Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2010

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Açores: transportes aéreos e marítimos afectados pelo mau tempo - Ao fim do dia, mais de mil passageiros em terra ou a aguardar ligações atrasadas. A Sata declarou cerca de 211 passageiros em terra, afectados pelo mau tempo. Destes, 145 ficaram com voos cancelados, a Sata vai amanhã tentar fazê-los chegar aos seus destinos.
O cenário é pior nas ligações marítimas, há várias ligações da Atlanticoline afectadas, a empresa estima que cerca de 1.300 passageiros vão ficar em terra a aguardar a melhoria do estado do tempo. Durante a tarde de Sexta-Feira esta empresa de transporte marítimo de passageiros ainda tentou efectuar a ligação entre Praia da Vitória e Ponta Delgada, o navio Helenic Wind chegou a sair do porto, mas depois, ao fim de alguns minutos, regressou à Praia da Vitória, onde permanece.
Em São Miguel há ainda a registar o encerramento, por razões de segurança, da estrada entre São Brás e Porto Formoso, na costa norte da ilha, devido à chuva.
Mau tempo: encerramento da estrada regional entre o Porto Formoso e São Brás - A Euroscut Açores encerrou a estrada regional entre o Porto Formoso e São Brás na zona norte da ilha de São Miguel por motivos de segurança.
O troço da zona norte da estrada regional entre Porto Formoso e São Brás foi encerrado ao trânsito para garantir a segurança de condutores e viaturas. Na zona já estavam a decorrer cortes parciais de 15 minutos para remoção de pedras, de forma a evitar cortes mais prolongados. A empresa afirma que a forte precipitação que se está a fazer sentir na ilha de São Miguel leva ao encerramento da estrada regional entre as duas freguesias do concelho da Ribeira Grande como forma de prevenção.
O encerramento ao trânsito acontece a partir desta tarde, prevendo-se que a situação deve manter-se até ao inicio da tarde de amanhã, sábado, 28 de Agosto. O trânsito será reaberto após melhoramento do estado do tempo, de acordo com as informações divulgadas pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.
Em alternativa, o trânsito ligeiro deve circular pelo interior das freguesias do Porto Formoso e São Brás, enquanto as viaturas pesadas devem utilizar a estrada regional pelo lado sul da ilha de São Miguel. Os condutores vão contar com o auxílio da PSP e reforço da sinalização informando o desvio.
Açores: mau tempo - montanha do Pico continua interdita - A secretaria açoriana do Ambiente e do Mar deu já a conhecer que se mantêm as previsões de instabilidade meteorológica para as próximas 24 horas, pelo que continua a interdição do acesso à montanha do Pico. A interdição tem a ver com razões de segurança, e estará em vigor até às 09h00 de Sábado, 28 de Agosto. A partir daquela hora, o acesso à montanha estará condicionado, não sendo autorizadas subidas sem guia.
A situação manter-se-á, salvo indicação em contrário, até às 09h00 de Domingo, dia 29 de Agosto, não obstante estar interdita a pernoita de 28 para o dia 29. O presente AVISO não dispensa o acompanhamento da situação meteorológica, que poderá sofrer agravamento, pelo que, mesmo em situação de acesso condicionado, deverão ser tomadas todas as precauções na tomada de decisão de efectuar a subida à montanha do Pico.
Açores: mau tempo-"Helenic Wind" voltou ao porto da Praia da Vitória - O barco chegou a sair do Porto da Praia da Vitória esta tarde, mas, poucos minutos depois voltou para o porto terceirense. Este era o barco que iría fazer a ligação Terceira-Ponta Delgada-Vila do Porto (ilha de Santa Maria), que, agora, foi cancelada.
O mau estado do tempo que está a fazer-se sentir nos Açores, motiva que sejam canceladas as viajens inter-ilhas. No total, a empresa "Atlânticoline" tem retidos nos portos da Região Autónoma, cerca de 1.300 passageiros.
Açores: mau tempo também poderá cancelar actividades lúdicas - O "Festival Azure", que está a decorrer na ilha Terceira, poderá ser cancelado. O vento, que durante a manhã assolou a zona de São Brás, provocou estragos avultados no recinto dos espectáculos. A organização, encontra-se, neste momento, a avaliar os prejuízos e vair decidir se tem ou não condições para continuar e edição do Festival.
Por outro lado, as fortes rajadas de vento que esta tarde se fazem sentir na ilha de São Miguel, impediram que o 16º. Festival de Parapente tivesse continuidade esta Sexta-Feira, 27 de Agosto.
Chuva, vento forte e mar alteroso, provocado por uma frente que atravessa o arquipélago, está a provocar transtornos a passageiros -A "Atlânticoline" tem retido na ilha do Faial o "Expresso Santorini", que devia viajar hoje até Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Os passageiros deveriam ter embarcado na manhã desta Sexta-feira, mas continuam em terra. Há pessoas inquietas, porque têm ligações aéreas programas, algumas delas para hoje, e não sabem se chegarão a tempo para apanharem essas ligações.
A Antena 1 /Açores está em posição de informar que o "Santorini" irá efectuar o percurso Horta-Pico-São Jorge-Terceira-São Miguel, amanhã, Sábado, a partir das 9 horas da manhã. Entretanto, a Antena 1/Açores soube que o "Helenic Wind", sairá da ilha Terceira às 15h15, com destino a Ponta Delgada e, se o estado do tempo o permitir, viajará até Vila do Porto, em Santa Maria, regressando, depois, a São Miguel. Por sua vez, a lancha "Ariel" não está a efectuar as ligações Flores-Corvo.
Os passageiros podem obter informações, através dos números próprios da empresa ou nos postos do RIAC. Por outro lado, a "Transmaçor", que efectua o transporte de passageiros nas ilhas do Grupo Central- Faial-Pico e São Jorge, já cancelou uma ligação à ilha de São Jorge e não sabe ainda se realizará a viagem programada para hoje à tarde.
Quanto à SATA, não cancelou voos: está a realizá-los com atrasos, e teve que derivar o voo Ponta Delgada/Pico para a Horta, na ilha do Faial.

