Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
As hipoteses de acontecer um take2 do inverno passado são, teoricamente, muito baixas....temos que ir acompanhando ( e vendo outros modelos);)

Fartámo-nos de ter anos de seca depois de 2000-2001, mais especificamente desde 2003 a 2009 com ligeiro interregeno de 2005-2006 (creio) em que foi +- normal ...e agora o ano passado foi finalmente um ano chuvoso, mas não extremamente chuvoso.
Reparei em olhando a outras décadas que geralmente tem tendencia a aparecer intervalos de anos secos de 4 a 5 anos, quase seguidos, e depois costumava acontecer 2/3 anos chuvosos seguidos.
Aconteceu na decada de 90, 80 ... e nos anos 60, 70 nem se fala...
Não vejo porque não pode acontecer ....

Todos os meses chuvosos/normal como aconteceu o ano passado Norte isso sim é rarissimo...
Com a atmosfera caótica no Inverno/Outono como o ano passado tivemos alguns ....
2000/2001;
97/98; (não tenho a certeza)
87/88;
89/90;
95/96;

Nos anos 60 e 70 também ouve bastantes ....
Raro ... sim, geralmente somente 1 por década ... impossivel talvez sim ou talvez não ...
Aguardemos que isto está tudo muito confuso ...
Eu neste momento estou mais para um 8 ou 80, ou muito seco ou muito chuvoso a partir do Verão de S. Martinho longo que teremos !!
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fartámo-nos de ter anos de seca depois de 2000-2001, mais especificamente desde 2003 a 2009 com ligeiro interregeno de 2005-2006 (creio) em que foi +- normal ...e agora o ano passado foi finalmente um ano chuvoso, mas não extremamente chuvoso.
Reparei em olhando a outras décadas que geralmente tem tendencia a aparecer intervalos de anos secos de 4 a 5 anos, quase seguidos, e depois costumava acontecer 2/3 anos chuvosos seguidos.
Aconteceu na decada de 90, 80 ... e nos anos 60, 70 nem se fala...
Não vejo porque não pode acontecer ....

Todos os meses chuvosos/normal como aconteceu o ano passado Norte isso sim é rarissimo...
Com a atmosfera caótica no Inverno/Outono como o ano passado tivemos alguns ....
2000/2001;
97/98; (não tenho a certeza)




87/88;
89/90;
95/96;

Nos anos 60 e 70 também ouve bastantes ....
Raro ... sim, geralmente somente 1 por década ... impossivel talvez sim ou talvez não ...
Aguardemos que isto está tudo muito confuso ...
Eu neste momento estou mais para um 8 ou 80, ou muito seco ou muito chuvoso a partir do Verão de S. Martinho longo que teremos !!

Não é a chuva que é estranha, mas o padrão sinoptico extremamente caotico...a fazer lembrar outro AO-;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A NASA já actualizou e na pratica não tenho nada a dizer, basta olhar aos modelos do z700, z200 e precipitação que é exactamente que a NASA indicou ...
Olhando ás anomalias previstas os z700/z200 continuam com anomalia positiva sobre as ilhas britanicas e o z700 e z200 passando a sul de Portugal !!
Bolas cenário esquisito ...

Ou seja temos uma poça de precipitação num triangulo entre Açores/Canárias e Sudoeste de portugal!!

Cenário identico ao ano passado mas mais a sul ...infelizmente
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Neste site mostram a previsão sazonal do ECMWF a 16 de Setembro e é um pouco diferente daquilo que escreveste:

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Sim David aí mostra o oposto que eu disse, mas meto as minhas mãos no fogo, que aquilo que dizem são previsões do ECM são um bocado estranhas. Vocês acham que um site italiano publicava essa previsão, e o nosso IM cujo presidente é o presidente do ECM teria acesso mais privilegiado que nós.

Neste momento, é Dezembro chuvoso a extremamente chuvoso, Janeiro normal e Fevereiro seco e frio.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sobre o site italiano, pelo menos os mapas da temperatura são genuínos, quando o David pôs aí o link a primeira coisa que na altura fiz foi comparar aos mapas que são públicos de África sobrepondo os mapas pois tem partes comuns aos dois, para saber de que produto/mês se tratava, visto que o italiano tinha retirado os cabeçalhos aos originais, escreveu aquelas frases por cima e pôs um logotipo do site.

