Meteorologia - Livros e Manuais (offline)

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Gostava de comprar ou arranjar um livro básico que esclarecesse algumas dúvidas simples sobre meteorologia com informações como por exemplo as classificações das nuvens, saber ler as cartas meteorológicas, formação de tempestades, etc...

Alguém me sugere algum??

Obrigado desde já :thumbsup:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Livro básico sobre meteorologia

Eu tenho este:

http://www.webboom.pt/ficha.asp?id=77123
:thumbsup:

É um livro, a meu ver bastante completo, cujos capitulos são:
1.A atmosfra e o sistema Climático;
2.Radiação;
3.Propriedades físicas do ar;
4.Estática da Atmosfera;
5.Nuvens, precipitação e óptica atmosférica;
6.Vento
7.Organização do tempo atmosférico
8.Circulações locais e regionais
9.Poluição atmosférica
10.Dispersão de poluentes
11.Clima
12.Variabilidade Climática.
E no fim tem alguns anexos, como o tefigrama.

Confesso que ainda só li e estudei os 4 primeiros capitulos, mais o 6º e 8º, porque foram aqueles que sairam no exame. Mas um dia destes hei-de por iniciativa própria ler e estudar os restantes:)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Livro básico sobre meteorologia

Eu tenho este.

357_MAIN.jpg


http://www.didacticaeditora.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/357
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Re: Livro básico sobre meteorologia

Este é o melhor livro básico de meteorologia do mercado,

[ame="http://www.amazon.com/Meteorology-Today-Introduction-Environment-InfoTrac/dp/0534397719"]http://www.amazon.com/Meteorology-Today-Introduction-Environment-InfoTrac/dp/0534397719[/ame]

O problema é ser em inglês... :unsure: Mas lê-se muito bem e aprende-se sempre imenso! :w00t:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Livro básico sobre meteorologia

Vou dar mais dois exemplos.



"Meteorologia no mar"


"como interpretar os dados meteorologicos"

David houghton

Editado pela "Sete mares"





"Meteorology"

"The atmosphere and the science of weather"

Josef M. Moran

Michael d. Morgan


Este livro está escrito em inglês,e é um bocado mais complexo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

H2O_1986

Cirrus
Registo
11 Out 2010
Mensagens
2
Local
Rio Maior
Re: Meteorologia - Cursos, Livros e Manuais (online)

Boas noites!
Sou um estudante da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, encontro-me este ano no meu 3º e último da Licenciatura de Desporto de Natureza e Turismo Activo.

No âmbito da minha especialização em desportos aquáticos, surgiu-me a necessidade de dar uma acção de formação aos meus colegas de turma sobre Meteorologia em ambientes aquáticos. Como eu não compreendo quase nada de Meteorologia, consultei vários sites, onde encontrei este maravilhoso fórum.

Queria então aproveitar e pedir, se não fosse muito, se alguém me poderia recomendar alguma bibliografia, algum livro ou site onde eu pudesse adquirir tais conhecimentos, sejam eles marés, ventos, ondulações, formações das mesmas, influência das luas e fundos do mar, etc.
Agradeço imenso a colaboração, já que essa acção de formação terá a duração de 4 horas e meia, e terá um peso significativo na avaliação final da cadeira.


Cumprimentos, e boas meteorologias :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Meteorologia - Cursos, Livros e Manuais (online)

Queria então aproveitar e pedir, se não fosse muito, se alguém me poderia recomendar alguma bibliografia, algum livro ou site onde eu pudesse adquirir tais conhecimentos, sejam eles marés, ventos, ondulações, formações das mesmas, influência das luas e fundos do mar, etc.
Agradeço imenso a colaboração, já que essa acção de formação terá a duração de 4 horas e meia, e terá um peso significativo na avaliação final da cadeira.

Já experimentaste ir a livrarias ? a meteorologia e o mar é algo complicado de arranjar, pois é algo muito especifico se houver só no IM (Instituto de meteorologia), biblioteca/loja ou então na net e só em inglês, isto que eu saiba.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Meteorologia - Cursos, Livros e Manuais (online)

MeteorologianoMar.png


http://www.wook.pt/ficha/meteorologia-no-mar/a/id/178185

Há relativamente pouco tempo folheei este livro numa biblioteca e parece-me ser isto que procuras. Penso que a abordagem da meteorologia num contexto marítimo está aqui muito bem desenvolvida. Fiquei de em breve aprofundar o seu conteúdo porque acho que vale a pena. ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Boa tarde!

Procuro um livro de introdução à meteorologia, algo que permita adquirir conhecimentos em áreas como as nuvens, os ventos, a atmosfera, a leitura e interpretação de cartas e modelos de previsão... etc.

Visto este tópico já ter sido iniciado em 2008 achei pertinente relançar o pedido de orientação para aquisição deste tipo de livros.

Obrigado
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
  • Gosto
Reactions: StormRic