão mais de 300bombeiros e 10 meios aéreos...:(:(:(:shocking::surprise:
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Não dei por nada aqui em Poiares, em que parte da Serra foi isso e a que horas ? É que o meu irmão e os colegas estiveram na zona da casa do guarda na estrada de Cacilhas em convivio e ele não me falou em nada.

Joao
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Hoje por volta das 16h era visivel de minha casa esta coluna de fumo que faz lembrar um vulcão, julgo pelo posicionamento e pela intensidade que era do incêndio de S. Pedro do Sul (a mais de 100kms da minha casa). Nem quero imaginar o que será no local...Pode ser que amanhã apareça alguma chuva para ajudar....


piro.jpg

http://img807.imageshack.us/img807/4854/dsc0258.jpg

Aquando dos grandes incêndios na região Centro, consequentes à vaga de calor do verão de 2003, estas nuvens deram origem a trovoadas, embora com muito pouca precipitação. Algumas destas descargas eléctricas originaram outros incêndios graves na zona de Santarém.