Seguimento Litoral Norte - Setembro 2010



LAMP

Cirrus
Registo
31 Ago 2010
Mensagens
53
Local
Lisboa / Maceda
Boa tarde a todos.

Os cumulus são as nuvens bíblicas então. Muito obrigada, Lamp!
Por aqui ainda não choveu. Céu completamente coberto e uma ligeira brisa de oeste. Parece que alguém se esqueceu de carregar no botão "chuva".


:lmao: agora que falas nisso as estatuas dos santinhos vêm sempre com os pès em cima de nuvens cumuliformes :lmao:

pergunto-me porque será... :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por Braga também caíram alguns pingos durante a tarde que mal molharam o chão. Descida acentuada na temperatura máxima.
 

Fi

Cumulus
Registo
3 Jul 2010
Mensagens
212
Local
Granja, Vila Nova de Gaia
:lmao: agora que falas nisso as estatuas dos santinhos vêm sempre com os pès em cima de nuvens cumuliformes :lmao:

pergunto-me porque será... :p

Peço desculpa pelo off topic desde já.
Efectivamente, os santinhos aparecem sempre em cima de cumulus. Na História da Arte, esse é um conceito algo recente (menos de 500 anos) e terá surgido primeiro na pintura. O efeito poderoso da contra luz de um pôr do sol como o da minha foto servia bem à imagem de além, mistério e secretismo da figura de Deus na Igreja Católica, principal mecenas dos pintores do Renascimento (a Igreja, não Deus). Nenhum santo que se preze aparece ao pessoal de manhã.

Por aqui, finalmente, vento de Norte a refrescar a atmosfera. Mas nada de chuva...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

por aqui apenas uns pingos sem acumulação, :sono: dia de céu em geral muito nublado por nuvens médias e altas, o mais notório a descida acentuada da temperatura em relação a ontem..


dados actuais:

temp: 18.1ºc ( mínima do dia ) ( máxima 21.8ºc , menos 9.4ºc que a máxima de ontem)

Vento: WSW: 10 Km/h

Humidade: 94 %

Pressão: 1015.8 hpa
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E a tarde aqueceu, com mais sol e menos nuvens, vento fraco e 24,4º.

Para já muita "estabilidade":D.

Muita estabilidade mesmo...as nuvens nem desenvolvem...vamos ver mais logo com o deslocamento da cut-off pelo sul talvez fiquemos aqui no norte com uma circulação de nuvens vinda mais de SE e isso favoreca alguma coisa......mas não sei não, isto está muito fraco para já ...
:rolleyes:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Céu azul, azul, azul. Nada de nuvens ou chuva. Esteve um dia bem bonito.
O vento é que já se faz sentir, de Norte, e é bem frio.

Sim, teve uma bela tarde de sol e algum calor.
Agora, o céu começou a encobrir devido a esta pequena "mancha" que tá a crescer: (mas não é nada demais :p )

sat1609201019h18.png


(E não vai trovoadas para o Litoral Norte, como já era de esperar, só para quem está esperançado)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Dia monotono. De momento ceu limpo e bem fresquinho. Sigo com 17.8°C .

Máxima do dia: 29.1°C
Mínima do dia: 15.6°C

Sem esperanças de animação, siga a monotonia :(