Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Personagem mediática ou não no meio da meteorologia, até gosto de ler a forma como Bastardi escreve. E desta vez aquilo que afirma até o faz com alguma moderação e cautela sabendo bem o que valem as previsões a longo prazo, tendências!

Aquilo que refere não é mais do que qualquer um de nós diria, tendo em conta os indicadores para previsões a médio longo prazo. Se tudo se mantiver assim, é previsível uma tendência para precipitação algo abaixo da média na europa, embora em contrapartida mais fria e seca. Enfim, onde não for tão fria, certamente que a precipitação será mais próxima do normal, o que parece óbvio, não fosse a excepção do ano passado em Portugal afectado por um padrão ou conjunto de circunstâncias raro!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Personagem mediática ou não no meio da meteorologia, até gosto de ler a forma como Bastardi escreve. E desta vez aquilo que afirma até o faz com alguma moderação e cautela sabendo bem o que valem as previsões a longo prazo, tendências!

Aquilo que refere não é mais do que qualquer um de nós diria, tendo em conta os indicadores para previsões a médio longo prazo. Se tudo se mantiver assim, é previsível uma tendência para precipitação algo abaixo da média na europa, embora em contrapartida mais fria e seca. Enfim, onde não for tão fria, certamente que a precipitação será mais próxima do normal, o que parece óbvio, não fosse a excepção do ano passado em Portugal afectado por um padrão ou conjunto de circunstâncias raro!

Raro?????
Não é assim tão raro, nós é que já não estavamos habituados a ter um Outono/Inverno normal, ou e quiserem um ano Hidrológico na média, sim .... não foi um ano muito chuvoso ou chuvoso foi um ano perfeitamente normal em termos nacionais.
As unicas excepções foram o Vale do Tejo e Algarve em que choveu cerca de 120% da média, ou 20% acima da média, porque o resto foi normal !!
Este ano o mais provável a não ser que haja uma mudança brutal (não me cheira) nas variáveis que determinam o tempo a longo prazo teremos um ano muito seco em particular durante os meses de Dez a Fevereiro.
Outubro e Novembro espero um mês normal ou ligeiramente acima ou abaixo da média( +-20%).
E não ... não espero tão seco como 2005 porque simplesmente considero isso quase impossível !!:thumbsup:
Nos anos 60 a 80 ou até mesmo 90 tivermos entre 3 a 6 anos destes por decada !!

Portanto é normal .... o que não é normal é tantos anos secos como tivemos esta década falando em termos nacionais !!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Raro?????
Não é assim tão raro, nós é que já não estavamos habituados a ter um Outono/Inverno normal, ou e quiserem um ano Hidrológico na média, sim .... não foi um ano muito chuvoso ou chuvoso foi um ano perfeitamente normal em termos nacionais.
As unicas excepções foram o Vale do Tejo e Algarve em que choveu cerca de 120% da média, ou 20% acima da média, porque o resto foi normal !!
Este ano o mais provável a não ser que haja uma mudança brutal (não me cheira) nas variáveis que determinam o tempo a longo prazo teremos um ano muito seco em particular durante os meses de Dez a Fevereiro.
Outubro e Novembro espero um mês normal ou ligeiramente acima ou abaixo da média( +-20%).
E não ... não espero tão seco como 2005 porque simplesmente considero isso quase impossível !!:thumbsup:
Nos anos 60 a 80 ou até mesmo 90 tivermos entre 3 a 6 anos destes por decada !!

Portanto é normal .... o que não é normal é tantos anos secos como tivemos esta década falando em termos nacionais !!

Sim, mas estava a referir-me ao facto de ter sido um inverno com precipitação próxima do normal e contudo mais frio, com várias situações de queda de neve em cotas médias/baixas, o que obedece a um padrão não muito normal.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim, mas estava a referir-me ao facto de ter sido um inverno com precipitação próxima do normal e contudo mais frio, com várias situações de queda de neve em cotas médias/baixas, o que obedece a um padrão não muito normal.

