Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tal como disse o David só mesmo em meados de Dezembro. :D

Só o Norte e Centro em Novembro. No Algarve, só mesmo a partir de 20 de Dezembro é que começou a chover no Algarve, o Outono foi o mais seco dos últimos 28 anos, e lembro-me de darem na minha cabeça e do Aurélio que só falavámos em seca, todos criticavam a gente.:D

Sim, do extremo Sul têm razão, Dezembro sem dúvida. A minha memória selectiva estava a "ostracizar" o Algarve. :p
Bem me lembro dos vossos lamentos quase desesperantes. :D

De qualquer forma, eu não me estava a referir à NAO, estava apenas a comentar que o Stormy e o David estavam a discutir duas coisas a meu ver diferentes, cada um com a sua parte de razão, sem estarem a perceber que estavam a divergir um bocado no contexto, na minha modesta opinião.
Especialmente na noção de "animado" entre calor-frio e chuva-secura.

Sim, em Dezembro começou a animação generalizada a todos e com frio à mistura, e storm-track brutalmente a Sul.
Mas sem qualquer dúvida, em pelo menos 70/80% do território, a partir do meio de Novembro, já houve muita animação meteorológica assinalável, com grandes chuvadas mesmo em particular mais a Norte claro (vejam as acumulações a partir de dia 15), independentemente dos valores da NAO (é só um índice que não provoca o tempo, mas pelo contrário quantifica de forma simplista o tempo ocorrido) e de serem caudas de frentes de depressões mais a Norte ou não também.

Portanto, onde quero chegar é que nem 8 nem 80. Nem o Outono foi super animado e empolgante desde o início, mas também, na maior parte do país a segunda metade do Outono foi claramente animada/agitada. Ainda que o início desta agitação tenha sido com tempo ameno, mas bastante chuvoso.
Apenas isso.. ;)

O mês da discórdia, e de alguma falta de memória :p
NOVEMBRO
http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/resumo-do-mes-novembro-2009-a-3960.html

http://www.meteopt.com/forum/seguim...to-litoral-norte-novembro-2009-a-3873-17.html

--------

Mas o tópico é deste ano, não do anterior, e concordo com o que disse o David de gostar de NAO+ num início de Outono, como concordei com o Aurélio há dias, pois salvo grandes anormalidades (que podem acontecer), regra geral, mais tarde ou mais cedo os padrões dominantes mudam, e assim ainda irá bem a tempo de ser no pico da estação que interessa.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Forte NAO +: Existe uma forte corrente zonal mas tudo rumo ao UK, dando uma tempo geralmente mais quente ao UK e muito mais chuvoso;
NAO+/NAO neutro: a circulação zonal desce mais um pouco e afecta agora com ferocidade as regiões do Norte e assencialmente a norte do Mondego causando precipitação bastante acima do normal no Norte (em especial Minho e Douro) e a parte mais a sul fica a ver a caravana passar como estivemos desde Outubro até 20 Dezembro do ano passado..
NAO-/forte NAO - : há festa em todas as aldeias algarvias :D

Em relação a este Outono/Inverno ainda estou a tentar digerir os modelos e ver as ultimas actualizações pois os actuais modelos causam-me muitas dúvidas para já.
para já o cenário deste mês de Outubro é de NAO+, e depois logo veremos !!

Para finalizar, em relação a este de Outubro e de acordo com o NOAA, que todos os anos anda sempre feito barata tonta em relação a este mês (não lida bem quando os sinais não são claros), é que teremos um mes predominantemente de NAO+, em que aqui mais a sul ficamos a ver a caravana passar !!
Felizmente isso é o que eu desejava que acontecesse aqui no sul (um Setembro bem seco e um Outubro bem seco).
É a minha teoria da batata em termos climatológicos mas que espero que funcione !! :)

Numa primeira análise a Novembro teriamos uma inversão da NAO (mas isso tem andado desde Julho a dizer) e esperemos que não mude em cima da hora !!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Pessoal sem querer contradizer nada nem ninguem pois já aqui disse que entendo pouco de previsões sazonais e menos ainda de Oscilação do Atlantico Norte... mas o facto de termos tido um Verão extramamente quente não pode ser sinonimo que poderemos ter o Inverso no Inverno?? ou seja um Inverno extramente frio ou seja com temperaturas mais extremas com a entrada de ventos de Este???
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Forte NAO +: Existe uma forte corrente zonal mas tudo rumo ao UK, dando uma tempo geralmente mais quente ao UK e muito mais chuvoso;
NAO+/NAO neutro: a circulação zonal desce mais um pouco e afecta agora com ferocidade as regiões do Norte e assencialmente a norte do Mondego causando precipitação bastante acima do normal no Norte (em especial Minho e Douro) e a parte mais a sul fica a ver a caravana passar como estivemos desde Outubro até 20 Dezembro do ano passado..
NAO-/forte NAO - : há festa em todas as aldeias algarvias :D

