Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem menos chuva que o gfs está a dar:(, mas enfim era de esperar esta mudança, mas não é só o gfs ou outros modelos também já retiraram grande parte da instabilidade que estavam a prever, conclusão mais uma vez não vai chover nada de jeito:angry:.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ECM e o GFS das 00z estão extraordinariamente parecidos para as 120h.

modelos.gif


Ambos tem uma perturbação embebida na ondulação mas ao contrário de ontem, sobretudo o ECM, não se dá a ciclogenese a noroeste, este modelo ontem cavava uma depressão nessa zona, e hoje está mais meigo.
De qualquer forma ainda é uma frente razoável, claro que muito mais para o norte que as outras zonas. O GFS tirou bastante água (15mm no Porto em vários dias) embora o ECM seja mais generoso, cerca de 40mm no mesmo Porto, a beneficiar sobretudo o noroeste do país enquanto o GFS é mais agressivo para a Galiza. Para Lisboa andam ambos na casa duns modestos 6mm.

Enquanto os modelos mantiverem aquela perturbação embebida podem a qualquer momento reverter e meterem mais instabilidade e chuva de novo.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Ai ai..., cada vez a chuva é menos, agora já é só 1,7mm para Coruche:(, mas para o norte aumentou mais um pouco:thumbsup:, o que eu estou a ver é que este ano está parecido ao ano passado, que só começou a chover a sério a partir do meio de novembro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ai ai..., cada vez a chuva é menos, agora já é só 1,7mm para Coruche:(, mas para o norte aumentou mais um pouco:thumbsup:, o que eu estou a ver é que este ano está parecido ao ano passado, que só começou a chover a sério a partir do meio de novembro.

Espero bem que se mantenha assim durante mais um mês com um NAO bem positivo, e com toda a chuva a caminho do UK !!
Quanto mais tempo durar este tempo assim melhor, pois teremos mais chances de NAO- no Inverno e final de Outono.
Sabem o que aconteceu nesta década quando Outubro foi chuvoso !!
Por isso calma ... muita calma !!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Espero bem que se mantenha assim durante mais um mês com um NAO bem positivo, e com toda a chuva a caminho do UK !!
Quanto mais tempo durar este tempo assim melhor, pois teremos mais chances de NAO- no Inverno e final de Outono.
Sabem o que aconteceu nesta década quando Outubro foi chuvoso !!
Por isso calma ... muita calma !!

Mas é frustrante, já desde o dia 12 de junho que cá não chove nada de jeito, se continuar assim não sei não, e outra o gfs mete a iso de 20 para o dia 7:eek:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas é frustrante, já desde o dia 12 de junho que cá não chove nada de jeito, se continuar assim não sei não, e outra o gfs mete a iso de 20 para o dia 7:eek:

Vê em anos normais quando é que começa a chover ???

90% dos meses de Outubro ( maior parte ) registam a precipitação na 2ª Quinzena ou ultima semana de Outubro .....
Não sei porque essa impaciência toda com a chuva !!
Hoje estamos a 28 Setembro, correcto ??????
Agora é tempo de haver chuva no Norte e só mais tarde chegará ás regiões mais a sul !!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Vê em anos normais quando é que começa a chover ???

90% dos meses de Outubro ( maior parte ) registam a precipitação na 2ª Quinzena ou ultima semana de Outubro .....
Não sei porque essa impaciência toda com a chuva !!
Hoje estamos a 28 Setembro, correcto ??????
Agora é tempo de haver chuva no Norte e só mais tarde chegará ás regiões mais a sul !!

Ok ok
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Espero bem que se mantenha assim durante mais um mês com um NAO bem positivo, e com toda a chuva a caminho do UK !!
Quanto mais tempo durar este tempo assim melhor, pois teremos mais chances de NAO- no Inverno e final de Outono.
Sabem o que aconteceu nesta década quando Outubro foi chuvoso !!
Por isso calma ... muita calma !!

Concordo plenamente, isto pela experiencia de anos mais recentes é isso que basciamente tem acontecido. Mas é esperar para ver
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Gosto bastante das previsoes da FreeMeteo para Domingo com possibilidades de tempestade acompanhadas de fortes trovoadas :rolleyes:
segundo essas previsões a região de Setúbal será bastante afectada

espero que se mantenha assim e vamos la ver no que dá ^^
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Gosto bastante das previsoes da FreeMeteo para Domingo com possibilidades de tempestade acompanhadas de fortes trovoadas :rolleyes:
segundo essas previsões a região de Setúbal será bastante afectada

espero que se mantenha assim e vamos la ver no que dá ^^

Caro Colega não te deixes iludir pelo freemeteo, porque para apanhar desilusões não há melhor.
O que diz hoje amanha pode ser o oposto;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

cá fica a carta FAX do Uk Met Office para o próximo domingo dia 3 de Outubro,
muito interessante , quase de certeza que não vai ser assim, os 2 principais modelos não vem nada parecido com isto...a não ser que algo mude muito até lá...:rolleyes: :assobio:

ppvo89.png


Isto é carta sinóptica mais de Inverno, para Dezembro, Janeiro...


Olhando ao GFS e ECM acho que ( em princípio ) poderemos contar com uma frente de actividade moderada em especial no Norte e Centro, mais "certezas" só mesmo em cima do acontecimento..