Nesse caso tratavam-se de 4 mapas do produto "Mean 2m temperature anomaly", previsão de 15 Setembro, com de 1 a 4 meses de avanço (OND/NDJ/DJF/JFM)

Na precipitação é que não consegui fazer a mesma brincadeira, não consegui fazer corresponder os mapas, pelo que presumo que se refere a outro produto, previsão (ou quem sabe até o outro modelo eurosip) que não existe público mesmo para África.


Out/Nov/Dez

ond.gif




Nov/Dez/Jan

ndj.gif




Dez/Jan/Fev

djf.gif




Jan/Fev/Mar

jfm.gif



Provavelmente alguma confusão que anda para aqui com o ECMWF tem a ver simplesmente de se andarem a misturar alhos com bugalhos, se calhar produtos diferentes, mensais com trimestrais, datas diferentes, etc,etc.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim David aí mostra o oposto que eu disse, mas meto as minhas mãos no fogo, que aquilo que dizem são previsões do ECM são um bocado estranhas. Vocês acham que um site italiano publicava essa previsão, e o nosso IM cujo presidente é o presidente do ECM teria acesso mais privilegiado que nós.

Neste momento, é Dezembro chuvoso a extremamente chuvoso, Janeiro normal e Fevereiro seco e frio.

Pois não sei como é ... se acedes a informação com actualização semanal ou como é mas o facto é que os mapas de temperatura coincidem, e os mapas de precipitação apesar de ser mais dificil de visualizar pelo menos dá para ver que as canárias e a Madeira e costa oeste de Africa é também seco ....
E porque é que eles não terão alguém também com informação privilegiada com facultam a informação, se calhar esse jornal italiano não podia era divulgar os mapas mas isso é outra história ..
E quem disse que o IM não tem acesso a esses dados :D , eles fecham-se é em copas, porque eles tem o mesmo tipo de acesso pelo jeito que tu tens, com acesso a detalhe semanal, mensal e sazonal !!

De qualquer forma em Meteorologia um mês é uma eternidade e agora está mesmo quase a sair a previsão actualizada aí deste mês !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O MetOffice também já actualizou e mostra também uma anomalia positiva de precipitação a Sudoeste de Portugal para Nov/Dez/Jan e depois Dez/Jan/Fev sendo que depois Jan/Fev/Março já está tudo ao contrário .....
Relativamente ao Z500 a anomalia em Nov/Dez/Jan é bastante forte e mais forte do que Dez/Jan/Fev o que me faz supor que quase todo o centro da acção para eles deve-se centrar em Dez e Nov e Jan serem mais para o normal.
O noto neles é que coloca-se as altas pressões mais a norte, sobem ligeiramente a anomalia negativa do z500 o que faz com que seja mais abrangente em termos de precipitação ... tal como o Modelo Russo !!
Os outros que actualizaram, que ainda são poucos (NASA e NCEP/NOAA) dão uma anomalia de precipitação na mesma zona mas abrangendo somente o Sul.
Parece-me que o centro da acção estará toda no mês de Dezembro ....

Aqui fica os mapas:
2cat_20101001_prec_months24_global_deter_public.png


2cat_20101001_prec_months35_global_deter_public.png


2cat_20101001_z500_months24_global_deter_public.png


2cat_20101001_z500_months35_global_deter_public.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Actualização do ECMWF, Nov-Dez chuvosos, de resto sem qualquer tendência, nem para a temperatura:

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

David ia exactamente falar sobre isso ... e destaque para a manutenção das linhas de precipitação que haviam traçado já anteriormente !!
Contudo existe uma coisa que achei muito gira .... os mapas estão estranhamente parecidos com a ultima actualização (15 de Setembro) pois parecem quase como se tivessem alterado somente os meses ... embora eles falem num ligeiro acréscimo de precipitação no UK durante o Inverno !!
o que quero dizer é que antes tinhamos:
- Out/Nov: acima da média;
- Nov/Dez: abaixo da média; (salvo erro)
- Dez/Jan: seco;
- Jan/Fev: seco e por aí fora;

