Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Amigos, movi as mensagens sobre esta interessante e polémica discussão para um novo tópico, pois já nada tinham a ver com o anterior "Terra quente Terra Fria".

Sobre este tema, os 50°C já são polémicos em Espanha, mais polémicos serão em Portugal. Aproveito para deixar um link para um tópico do Meteored com uma discussão também muito interessante sobre o tema, mas referente a Espanha:
-> 50ºC, ¿mito o realidad?

Olá Vince:
Este tema está a revelar-se muito mobilizador. Ainda bem que encontramos um tópico para debater ideias. Já noutro local pedi,à laia de extraterrestre: defina local; defina mais quente. A gente percebe mas, quando se chegar a uma conclusão, pode haver mal-entendidos. Se é natural que "local" seja um pedaço de território (geografia) que se possa definir ou delimitar, também deverá ser consensual que "mais quente" será um atributo climático. Se é clima, como este é determinado por vários factores (latitude, altitude, proximidade de mares, etc.) de que resultam elementos (média das temperaturas máximas do ar, média das temperaturas mínimas do ar, humidade média do ar às 09h, humidade média do ar às xxh, precipitação média mensal, insolação média mensal, etc) cuja variabilidade é objectivamente determinada a partir de apuramento estatístico de valores fornecidos por observação meteorológica, então temos de fixar um período de tempo para todos os resultados e garantir que houve uniformidade nas operações de medida daqueles elementos que se julgarem essenciais para a nossa "disputa". E serão quais? Apenas relacionados com a Tmax? Ao longo de todo o ano? Médias de quantos anos?
O Vince alterou a questão da Terra quente/fria para esta mais pertinente, mais útil, não tanto pela conclusão final como pelas conclusões parcelares, que nos hão-de abrir os olhos para a delicadeza da Meteorologia. Terá algum valor dizer que com um "termómetro de máxima"a 30cm da placa em betão de um aeródromo, debaixo de um guarda-sol, com fluxo continental se observou, no dia dd/mm/aaaa 53ºC? Não sei dizer-lhe mais. Se queremos contribuir com o nosso tempo e equipamento, que seja como deve ser. Não serei eu a dizer-lhes como pois não tenho a veleidade de me achar capaz mas, sendo um Fórum deste gabarito, com cientistas à mistura, saber-se-á procurar nas organizações internacionais a forma de avançar. Esta não é a primeira vez que um grupo de pessoas quer saber qual é o local mais quente de um qualquer país.
Zerrui
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos


Uploaded with ImageShack.us






Perto de Mértola, há zonas que são quentes e bem secas.
Seria interessante averiguar o quanto.
Em termos de temperatura média anual e em termos de temperaturas médias e máximas dos meses mais quentes, há possivelmente melhores candidatos, mas não deixa de ser uma região interessante e quem sabe, capaz de surpreender.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos


Uploaded with ImageShack.us

Zona do Vale do Douro, perto de Foz Côa ( mas na margem Norte).




Uploaded with ImageShack.us

Vale fechado por montanhas tanto a Norte, como a Oeste e a Leste, na zona do Alto Douro, uns kms a Sudeste de Carrazeda de Ansiães.
Referi este vale, porque no trabalho sobre as zonas mais quentes do IM, esta região aparece como uma zona bastante quente, rodeada por locais bem mais frescos ( montanhas).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Qual foi a média das máximas, das mínimas e média geral de Julho e Agosto deste ano para Amareleja, Castelo Branco, Zebreira, Faro e Vila Real de S. António?
Alguém sabe de pelo menos uma destas?
Eu sei que não são as zonas mais quentes, mas queria ter uma ideia.
Obrigado. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Os dados de Castelo Branco e Faro estão nos boletins mensais que o IM disponibiliza no seu site.

Julho

Castelo Branco: 35,1ºC / 19,5ºC

Faro: 30,7ºC / 21,3ºC

O boletim de Agosto ainda não está disponível.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Qual foi a média das máximas, das mínimas e média geral de Julho e Agosto deste ano para Amareleja, Castelo Branco, Zebreira, Faro e Vila Real de S. António?
Alguém sabe de pelo menos uma destas?
Eu sei que não são as zonas mais quentes, mas queria ter um ideia.
Obrigado. :)

Amareleja Julho 38,0 C media das maximas. Herdade dos Lameiroes 37,8 em juho e Agosto.
 

Andrep

Cirrus
Registo
8 Set 2010
Mensagens
7
Local
Aveiro
Presumo que seja o rio que faz a fronteira entre Portugal e Espanha na zona da Beira Alta, a sul de Barca d'Alva.

Ah, bom.. E que eu sou de perto de aveiro, ou melhor, mais perto da estaºao de Anadia e passa o rio Agueda na minha localidade.. Fiquem com duvidas de estava relacionado ou nao!
mas pelo nome do topico, nao deve ser... Aqui sao atingidas temperaturas muito elevadas, mas nada que, penso eu, chegue nem perto dos 50º!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ah, bom.. E que eu sou de perto de aveiro, ou melhor, mais perto da estaºao de Anadia e passa o rio Agueda na minha localidade.. Fiquem com duvidas de estava relacionado ou nao!
mas pelo nome do topico, nao deve ser... Aqui sao atingidas temperaturas muito elevadas, mas nada que, penso eu, chegue nem perto dos 50º!

Pois é natural, porque o Vale do Águeda que estamos a falar, deve ser muito mais quente que essa região.:D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
The record high of 47.4 °C (117.3 °F) was recorded in Amareleja (although this is not the hottest spot in summer, according to satellite readings) .[24]

24: http://www.ptsi.pt. "Instituto de Meteorologia, IP Portugal

Alguém tem acesso a este artigo?
Não consigo abrir a página.