Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Olhando, para o mês de Novembro até meados de Dezembro (semana a semana conforme o ECMWF):

Semana de 1 a 7: Precipitação: sem sinal

Semana de 8 a 14: Precipitação sem sinal

Semana de 15 a 21: Precipitação acima da média nas regiões do sul

Semana de 22 a 28: Precipitação: acima da média nas regiões do centro e sul

Semana de 29 a 5/12: Precipitação acima da média em todo o território

Semana de 6/12 a 12/12: Precipitação sem sinal significativo

Semana de 12/12 a 19/12: Precipitação acima da média nas regiões do norte e centro, sul sem sinal

No mês de Novembro espera-se precipitação acima da média principalmente nas regiões do sul e na média nas regiões do Norte e Centro. O sul de Portugal tem algumas hipóteses de ser afectado por uma cut-off durante o mês de Novembro.

Quanto ao Inverno, o melhor será entre Dezembro e meados de Janeiro depois vem o frio acompanhado de tempo mais seco, quando digo, tempo seco não quero significar sem precipitação mas sim com menos chuva do que o normal. Fevereiro continua com uma previsão algo gélida a anomalia situa-se -1.0 a -1.5ºC.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais uma previsão sazonal, mais virada para UK mas também com utilidade para nós, desta vez de Stewart Rampling da Netweather.tv, que costuma fazer previsões sazonais pagas para clientes, mas este Inverno resolveram disponibilizar um resumo publico. Tendência de altas pressões a noroeste e entradas frias de nordeste, o que se traduziria num Inverno mais frio e mais seco que o normal. Falando do conjunto dos 3 meses.


December

* High pressure likely to be centred to the north-west of the UK with winds from the north-west with northerly interludes.
* Temperatures likely to be below average, the largest departure of the three months compared to long term averages with the coldest temperatures in the south-east.
* Rainfall likely to be much below average.

January

* Large area of high pressure in the central Atlantic gradually edging towards the UK although an unsettled phase likely with potential for snow, particularly in western areas.
* Likely to be cold to start with fog and frost persistent.
* Rainfall below average.

February

* High pressure centred over the UK with a lot of settled weather.
* Temperatures likely to be slightly above average although surface temperatures may be depressed by fog and cloud.
* Rainfall likely to be much below average.

Issued: 18/10/10



2mslp.png


3temp.png


Links:

http://www.netweather.tv/index.cgi?action=other;type=winter-forecast;sess=
http://www.netweather.tv/index.cgi?action=longrange;sess=
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, vai um pouco ao contrário da do Bastardi não?

Não me meto muito nas sazonais, mas parece-me claramente apenas por incerteza de onde estará uma posição média de um bloqueio no Atlântico, se mais a Norte ou mais a Sul.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom, vai um pouco ao contrário da do Bastardi não?

Não me meto muito nas sazonais, mas parece-me claramente apenas por incerteza de onde estará uma posição média de um bloqueio no Atlântico, se mais a Norte ou mais a Sul.

Eu acho que está na linha da do Bastardi. Aliás, existe neste momento uma grande concordância entre os melhores orgânismos de previsões sazonais para altas pressões a oeste do UK.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu acho que está na linha da do Bastardi. Aliás, existe neste momento uma grande concordância entre os melhores orgânismos de previsões sazonais para altas pressões a oeste do UK.

Pois, o problema chave está na latitude onde vai ficar esse bloqueio, que fará toda a diferença em termos de "decidir" de onde vem o fluxo dominante, ou seja, se frio ou não..
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
HELLO, EUROPE... NO CHANGE IN WINTER IDEAS ON THE THREAT OF BRUTAL COLD ALPS INTO SOUTHERN RUSSIA.
By the way, you can follow me on Twitter (I am @BigJoeBastardi). I occasionally tweet there on Europe when I don't have time for monster posts. In fact, I tweeted today.

I see nothing to back away on the idea that the core of the worst of the winter is in southern Europe into southern Russia this year. Most of the "continent" is cold and it's Ireland, northern and central Great Britain and Scandinavia that has the shot at warmer than normal. It will be a tussle in Brussels, but once south to Vienna and Berne, it's the cold that will turn people into non-believers (if they have not had enough already) that may be warm, warm, warm is not the way to go. I also think the winter is cold from Italy to Turkey. The threat of cold is no bull in Istanbul.

Having my way with words here.

In fact, I am so impressed that I think my relatives all the way to Bari, Italy, are going to see it snow this year.

For my amigos in Madrid... look out, a cold Spanish winter is on the way. In Greece and Cyprus, colder than normal. In fact, from about the 50th latitude south, this looks nasty, but centered between 40 and 45.

If you like winter cold... you'll love what's coming.

Ciao for now.


Joe Bastardi



continua a fazer me confusão esta previsão alguem sabe um site onde se pode analisar as anolmalias de temperatura e pressao dos ultimos invernos '?????????????????????
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois, no texto anterior do Bastardi, parecia-me que ele punha as coisas num eixo NW-SE (quente-frio), e agora põe mais mesmo N-S (quente frio).