Agora temos os mapas quase iguais subindo um mês !!!
-Out/Nov-->Nov/Dez;
- Nov/Dez-->Dez/Jan;

Corrige-me se estiver enganado ...

mas de qualquer forma destaque para a manutenção das mesmas linhas traçadas no panorama Outono/Inverno e para a consistência mostrada nos modelos;
Resumindo continuam dando um Outono bastante chuvoso em especial a Norte e Centro e um Inverno bastante seco .....
Cenário interessante e algo em linha com os restantes modelos mas que diverge mais para a entrada de janeiro, talvez os modelos estejam com dúvidas naquilo que se passará em Janeiro !!

PS: Não sei porque mas os modelos nunca conseguem ver um sinal aqui no Centro e Sul, mas sempre vêem a Sudoeste de Portugal para o bem ou para o mal e isto abrange quase todos os modelos ...
Apenas uma curiosidade..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Estranho essa actualização feita antes do que no site do ECMWF. :unsure: Pelo menos, os mapas que estão no ECM ainda têm a data de 15 de Setembro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O IRI já actualizou e mantem as tendencias de final de Outono e principio de Inverno muito frio na Europa Central !!
Respeitante á precipitação bem digamos que no nosso cantinho não existe nenhum sinal, nem de mais chuva nem de menos chuva!!
Relativamente ao NCEP da NOAA, bem digamos que continua muito, muito incerto e sempre oscilando imenso este ano.
O que todos os modelos parecem ter em comum é um Inverno muito seco a partir de meados de Janeiro, e antes o que temos?
bem temos uma enorme indefinição com ligeira tendencia a ser mais chuvoso do que o normal em especial no centro e sul, mas que tem oscilado imenso ora dando mais chuvoso, ora menos chuvoso, isto em Dezembro e Janeiro.
Relativamente a Novembro a tendencia bem, é não haver tendencia :lmao::lmao::lmao:
isto tá mau ... este ano ..

Resumindo todos os modelos:
- todos apresentam anomalias positivas de pressão a Norte (anticiclone) e mais ou menos anomalias negativas de pressão a sul sendo que aparenta o sinal ser bem mais fraco do que o ano passado e inconstante e uns modelos com sinal mais forte e outros mais fraco;
- Aparentemente este final de Outono e inicio de Inverno ainda terá que esperar mais uns 15 dias pelos menos para que isto fique melhor clarificado;

Este Novembro está mais apetitoso se calhar para uma saudosa Cut-Off!!

A minha opinião:
- se calhar ficaremos num meio termo, com um periodo de Nov/Dez/jan, com todos os meses mais ou menos na média, e depois a partir de meados de janeiro muito, muito seco !!

Tudo, tudo, tudo muito incerto !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
O Joe Bastardi diz que o Inverno vai ser normal em termos de temperatura e precipitação em Portugal.

near normal temps and precip in winter 2011 from Portugal

Resposta ao e-mail que enviei ontem. :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Joe Bastardi diz que o Inverno vai ser normal em termos de temperatura e precipitação em Portugal.



Resposta ao e-mail que enviei ontem. :D

E o Inverno para ele começa quando:
1) (22 Dez a 22 Março),
2)de Janeiro a Março,
3)Dez a Fev

A mim isto parece-me é uma confusão tremenda (nos modelos claro) que muito provavelmente termina com precipitação na média (até Janeiro)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
previsao mais detalhada j.bastardi

SATURDAY NOON:
HERE WE GO, A MORE DETAILED OUTLOOK

I hope to have a detailed European video on the free site this upcoming week. We have a pro site, where people pay for my day to day commentary and videos, and I think some of the misunderstanding here is that many of you dont understand that what you see here on the free site is the tip of my iceberg..in other words, work I volunteered to do because I wanted to show folks in Europe that I could forecast for you.. and that was to attract business interests in Europe as well as some of the altruistic motives. However a marked increase in my work demands in other areas has curtailed that idea, and so I have not been able to weigh in as much, and it pains me. Still the moving emails to me not only got me to do this, but, and if you are going to read my column you'll have to put up with my ideas ( if you don't like what I say, dont read it) really illuminated Luke 7:9 to me. Being that I am into things like, I felt to say thank you, I should make sure I get this out to you!