Ah ok .... julguei que estavas falar do NAO-, a precipitação em Lisboa e Madeira e coisas do género ....
Em termos de frio não sei, confesso que sou MeteoLouco mas é por chuva, muita chuva :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Raro?????
Não é assim tão raro, nós é que já não estavamos habituados a ter um Outono/Inverno normal, ou e quiserem um ano Hidrológico na média, sim .... não foi um ano muito chuvoso ou chuvoso foi um ano perfeitamente normal em termos nacionais.
As unicas excepções foram o Vale do Tejo e Algarve em que choveu cerca de 120% da média, ou 20% acima da média, porque o resto foi normal !!
Este ano o mais provável a não ser que haja uma mudança brutal (não me cheira) nas variáveis que determinam o tempo a longo prazo teremos um ano muito seco em particular durante os meses de Dez a Fevereiro.
Outubro e Novembro espero um mês normal ou ligeiramente acima ou abaixo da média( +-20%).
E não ... não espero tão seco como 2005 porque simplesmente considero isso quase impossível !!:thumbsup:
Nos anos 60 a 80 ou até mesmo 90 tivermos entre 3 a 6 anos destes por decada !!

Portanto é normal .... o que não é normal é tantos anos secos como tivemos esta década falando em termos nacionais !!

o IM informa, no Boletim Climatológico de Agosto, que a precipitação acumulada desde 1 de Outubro de 2009 é superior a 120% em relação ao valor médio em quase todo o território e superior a 150% em alguns locais da região norte e na área de Lisboa.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu também compreendi que o Paulo se referia ao Inverno e não ao ano hidrológico. O Inverno não sei se o podemos considerar raro ou não, aconteceram algumas coisas que se podem considerar raras, eu por exemplo comparo um pouco a depressão do Oeste de Dezembro de 2009 à depressão de Fevereiro de 1941 apesar da última ter sido menos localizada que a primeira. Um dia destes coloco aqui no fórum umas simulações e percebem o porquê da comparação. O que se passou na Madeira também terá períodos de retorno de algumas décadas, o Inverno aí sem dúvida foi muito raro mesmo, no Funchal o mais chuvoso desde 1865. Não esquecer que na Madeira antes da tragédia já tinha caído muita água, o Rog que o diga, pois teve registos incríveis 2 semanas antes que antecederam a tragédia, e em lado nenhum se falou nisso sem ser aqui no fórum, nem em relatórios, nem conferências, nada. O Rog na Madeira teve uns 330mm de precipitação duas semanas antes da tragédia com a depressão tropical-híbrida a que demos aqui o nome de «Cassandra» que provocou enxurradas nas Canárias iguais à da Madeira mas sem vítimas (porquê ?) e obviamente esse evento foi um precursor agravante do que depois viria a acontecer duas semanas mais tarde.
Mas falando em termos nacionais e continente, como referes, os anteriores Invernos (6) é que foram maus, mas antes daí a regularidade também já não foi a mesma do passado. A dúvida é saber se olhando para a tendência (aquecimento global?) dos últimos 20 anos um Inverno destes se está a tornar de facto raro e se temos que esperar em média vários anos para termos outro, ou se pelo contrário, se se dá uma qualquer mudança decadal numa qualquer oscilação (PDO?) que permita que a regularidade de Invernos com mais chuva regresse de novo.


prec.gif


Como vimos durante o Inverno, muitas pessoas já estavam completamente fartas porque se desabituaram do "normal" Inverno, os mais novos então nem tem grandes memórias sobre isso, acham que Portugal é sol e praias e ficam fartos ao fim de 2 dias de chuva. Ironicamente agora passa-se o contrário, todos fartos do verão, enfim, faz parte da rotina da sociedade embora se torne cansativo tanta impaciência e falta de memória meteorológica e desconhecimento climatológico do país em que vivem. No fórum ainda mais cansativo, porque aqui as pessoas pelo menos tem acesso a outro conhecimento e maior sensibilidade para o assunto.

Quanto à sinóptica envolvida neste Inverno, sim, foi excepcional, a conjugação de NAO- e AO- foi extraordinariamente rara, mas isso não se tem que traduzir num Inverno extraordinariamente raro para nós, continente. Para a Madeira aparentemente foi.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
o IM informa, no Boletim Climatológico de Agosto, que a precipitação acumulada desde 1 de Outubro de 2009 é superior a 120% em relação ao valor médio em quase todo o território e superior a 150% em alguns locais da região norte e na área de Lisboa.