BertaTavares / Carlos Tavares / Gonçalo Cordeiro / António Gil

RTP/Açores
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Imagem brutal :eek: :D

aores.png
 

jerg

Cirrus
Registo
25 Ago 2010
Mensagens
5
Local
Açores
Na costa Norte da ilha de SMiguel está uma bonita tarde, acabei de vir da praia. Algum vento mas o dia está com muito sol aqui por cima.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
esta imagem para mim ainda está melhor do que a outra

PS: se não te importares eu vou copiá-la.

Podes fazer o que quiseres com ela.

Aqui fica o link já agora.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)
Estou no Funchal e o tempo tem estado bom, embora com muita poeira e fumo a cotas superiores aos 300/500m.
Hoje dei uma volta pelo lado NW da ilha e havia algum nevoeiro em Porto moniz devido ao fluxo de NE que subia a serra...acontece que essa nebulosidade era prontamente bloqueada pelo ar muito quente e seco que se fazia sentir nas cotas mais altas da ilha...notando-se perfeitamente a diferenciacao entre a camada de ar humido ao nivel do mar e o SAL nos niveis imediatamente acima...toda esta sequidao que tem resultado nos terriveis incendios que teem afectado o coracao da laurissilva:mad:
Para terem uma ideia estava tanto ou mais calor no paul da serra do que no Funchal:shocking:

Outra coisa gira foi eu ter dado de caras com uma estacao meteorologica completa e em bom estado na Encumeada..sera do IM:confused:
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Outra coisa gira foi eu ter dado de caras com uma estacao meteorologica completa e em bom estado na Encumeada..sera do IM
Se foi mesmo no alto, perto do cruzamento da estrada que dá para o Paul do da Serra e onde tem por perto ( a uns 100 metros) umas antenas de telecomunicações penso que seja, dia do rali tentei lá ir mas não dei com vereda/estrada.
Tem estado mesmo muito quente para a zona oeste, a estação do IM da Calheta que fica na Ponta do Pargo registou 32,5ºC e estado sujeita a brisas marítimas é um valor elevado. A minha estação registou 37ºc mas como tou com 2ºC de diferença para a temperatura normal na zona penso que ficou nos 35ºC:surprise:
Continua é os pequenos incêndios :sad:
Sigo com:
Temperatura:25.9 °C
Pressão: 1018.8hPa
Vento: 6.1km/h
HR: 42%