So here is what I have done. I have gone into much more detail in regions or countries. Please take no offense is your country is not mentioned specifically, you may just fall into the weather region I have you in. I have my map of Europe in front of me ( notice I even included Iceland!) and so I have really upped the ante here so to speak.

The analog package is much warmer than I have over the north. In fact, the analogs of La Ninas coming off el ninos the previous year is for major warmth north of 40 north, which is much of europe, centered over Scandinavia where winter temps approach as much as 7 above normal ( f)! Some of you, especially my readers in the United Kingdom are really chafing at my less than enthusiastic winter forecast there. Sorry, I just dont believe its going to be that cold.. a bit above normal in the north, near normal in the south, and while I am sure there will be times winter comes calling, there is more danger of it being warm than cold this winter. Its not last year.

That being said, from Italy and the Alps through the Balkans and Turkey, through the Ukraine and into the south of Euro Russia, this looks to be a cold winter and one with more than normal snowfall. So here it is Temps are in F

Iceland temps 1.5 above normal precip near normal snowfall near normal/

United Kingdom.. London Temps -.2f below normal precip 90% of normal snow normal Glasgow temp plus .5 precip below normal snowfall below normal/

Ireland Dublin Temp plus .2F precip 90% of normal snow below/

France Paris temp -.2F precip 90% of normal snow near or a little above normal/

Spain...Madrid temp -.6F precip normal snow near or a little above normal/

Portugal Lisbon temp -.8F temp precip near normal snow near or a little above normal/

Switzerland. Geneva temp -1 f precip normal snowfall above normal/

Italy. North temp -1 precip near normal snowfall a bit above Italy south temp -1 precip above normal snow a bit above/

Austria Vienna temp -1.5 precip a bit above normal snowfall above normal/

Germany north temps .2 to .4 above normal precip below .. snowfall below normal Germany south temps .2 to .4 BELOW normal precip normal snowfall a bit above Benelux Same as northern Germany/

Scandinavia. 1 above normal south, 2-4 above normal north, precip below normal, snowfall much of Scandinavia below normal/

Poland temps 1 above normal north, 2 below normal south. precip below normal north, above south. snowfall near or below normal north, above normal south/

Czech republic temps 1-2 below normal precip slightly above snowfall above/

Balkans bounded by Slovakia and Hungary on north, Albania to Bulgaria on south, and eastward into the Ukraine temps 2-4 F below normal precip above normal snowfall above normal/

Greece temps 1-3 below normal north, 1 below normal south, precip above normal, snowfall above normal/

Turkey temps 1-3 below normal precip above, snowfall above/

Belarus Temps 1-2 below normal precip below snowfall near normal/

Lithuania.. normal across the board./

Latvia, Estonia temps around 1 above normal, precip below normal snowfall below normal/

Eurorussia. North : same as Scandinavia Central Same as Belarus South Same as Ukraine/

Now, if you agree or disagree, lets simply see how things turn out. But that is my idea in more detail now.

Again, you are wonderful. I cant tell you how moved I was by the email, and you know something I brought up a spiritual aspect of it, but it gives me faith also that in spite of what looks to be a world spinning out of control, the basic goodness of people means there is hope for our children.

Sometimes in the weather, if you look hard enough, you can see that there is more at play than just the weather.

ciao for now





nao parece nada mau para portugal -.8 f para lisboa corresponde a -0.5 celsius certo ? Altas pressoes a norte como alguns modelos tem vindo a prever poderá porpocionar um inverno com muitas entradas siberianas, em principio o jet stream estará mais abaixo tal como o ano passado, o joe no video da proxima semana deverá esclarecer estes pontos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem..para todos os efeitos faço aqui a minha previsão no que toca á posição média dos sistemas sinópticos...
Em Portugal:
-Espero um periodo Nov-Fev com NAO+/neutra.
-Precipitações e temps dentro da média.
-Eventos significativos ( situações de tempo severo) abaixo da média.
-Uma gradual mudança de padrão a partir de Fevereiro...mas para algo ainda indecifravel.

( Actualização 28/10)


Uploaded with ImageShack.us