Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Cartas sinópticas de superfície:

gif1.gif

gif2.gif

gif3.gif

CopyRight@21stOperationalWeatherSquadron

Parece-me que após a passagem do sistema frontal na sexta-feira, o centro de baixas pressões tenderá a deslocar-se ligeiramente para leste e entrar em fase de enchimento, não baixando de latitude. Entretanto, em altitude estende-se uma dorsal com orientação para sueste e que irá alimentar uma segunda depressão no Mediterrâneo Ocidental e, essa sim, provocar mau tempo no leste de Espanha, mas sem afectar Portugal.
Após a passagem do sistema frontal sobre Portugal Continental, ficaremos sobre a influência de ar marítimo polar, favorável à ocorrência de aguaceiros dispersos, por vezes moderados a fortes e acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões do norte e centro.
Portanto, trata-se de uma situação típica outonal, normal, de transição entre o verão e o inverno, quando o território de Portugal Continental passa a estar sobre a influência da corrente polar do hemisfério norte (que acompanha o movimento aparente diurno do Sol no seu deslocamento para sul).

EDIT (02h00): Reparei agora que os modelos apontam para o incremento da precipitação novamente no Domingo; trata-se de uma situação complexa em termos sinópticos, uma vez que a depressão a noroeste estará em fase de enchimento e, entretanto, começa-se a esboçar a formação de uma nova depressão nas imediações do Estreito de Gibraltar ...

P_DOMINGO.JPG


Resumindo: Precipitação essencialmente na Sexta-feira/madrugada de Sábado, ligeira melhoria e depois novamente precipitação para Domingo.
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Olha que bom. Mais animação.
Pelo menos até domingo, por aqui vai estar muita da nossa atenção .
O outono, que mal começou, , já derrubou árvores, telhados e planos.
A noroeste , já precipitou mais que a média em todo o mês de Outubro de muitos anos.
Agora , frentes estacionárias,bloqueios continentais,acasos circunstanciais anunciam mais precipitações , distribuídas por todo o Continente.
Para quase todos , chuva bem-vinda, para uns poucos, chover no molhado ,
para todos , venha de lá essa animação.
Acompanhada do vento, da possibilidade de trovoadas e da forte ondulação.
Tudo isso?
Ainda assim , há quem alerte para estas "entradas de leão" da Estação.
Temem as " saídas de sendeiro" como tanto ocorreu com outras.

O que aí vem ,já cá canta.
Boas vivências , bons registos, bons relatos do que estiver para vir.
Quero lá saber agora do que pode ou não suceder a este imediato e emocionante advir...
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Bom dia não sei se acham estranho senão mas tiraram metade da chuva prevista para lisboa nesta ultima run será que volta a meter?
E que com esta velocidade ainda chego aos 0:lmao:

Abraço:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Para terem uma ideia da imprevisibilidade da ciência meteorológica, vejam aqui as EPS members do ECMWF previstas para Domingo! :lmao:

Até Domingo é de colocar mais precipitação para ali e retirar precipitação de acolá :calor:

ESTAS PREVISÕES DO WEATHERONLINE PARA DOMINGO SÃO JÁ PARA ESQUECER: :facepalm:
EDIT (02h00): Reparei agora que os modelos apontam para o incremento da precipitação novamente no Domingo; trata-se de uma situação complexa em termos sinópticos, uma vez que a depressão a noroeste estará em fase de enchimento e, entretanto, começa-se a esboçar a formação de uma nova depressão nas imediações do Estreito de Gibraltar ...

P_DOMINGO.JPG
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Verifica-se uma ciclogénese explosiva, que fica documentada pelas cartas disponibilizadas pela NOAA:

http://www.opc.ncep.noaa.gov/A_sfc_full_ocean.jpg
Na análise de hoje às 0600 a depressão de 1007 hPa...evolui para nordeste cavando 53 hPa/40 horas (superando o valor de 1 hPa/1h em pelo menos 24 horas - condição necessária da ciclogénese explosiva)...

