Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2010

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Valores aproximados de precipitação registada entre 0h e 16h de hoje na Madeira:

116,3mm-Pico do Areeiro *
111,9mm-Ponta do Sol *
76,3mm-Funchal *
63,8mm-Estreito da Calheta **
45,5mm-Ponta do Pargo *
40,1mm-Achadas da Cruz *
39,9mm-Caniçal *
24,0mm-São Jorge (500m alt.) ***
19,9mm-São Jorge (farol) *

* Instituto de Meteorologia
**Wunderground.com IMADEIRA4
***Wunderground.com IMADEIRA3
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Madeira: Chuva provoca inundações
Condições meteorológicas na Madeira provocaram inundações, mas nenhum local precisou de ser evacuado.

O Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) da Madeira informou que a chuva intensa que caiu nas últimas horas na região provocou várias inundações, pequenas derrocadas e diversos ribeiros transbordaram "mas não se justificou qualquer evacuação" de locais.

O inspetor António Rocha salientou em declarações à agência Lusa que as ocorrências verificadas estão "praticamente sanadas", apontando ter sido afetada sobretudo a zona baixa do Funchal, designadamente a marina, onde alguns restaurantes ficaram alagados.

Referiu ainda a situação de um ribeiro na freguesia de Santo António, que transbordou, garantindo não haver registo de "nenhuma situação em que tivessem pessoas em risco".

Acrescentou que "em nenhum dos casos foi necessário recorrer a evacuação" de locais.

Trânsito cortado em algumas zonas da baixa

Segundo António Rocha, "é natural que existam situações que estão a causar preocupação e incómodo", dado existirem condicionalismos na circulação automóvel, com algumas ruas da baixa do Funchal encerradas ao trânsito.

O responsável adiantou dispor de informações do Observatório Meteorológico do Funchal que dão conta que se "manterá as zonas com forte instabilidade na zona sul do arquipélago, com precipitação forte", remetendo novas informações para depois das 17h.

O SRPC emitiu entretanto um comunicado, no qual refere que "durante a manhã de hoje registou-se, na ilha da Madeira, particularmente no eixo compreendido entre o Funchal e a Calheta, precipitação que, em alguns períodos, se fez sentir de forma intensa".

A proteção civil informa que foram registadas várias situações de inundações em habitações e estabelecimentos comerciais e "algumas derrocadas e pequenos deslizamentos de terras", casos que "foram objeto de intervenção por parte das corporações de bombeiros que, para o efeito, têm disponibilizado todo o apoio e acompanhamento".

Gradual melhoria das condições meteorológicas


As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para uma "gradual mas significativa melhoria das condições meteorológicas que estiveram na origem da forte precipitação que se fez sentir".

O SRPC recomenda que "em virtude do provável condicionamento de algumas estradas, que a circulação automóvel deverá efectuar-se com toda a precaução, devendo ser prestada especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança".

Expresso
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Após actualizações das 12h (todos os modelos) de hoje prevê-se ainda a queda de precipitação moderada dás 18h às 24h
VuJon.gif

E822o.gif

jpP96.png
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Agora atenção a um simples pormenor avisos de reacção não são muito saudáveis até que fazendo médias...
Prevê-se chuva fraca para amanhã a noite mas o aviso vai até as 15h de amanhã o que acho de verás caricato...
Parece que afinal o IM até tinha razão ;)


Continua a chover, mas fraco
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Parece que afinal o IM até tinha razão ;)
Continua a chover, mas fraco

Pelos vistos sim John, foi uma impressionante chuvada. Mais uma razão para a vinda do radar porque desta não houve nenhum modelo a acertar, e como tinhamos a serra (...) este nível de precipitação comportou-se muito bem.
Creio que na Ponta do Sol a precipitação chegou a ser superior a de 20 de Fevereiro, ficando a quem nos restantes sítios mas não esquecendo que os terrenos ainda não estavam saturados...

Agora é voltar a limpar pois ainda estamos no início do inverno e enquanto a temperatura não descer existe sempre muito vapor de água favorável a estas ocorrências anómalas --->:cold:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Formações perigosas junto a ilha do Porto Santo e mais a norte na ultima hora
grz2U.png

assinaladas a verde.

Video abismal!!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Chuva desalojou 10 pessoas na Madeira

Dez pessoas foram realojadas até ao momento no Funchal, na sequência da chuva intensa que caiu hoje na Madeira, confirmou à agência Lusa o secretário regional dos Assuntos Sociais, Jardim Ramos.

Na conferência de imprensa para balanço das consequências da forte precipitação, realizada ao final da tarde, o presidente do município, Miguel Albuquerque, anunciou que tinha sido realojada apenas uma idosa da zona alta da freguesia de Santo António.

Jardim Ramos, que tutela a área da Proteção Civil da Madeira, adiantou que esta primeira desalojada ficou colocada no lar de terceira idade no Funchal e que todos os casos de necessidade de realojamento que apareceram posteriormente aconteceram no concelho do Funchal.

Mencionou que estes surgiram devido à chuva que caiu ao início da noite e que os problemas afetaram ao todo dez de pessoas, que foram realojadas em pensões na capital madeirense.

O governante disse que está dado também como desaparecido um homem, que caiu ao mar quando estava a pescar na Ponta do Sol, um caso que apontou "não estar relacionado" com a situação de forte precipitação. As buscas efetuadas pela Polícia Marítima e o Sanas foram interrompidas e serão retomadas logo pela manhã.

As autoridades regionais garantem que "não existem danos pessoais" a registar na sequência da chuva.

Jardim Ramos referiu que "tudo indica que a situação tende à normalidade".

O arquipélago da Madeira está em alerta laranja até às 6h00 de sexta feira.

A forte chuva provocou várias inundações em casas, estabelecimentos, escolas, o encerramento de diversas estradas, derrocadas, tendo alguns cursos de água transbordado e o caudal das ribeiras subido.

Este cenário fez reavivar a memória do que aconteceu a 20 de fevereiro, quando a tragédia provocou 44 mortos, cinco desaparecidos e 600 desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1080 milhões de euros.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Lusa