Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim Belem a mim tambem me dá muita tristeza ver o Soajo arder e saber que o ano passado estive no Geres a contemplar a sua paisagem atlantica com bosques de folha caduca de perder de vista pinheiros alpinos fenomenais agua a correr em todo o lado enfim falo tambem na região de Melgaço e Monção e pensar que o ano passado estive nessa região e pensar que ela ardeu praticamente toda a mim da-me uma tristeza atroz enfim mas se existem incendios no alasca e na russia porque é que não pode haver no Geres... eu acharia improvavel mas enfim 10% do parque natural ardeu... por isso Belem todos nos sentimos e vemos as consequencias que este calor excessivo provoca.

Sim, também estive lá no ano passado.
Mais preocupante que os incêndios estivais, são secas que se estendem por meses a fio e que provocam défices hídricos inesperados até fora da época estival.
O Gerês é das raríssimas áreas em Portugal continental onde existe um ecossistema atlântico aliado a florestas primitivas climácicas em que qualquer incêndio é muito grave... No entanto, normalmente, estas florestas não ardem bem, o que arde mais são os pinheiros e os eucaliptos.
Gostaria de ver o relatório do parque relativamente ao sucedido.
Mas sem dúvida que tanto no Gerês como no exterior, os incêndios são algo evitável e triste.
Bom, chega de offtopic. :)
 


zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Temperaturas agradáveis e alguma chuva a cheirar a outono, mas é só um leve odor quase imperceptivel. Na previsão a dez dias do INM dão 35 outra vez para coimbra na semana que vem. Nãooooooo!!!!!:eek:
 

Andrep

Cirrus
Registo
8 Set 2010
Mensagens
7
Local
Aveiro
Bem, como vocês podem ver eu sou novo por estes lados..
Nas minhas pesquisas na net sobre meteorologia, encontrei este forum que é claramente o melhor meio de discutir meteorologia via net em Portugal. Eu quero seguir meteorologia no ensino universitario, pois desde que comecei a ler praticamente, o meu primeiro instinto foi logo ver boletins meteorologicos.

o que eu vos queria perguntar, ou melhor, que me explicasses o que influencia o estado do tempo em portugal continental no Outono/inverno. Sei que temos um anti-ciclone localizado a oeste da Peninsula Ibérica onde as suas deslocaçoes influenciam significativamente o estado do tempo em Portugal. peço a voces que me eclareçam esta duvida..

obrigado
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
o que eu vos queria perguntar, ou melhor, que me explicasses o que influencia o estado do tempo em portugal continental no Outono/inverno. Sei que temos um anti-ciclone localizado a oeste da Peninsula Ibérica onde as suas deslocaçoes influenciam significativamente o estado do tempo em Portugal. peço a voces que me eclareçam esta duvida..

obrigado

Antes de mais, bem-vindo :thumbsup:

A tua pergunta é um pouco confusa. Antes demais tens que entender a definição de estado de tempo, equivale a um conjunto de fenómenos num determinado local ou região, que ocorrem num período de 24h.

Quanto ao Outono e o anticiclone, bom, ele varia muito na sua posição, tanto poderá tar a oeste, como leste, como norte ou nw, normalmente quando está a oeste, temos tempo húmido e nublado poderá chover mas será algo muito fraco.
 

Andrep

Cirrus
Registo
8 Set 2010
Mensagens
7
Local
Aveiro
Antes de mais, bem-vindo :thumbsup:

A tua pergunta é um pouco confusa. Antes demais tens que entender a definição de estado de tempo, equivale a um conjunto de fenómenos num determinado local ou região, que ocorrem num período de 24h.

Quanto ao Outono e o anticiclone, bom, ele varia muito na sua posição, tanto poderá tar a oeste, como leste, como norte ou nw, normalmente quando está a oeste, temos tempo húmido e nublado poderá chover mas será algo muito fraco.

Sim, eu essas treminoligias entendo..
Sei tambem que o clima na europa, nomeadamente em portugal e influenciado pelo NAO (oscilaçao do atlantico norte).
Gostaria de saber se estes dois fenomenos (a localizaçao do anti-ciclone e o NAO) esta relacionados..
Eu nao sei os termos técnicos que ''voces'' usam, mas faço um esforço por pesquisar.. A medida que vou lendo os diferentes tópicos, vou pesquisando e encontrando respostas, por isso, podes utilizar termos especificos, e nao te preocupes em escrever para ''que eu perceba'', eu desenrrasco-me..;)
Obrigado!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sim, eu essas treminoligias entendo..
Sei tambem que o clima na europa, nomeadamente em portugal e influenciado pelo NAO (oscilaçao do atlantico norte).
Gostaria de saber se estes dois fenomenos (a localizaçao do anti-ciclone e o NAO) esta relacionados..
Eu nao sei os termos técnicos que ''voces'' usam, mas faço um esforço por pesquisar.. A medida que vou lendo os diferentes tópicos, vou pesquisando e encontrando respostas, por isso, podes utilizar termos especificos, e nao te preocupes em escrever para ''que eu perceba'', eu desenrrasco-me..;)
Obrigado!