http://www.opc.ncep.noaa.gov/shtml/A_48hrbw.gif
Previsão para dia 8 de Outubro às 00, com 954 hPa no centro da depresssão.
Com este cavamento e o bloqueio do Anticiclone Europeu...a depressão quasi estacionária, inicia um deslocamento em direcção à Península Ibérica enchendo rapidamente...de qualquer das maneiras, no dia 8, teremos a superfície frontal activa associada a este cavamento explosivo e posteriormente (a partir de Sábado) ocorrerá instabilidade associada à depressão...o temporal no mar será também um factor muito importante

http://www.opc.ncep.noaa.gov/shtml/A_96hrbw.gif
http://www.opc.ncep.noaa.gov/shtml/A_96hrwind_wave.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Continuando com os meus problemas de ligação :angry::angry::angry:

Boa tarde ... olhando aos modelos observa-se que este tempo que virá provavelmente choverá somente na Sexta Feira á tarde com precipitação forte (dizem os modelos) atravessando o país desde Sexta á tarde até Sabado de madrugada sendo que no dia de Sábado ao contrário do que diz o IM não deverá ocorrer precipitação forte, sendo que essa que ainda possa ocorrer será no final do dia de Sábado, ou madrugada de Domingo !!
A depressão com instabilidade termina no Domingo diminuindo a instabilidade gradualmente de Norte para Sul !!
Depois .... teremos AA em cima (em principio e sem fim á vista)

NOTA: Se ocorrer o previsto, com esta precipitação prevista (se chover assim tanto como os modelos dizem) a região do sul ficará próxima da média, e a região do centro também deverá ficar mais proxima da média e o Norte tb deverá ficar na média ....

Porque digo isto ???
Porque em principio depois deveremos ter novamente o AA em cima de nós ou ao lado embora nada esteja definido .....
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Agora sim, penso que está na hora de o IM lançar um aviso à população de possibilidade de precipitação forte e grande ondulação. Posso estar enganado, mas a amplitude das marés junto com a ondulação requer muita atenção e cuidado...



EDIT: O IM acabou de lançar um aviso!
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
A ultima run das 12 do GFS coloca mais chuva para a noite de Sexta/Sabado.

Penso que de um belo acumulado de precipitação para o Algarve já ninguem nos tira.:thumbsup:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A ultima run das 12 do GFS coloca mais chuva para a noite de Sexta/Sabado.

Penso que de um belo acumulado de precipitação para o Algarve já ninguem nos tira.:thumbsup:

E desta vez, segundo as previsões, o sotavento será bem contemplado. A minha aposta, pela observação dos modelos, vai para 40 a 70 mm para os próximos 7 dias. Se assim suceder, as estações algarvias ficarão perto da média do mês, ou nalguns casos, poderão mesmo atingi-la.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
De acordo com o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P, o estado do tempo no território do continente será condicionado por uma depressão bastante cavada, com um sistema frontal associado, pelo que se prevê para a próxima Sexta-Feira e madrugada de Sábado a ocorrência de precipitação que deverá ser forte em especial nas regiões do Norte e Centro, situação que será acompanhada de vento forte.

Esta situação continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre que tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia.

Sugere-se o acompanhamento da situação através da Pagina Web do Instituto.

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...edia/noticias/textos/prec_forte_20101008.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E ainda devem mudar a previsão toda para o litoral e "Pedimos desculpas pelo lapso". :lmao:

Errado ... não se trata de lapso nenhum pois o IM segue as previsões do ECM, e este dá efectivamente chuva forte salvo erro, na tarde de Sexta Feira no litoral Norte e Centro extendendo-se para o interior norte e centro ao longo da tarde e noite e madrugada !!
o Ecm ao contrário do GFS e do Hirlam (os que olhei) dão o sistema mais pujante no incio da tarde e enfraquecendo assim que entra em terra.
o GFS e Hirlam é exactamente ao contrário mostra o que o ECM mostra no inicio no litoral norte (entre as 09h e 15h ou 12h ou 18h não me lembro ao certo) precipitações em 6h entre 20 e 30 mm, mas ao contrário do ECM que desentifica a sul, estes intensificam a centro e sul mesmo em cima da costa !!
Perceberam o que disse .....ou fui muito confuso :huh:

Resumo: o ECM não mostra a intensificação do Hirlam e GFS no litoral centro e sul mantendo o que já trazia atrás 10 a 20 mm, e o ECM mostra apenas o que o GFS dá ao inicio/meio da tarde no litoral norte ...
Desculpem o mau português sou um bocado confuso a escrever :D