Em relação a este Outono/Inverno ainda estou a tentar digerir os modelos e ver as ultimas actualizações pois os actuais modelos causam-me muitas dúvidas para já.
para já o cenário deste mês de Outubro é de NAO+, e depois logo veremos !!

Para finalizar, em relação a este de Outubro e de acordo com o NOAA, que todos os anos anda sempre feito barata tonta em relação a este mês (não lida bem quando os sinais não são claros), é que teremos um mes predominantemente de NAO+, em que aqui mais a sul ficamos a ver a caravana passar !!
Felizmente isso é o que eu desejava que acontecesse aqui no sul (um Setembro bem seco e um Outubro bem seco).
É a minha teoria da batata em termos climatológicos mas que espero que funcione !! :)

Numa primeira análise a Novembro teriamos uma inversão da NAO (mas isso tem andado desde Julho a dizer) e esperemos que não mude em cima da hora !!

Pronto, e aquilo que eu queria dizer era que iamos ter uma NAO neutra até dezembro, e que janeiro e fevereiro podem ser de NAO+...o comportamento exato do AA pode variar um pouco...de certo modo poderia haver uma tendencia de fazer as perturbações descerem na zona do atlantico E/NE , com o AA mais a W, ainda que num cenario de NAO neutra..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pessoal sem querer contradizer nada nem ninguem pois já aqui disse que entendo pouco de previsões sazonais e menos ainda de Oscilação do Atlantico Norte... mas o facto de termos tido um Verão extramamente quente não pode ser sinonimo que poderemos ter o Inverso no Inverno?? ou seja um Inverno extramente frio ou seja com temperaturas mais extremas com a entrada de ventos de Este???

Na atmosfera há equilibrio dinamico...após um verão quente pode haver um inverno frio...ou não....caso não haja descansa que haverá outro modo para que a atmosfera tenha para restituir o tal equilibrio...;)
Estamos a lidar com um sistema dinamico...semi caotico...semi porque de certo modo há uma lógica inerente ao seu funcionamento...embora os factores sejam tão complexos que é muito dificil antever as coisas com exatidão;)
Após as 100h só nos podemos basear em tendencias gerais e em simples exercicios de lógica, relacionados é claro com o nosso conhecimento do clima, do comportamento geral da atmosfera nesta zona e com factores que ocorreram noutras areas mas que podem refectir-se cá, na europa SW/PI...e depois temos as teleconexções, etc etc;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pessoal sem querer contradizer nada nem ninguem pois já aqui disse que entendo pouco de previsões sazonais e menos ainda de Oscilação do Atlantico Norte... mas o facto de termos tido um Verão extramamente quente não pode ser sinonimo que poderemos ter o Inverso no Inverno?? ou seja um Inverno extramente frio ou seja com temperaturas mais extremas com a entrada de ventos de Este???

Não necessariamente.
Depois de um inverno muito chuvoso, muitos apontavam para uma primavera/verão muito propícios à ocorrências de trovoadas. A justificação era a imensa quantidade de água que existia no solo.
Ora, trovoadas, no último meio ano, foram pouco frequentes. E a humidade no solo, essa, foi-se toda (calor, muitas horas de sol, baixa humidade...).

Isto para dizer que em meteorologia, uma coisa não implica necessariamente a outra.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
as temperaturas hoje durante a noite aqui em Fernão Ferro conselho do Seixal já desceram a valores perto dos 10º graus o ano passado isso so começou acontencer no mes de Novembro tivemos dias o ano passado em Outubro de 30º e ate mais graus estou plenamente convicto que o mesmo não ira passar este ano como disse aqui a uns dias que tinha a forte convicção que as temperaturas iriam descer progressivamente e os dias de verão iriam já desaparecer neste mes que agora iniciamos... as previsões são concretas e objectivas para os proximos dias instAbilidade para domingo e para o resto da proxima semana... valores de percipitação interessantes as temperaturas irão descer progressivamente para valores de maximas abaixo já dos 22º graus... não sei o que isto signfica a nivel de previsão Sazonal nem tão pouco com a tão referida Oscilação do Atlantico Norte... mas parece que este ano quem dizia que as estações do ano estão trocadas parece que não... tivemos um Inverno rigoroso uma primavera normal um verão escaldante e pelos vistos um inicio de Outono quase por calendario... este ano não ha praia nem verão ate Novembro... Muito sinceramente não sei quem acertou nas previsões mas parece que os dados estão lançados e não me desmentem...