É estranho dizeres isso porque o SNIRH como fiz referência neste tópico http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitorizacao-clima-de-portugal-2010-a-4170-6.html#post228657

diz com base nas suas 40 estações com que fazem a média deles que tivemos um ano normal em termos de precipitações com excepção do vale do Tejo e Algarve em que foi superior a 125%. Ainda não li o relatório do IM (esqueci-me qual o login e password e apenas tenho um email, tenho que criar outro :D) mas acho estranho esta discrepância em 1 e outro ...
Nomeadamente no litoral norte e centro classificado como inferior á média quando pelo jeito o IM diz que foi superior a 150% ????
Será que as estações estão assim tão distantes (as do Im e o snirh) para que estes valores sejam assim tão diferentes !!
Algo não bate certo !!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu também compreendi que o Paulo se referia ao Inverno e não ao ano hidrológico. O Inverno não sei se o podemos considerar raro ou não, aconteceram algumas coisas que se podem considerar raras, eu por exemplo comparo um pouco a depressão do Oeste de Dezembro de 2009 à depressão de Fevereiro de 1941 apesar da última ter sido menos localizada que a primeira. Um dia destes coloco aqui no fórum umas simulações e percebem o porquê da comparação. O que se passou na Madeira também terá períodos de retorno de algumas décadas, o Inverno aí sem dúvida foi muito raro mesmo, no Funchal o mais chuvoso desde 1865. Não esquecer que na Madeira antes da tragédia já tinha caído muita água, o Rog que o diga, pois teve registos incríveis 2 semanas antes que antecederam a tragédia, e em lado nenhum se falou nisso sem ser aqui no fórum, nem em relatórios, nem conferências, nada. O Rog na Madeira teve uns 330mm de precipitação duas semanas antes da tragédia com a depressão tropical-híbrida a que demos aqui o nome de «Cassandra» que provocou enxurradas nas Canárias iguais à da Madeira mas sem vítimas (porquê ?) e obviamente esse evento foi um precursor agravante do que depois viria a acontecer duas semanas mais tarde. Mas estranhamente ninguém nessas conferências que parece que aconteceram repararam nisso. Se calhar só nós aqui do fórum sabemos desse importante pormenor.

Mas falando em termos nacionais e continente, como referes, os anteriores Invernos (6) é que foram maus, mas antes daí a regularidade também já não foi a mesma do passado. A dúvida é saber se olhando para a tendência (aquecimento global?) dos últimos 20 anos um Inverno destes se está a tornar de facto raro e se temos que esperar em média vários anos para termos outro, ou se pelo contrário, se se dá uma qualquer mudança decadal numa qualquer oscilação (PDO?) que permita que a regularidade de Invernos com mais chuva regresse de novo.


prec.gif


Como vimos durante o Inverno, muitas pessoas já estavam completamente fartas porque se desabituaram do "normal" Inverno, os mais novos então nem tem grandes memórias sobre isso, acham que Portugal é sol e praias e ficam fartos ao fim de 2 dias de chuva. Ironicamente agora passa-se o contrário, todos fartos do verão, enfim, faz parte da rotina da sociedade embora se torne cansativo tanta impaciência e falta de memória meteorológica e desconhecimento climatológico do país em que vivem. No fórum ainda mais cansativo, porque aqui as pessoas pelo menos tem acesso a outro conhecimento e maior sensibilidade para o assunto.

Quanto à sinóptica envolvida neste Inverno, sim, foi excepcional, a conjugação de NAO- e AO- foi extraordinariamente rara, mas isso não se tem que traduzir num Inverno extraordinariamente raro para nós, continente. Para a Madeira aparentemente foi.

Eu não estou farto do Verão .....:D
Por mim podia continuar mais uns meses, apesar de preferir a chuva apenas queria era poupar na água e sobretudo na electricidade gasta para semear alguma coisa no Quintal da minha casinha e poupar um dinheirinho ...
Mas existem pessoas aqui muito impacientes por chover :D
É normal ..... gostam de chuva, são como eu anseiam pela hora do Benfica - Sporting. Sou benfiquista :D
Receiam a seca este ano ..... logo se vê se será seco, por exemplo entre as previsões sazonais do inicio de Setembro e inicio de Outubro as diferenças são enormes e por isso aguardemos mais um mês !!