OK ;)

Então assim sendo, NAO+ (positiva) está a associado em Portugal, ao anticiclone, e a tempo seco e frio, NAO- (negativa) está a associada a depressões, logo tempo húmido e que poderá variar entre ameno e frio.

nao.jpg
 

Andrep

Cirrus
Registo
8 Set 2010
Mensagens
7
Local
Aveiro
OK ;)

Então assim sendo, NAO+ (positiva) está a associado em Portugal, ao anticiclone, e a tempo seco e frio, NAO- (negativa) está a associada a depressões, logo tempo húmido e que poderá variar entre ameno e frio.

nao.jpg

Estou a perceber.. Bom grafico, bastante esclarecedor.. Obrigado :)
Nao estou errado ao dizer que nao existe a minima possibilidade de saber a oscilaçao da NAO nos meses futuros, exemplo: Novembro,Dezembro, Janeiro, Fevereiro, certo?

é que tirando estes 2 fenomenos, chamemos-lhe assim (nao sei se e correcto), nao vejo por onde e que o clima portugues possa ser influenciado.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
é que tirando estes 2 fenomenos, chamemos-lhe assim (nao sei se e correcto), nao vejo por onde e que o clima portugues possa ser influenciado.

É bastante complexo tentar arriscar na tendência da NAO, se conseguíssemos ter a sua previsão exacta, teríamos grande parte do problema das previsões resolvido. Aquilo que poderá fazer-se ou seguir-se é tendências, por exemplo neste último Inverno que passou a NAO passou pra negativa de repente e assim seguiu, sem que ninguém contasse, acabamos por ter um Inverno extremamente chuvoso, sendo o mais chuvoso de sempre em algumas regiões.

Aqui tens a NAO, como variou, como poderás ver Dezembro e parte de Janeiro foi muito negativo, períodos nos quais choveu bastante por cá. E naquele período positivo a meio de Janeiro assustaram o pessoal, pois nessa altura deixou de chover, pois veio o anticiclone, e houve pessoal que até já temia que o Inverno tivesse acabado e que agora apenas seria tempo seco. No entanto a partir dos finais de Janeiro e ao longo de Fevereiro todo a NAO tornou-se negativa e acabamos por ter um mês ainda mais chuvoso e frio que Janeiro.

naosprd2g.gif


Dá uma olhadela neste tópico.

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitorizacao-clima-global-teleconexoes-2010-a-4360.html
 

zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Ouvi dizer (o que é muito fiável neste país...) que as temperaturas já não se elevarão acima dos 30º porque nos estamos a aproximar do equinócio de outono. Como não percebo nada de NAO nem de ECW vou fazer a dança da chuva. Mas leio atentamente os vossos posts, não levem a mal. Um dia hei-de perceber alguma coisa disto.:)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ouvi dizer (o que é muito fiável neste país...) que as temperaturas já não se elevarão acima dos 30º porque nos estamos a aproximar do equinócio de outono. Como não percebo nada de NAO nem de ECW vou fazer a dança da chuva. Mas leio atentamente os vossos posts, não levem a mal. Um dia hei-de perceber alguma coisa disto.:)

Bastará 1 ou 2 dias para a teoria do ouvi dizer ir por terra! :D

A partir de 6ª e por uns dias razoáveis, até deverá andar sempre acima disso, com a entrada de ar mais quente vindo do Norte de África, como em muitos episódios deste Verão.

Claro que com o aproximar do equinócio a magnitude dos eventos é menor, já não andará nos 40º, mas acima dos 30º ainda há muita margem para ir para já, e em qualquer altura do mês de Setembro, e até acima dos 35º é bem provável nos próximos dias.

Este padrão tem sido muito persistente este ano, portanto não é nada de admirar que continuemos com episódios de calor bem acima do normal durante algum tempo.

E mesmo temperaturas acima dos 30º não têm nada de anormal perto do equinócio! :)
 

zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Bastará 1 ou 2 dias para a teoria do ouvi dizer ir por terra! :D

A partir de 6ª e por uns dias razoáveis, até deverá andar sempre acima disso, com a entrada de ar mais quente vindo do Norte de África, como em muitos episódios deste Verão.

Claro que com o aproximar do equinócio a magnitude dos eventos é menor, já não andará nos 40º, mas acima dos 30º ainda há muita margem para ir para já, e em qualquer altura do mês de Setembro, e até acima dos 35º é bem provável nos próximos dias.

Este padrão tem sido muito persistente este ano, portanto não é nada de admirar que continuemos com episódios de calor bem acima do normal durante algum tempo.












E mesmo temperaturas acima dos 30º não têm nada de anormal perto do equinócio! :)

:sad:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A NOAA insiste em prever NAO- Para o meses mais invernosos (Novembro a Fevereiro).

glbz200mon.gif


De todas as previsões feitas por este organismo, a anomalia de geopotencial costuma ser a mais certeira, até porque a estes mapas não corresponde pelo menos uma das previsões abaixo (precipitação e temperatura).

euprecmon.gif


eut2mmon.gif


Com a anomalia de geopotencial prevista para Janeiro e Fevereiro, ou teremos bastante precipitação como o último inverno, e a previsão está errada, ou então teremos uma repetição de Fevereiro de 2005, com o jet tão a sul, que só recebemos o fluxo de leste das depressões que entram no Mediterrâneo, e consequentemente a anomalia negativa de temperatura seria bem maior que a prevista.

Alguém sabe da previsão do ECMWF, que este Verão foi tão certeira?