cumps a todos
 

digimago

Cirrus
Registo
19 Ago 2009
Mensagens
11
Local
Ponta Delgada
Alguém leu a noticia do CM de hoje segundo o qual:
"O inverno mais rigoroso de sempre com as temperaturas mais baixas dos ultimos mil anos, é o aviso meteorológico que chega da Russia para toda a Europa. Os factores são: a perda de velocidade da Corrente do Golfo, reduzida a metade nos últimos dois anos e o aumento dos ventos árticos."
Pura especulação ou alguma coisa de verdade?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Alguém leu a noticia do CM de hoje segundo o qual:
"O inverno mais rigoroso de sempre com as temperaturas mais baixas dos ultimos mil anos, é o aviso meteorológico que chega da Russia para toda a Europa. Os factores são: a perda de velocidade da Corrente do Golfo, reduzida a metade nos últimos dois anos e o aumento dos ventos árticos."
Pura especulação ou alguma coisa de verdade?

Digamos que é muitos filmes de ficção cientifica :lmao:

Isso é pura especulação.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pessoal o que acham dos ultimos dados disponibilizados?

Vou dar o mapa da precipitação global, porque o europeu é enganador e os modelos dão a ideia que estão a alterar ....



Uploaded with ImageShack.us

Isso é o z700...e é estranho porque essas anomalias positivas a norte remetem para uma situação similar ao inverno passado...se um assim já é raro quanto mais dois seguidos:confused:
É melhor vermos o z200 para ter uma ideia mais exata...porque um z700 elevado pode ser explicado por outros factores que não zonas de subisencia...pode ser tambem sinal de entrada/permanencia de massas de ar quente, que ao ser menos denso que o ar frio, causa um aumento da espessura atmosferica..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Queria apenas dizer que neste momento este modelo da NOAA na ultima semana tem estado em grande alvoroço com alterações constantes sendo que a dinâmica neste momento tem sido em tirar a precipitação em Novembro (um longo verão de S. Martinho que parece que teremos pela frente e que este ano será antecipado estendendo-se até lá pro dia 21 Novembro).
Relativamente a Dezembro e a Janeiro a dinâmica tem sido em colocar mais precipitação quase em cima de nós.
isto sempre a sudoeste e nunca a noroeste de portugal !!
mas preciso de mais 15 dias para ter uma previsão mais concreta, dado que as teleconexões como tem sido dito por outras pessoas noutros Foruns estão muito confusas e contraditórias !!
Até mesmo a colocação destas anomalias do z700 naquela posição ainda não consegui encontrar nada igual nos arquivos do site ...!!

Aguardemos então, o que se passará porque para já espero depois deste episódeo bastante chuvoso um longo periodo sem chuva ou com pouca chuva !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Queria apenas dizer que neste momento este modelo da NOAA na ultima semana tem estado em grande alvoroço com alterações constantes sendo que a dinâmica neste momento tem sido em tirar a precipitação em Novembro (um longo verão de S. Martinho que parece que teremos pela frente e que este ano será antecipado estendendo-se até lá pro dia 21 Novembro).
Relativamente a Dezembro e a Janeiro a dinâmica tem sido em colocar mais precipitação quase em cima de nós.
isto sempre a sudoeste e nunca a noroeste de portugal !!
mas preciso de mais 15 dias para ter uma previsão mais concreta, dado que as teleconexões como tem sido dito por outras pessoas noutros Foruns estão muito confusas e contraditórias !!
Até mesmo a colocação destas anomalias do z700 naquela posição ainda não consegui encontrar nada igual nos arquivos do site ...!!

Aguardemos então, o que se passará porque para já espero depois deste episódeo bastante chuvoso um longo periodo sem chuva ou com pouca chuva !!

As hipoteses de acontecer um take2 do inverno passado são, teoricamente, muito baixas....temos que ir acompanhando ( e vendo outros modelos);)