Sim Vince eu sei que era uns impacientes pela chuva e que me mandava vir por tudo e por nada pela chuva, mas mudei, não gosto é de passar por mentiroso, quando digo á familia que vai chover e fico com tudo por regar á espera da chuva e depois oiço das boas no dia a seguir.
mas eu como tu como eu, já conhecemos o comportamentos das depressões em especial estas de Setembro e metade de Outubro e que são imprevisiveis para o bem e para o mal !!
Desculpem a conversa filosófica da vida .....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
É estranho dizeres isso porque o SNIRH como fiz referência neste tópico http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitorizacao-clima-de-portugal-2010-a-4170-6.html#post228657

diz com base nas suas 40 estações com que fazem a média deles que tivemos um ano normal em termos de precipitações com excepção do vale do Tejo e Algarve em que foi superior a 125%. Ainda não li o relatório do IM (esqueci-me qual o login e password e apenas tenho um email, tenho que criar outro :D) mas acho estranho esta discrepância em 1 e outro ...
Nomeadamente no litoral norte e centro classificado como inferior á média quando pelo jeito o IM diz que foi superior a 150% ????
Será que as estações estão assim tão distantes (as do Im e o snirh) para que estes valores sejam assim tão diferentes !!
Algo não bate certo !!!

Sim, algo não bate certo. Nesse Boletim de Agosto é apresentado este mapa da percentagem da precipitação total no período Outubro de 2009 a Agosto de 2010.

anoh.jpg


Já coloquei a hipótese dos dois organismos estarem utilizar referenciais distintos. O IM utilizou a normal de 1971-2000. Mesmo que SNIRH tenha utilizado outra normal como referência, as anomalias obtidas parecem-me um pouco baixas. Aqui em Bragança, este ano hidrológico deverá terminar como um dos cinco mais chuvosos dos últimos 20 anos.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Calcular a precipitação anual é sempre um exercício difícil. Não sei se o IM se baseia apenas nos dados das suas estações. Se o faz, obviamente que os dados não estarão correctos. Por exemplo episódios como o de ontem em Braga. A estação de Merelin (do IM), segundo alguns relatos, acho que não teve acumulado.
Eu estava a entrar em Braga aquando do episódio. A chuva era imensa. Quando regressei a casa o chão estava completamente seco, não tinha caído nem uma gota na minha zona. Na região do Minho, devido em parte ao relevo, é muito comum estar a chover com alguma intensidade num local e apenas 1 ou 2 KM não chover nada.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Preparem-se porque vem aí o cataclismo em forma de frio. Em alguns anos que acompanho isto das previsões sazonais, nunca tinha visto nada assim.
A IRI prevê um trimestre com anomalia fria para a Europa ocidental!!!!!

ndj11eurtemp.gif
 

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Preparem-se porque vem aí o cataclismo em forma de frio. Em alguns anos que acompanho isto das previsões sazonais, nunca tinha visto nada assim.
A IRI prevê um trimestre com anomalia fria para a Europa ocidental!!!!!

Fiquei curioso, "cataclismo em forma de frio" o que significa isso mais concretamente para Portugal? Muita chuva:p ou mais frio e seca:mad:?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Fiquei curioso, "cataclismo em forma de frio" o que significa isso mais concretamente para Portugal? Muita chuva:p ou mais frio e seca:mad:?

O David sf está a ser irónico, porque esse site de previsões sazonais coloca sempre previsões de temperaturas acima da média, nunca vi previsões como o David mostrou, bastante curioso.:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O David sf está a ser irónico, porque esse site de previsões sazonais coloca sempre previsões de temperaturas acima da média, nunca vi previsões como o David mostrou, bastante curioso.:D

Sim, é só ironia, pois esse modelo de previsão sazonal mete sempre temperaturas acima da média. Não quer dizer nada, para mim as suas previsões sazonais são muito fraquinhas.