Com a primeira previsão dele, fiquei com a ideia que Portugal poderia estar à margem, mas na segunda já está mais metido na zona suposta de Inverno frio. Mas sabemos bem que Portugal mesmo em Invernos frios está sempre relativamente à margem, quando comparado com Espanha, Itália, etc.. Para entradas siberianas.

E mais, estamos a falar das previsões do Bastardi, que tem o seu valor, mas são apenas previsões sazonais, valem o que valem. Estava a interpretá-las supondo que seriam certas, a tentar extrapolar o que significariam para nós.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
2mslp.png



esta previsão da anomalia nas pressões é excelente para nos só não entendo é como não é também para o reino unido e França

winter2010dailymeantemp.gif


esta aqui um grande exemplo em como as anomalias das temperaturas no reino unido e de portugal podem ser muito próximas
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para França também deverá ser bom, para o UK não, o anticiclone está muito próximo.

Da minha experiência estes são os organismos cujas previsões sazonais acertam mais que a simples esperança matemática associada a um acontecimento aleatório:

ECMWF
Accuweather
Jamstec (marinha japonesa)
Meteolaflèche

Todos prevêem um inverno frio e seco. Tal como a NOAA e a IRI, que não acertam muito mas são muito consultadas.
Outro acontecimento provável é acontecer exactamente o contrário do que o UKMO prevê. Ora a previsão dos britânicos aponta para um inverno quente e húmido.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para França também deverá ser bom, para o UK não, o anticiclone está muito próximo.

Da minha experiência estes são os organismos cujas previsões sazonais acertam mais que a simples esperança matemática associada a um acontecimento aleatório:

ECMWF
Accuweather
Jamstec (marinha japonesa)
Meteolaflèche

Todos prevêem um inverno frio e seco. Tal como a NOAA e a IRI, que não acertam muito mas são muito consultadas.
Outro acontecimento provável é acontecer exactamente o contrário do que o UKMO prevê. Ora a previsão dos britânicos aponta para um inverno quente e húmido.

Estás falando para Portugal correcto, pois bem eu não consigo ver um Inverno seco em toda a Europa, desculpa mas não consigo ver ... e para mim é simples, seco pra nós e chuvoso para os ingleses ou então seco para os ingleses e chuvoso para nós !!
Se quase todos os modelos indicam um inverno frio e seco, por outro lado também mostram altas pressões a norte da europa, e tendencia para pequeno nucleo de baixas pressões algures entre Açores e Madeira permanecendo assim durante todo o Inverno olhando aos sites mais fiaveis !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para França também deverá ser bom, para o UK não, o anticiclone está muito próximo.

Da minha experiência estes são os organismos cujas previsões sazonais acertam mais que a simples esperança matemática associada a um acontecimento aleatório:

ECMWF
Accuweather
Jamstec (marinha japonesa)
Meteolaflèche

Todos prevêem um inverno frio e seco. Tal como a NOAA e a IRI, que não acertam muito mas são muito consultadas.
Outro acontecimento provável é acontecer exactamente o contrário do que o UKMO prevê. Ora a previsão dos britânicos aponta para um inverno quente e húmido.

Accueather, falas do Joe bastardi correcto???
Sabias que ele guia-se usandos os dados da NOAA, e claro fazendo a sua própria análise das teleconexões...

MeteoLaFleche: acho que nem olha a modelos e a previsão dele não tem nada de dados climatológicos/meteorológicos, é somente uma pessoa que se guia pela relação que ele entende existe, entre actividade solar, campo magnético terrestre e meteorologia/climatologia;
Contudo apesar disso acho que ele acerta bem pelo menos em situações de AA ou depressões...

ECMWF: modelo fiável, e com verdadeira base em dados de teleconexões e todo o envolvente climatológico.
O da marinha japonesa desconheço
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Accueather, falas do Joe bastardi correcto???
Sabias que ele guia-se usandos os dados da NOAA, e claro fazendo a sua própria análise das teleconexões...

Usa os da NOAA mas interpreta-os à sua maneira. Já fez previsões opostas.

MeteoLaFleche: acho que nem olha a modelos e a previsão dele não tem nada de dados climatológicos/meteorológicos, é somente uma pessoa que se guia pela relação que ele entende existe, entre actividade solar, campo magnético terrestre e meteorologia/climatologia;
Contudo apesar disso acho que ele acerta bem pelo menos em situações de AA ou depressões...

Não utiliza modelos, mas acerta bastante, especialmente no inverno. Lembras-te da ciclogénese explosiva a 23 de Dezembro? Pode ser só sorte, mas que tem acertado, lá isso tem.

O da marinha japonesa desconheço

Também desconhecia, mas vendo as anteriores previsões tem estado bastante fiável.

http://www.jamstec.go.jp/frcgc/research/d1/iod/
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Usa os da NOAA mas interpreta-os à sua maneira. Já fez previsões opostas.



Não utiliza modelos, mas acerta bastante, especialmente no inverno. Lembras-te da ciclogénese explosiva a 23 de Dezembro? Pode ser só sorte, mas que tem acertado, lá isso tem.



Também desconhecia, mas vendo as anteriores previsões tem estado bastante fiável.

http://www.jamstec.go.jp/frcgc/research/d1/iod/


As da NASA ainda em fase experimental também são muito boas e o ano passado acertaram em cheio e este ano não estão muito diferentes do ano passado ...mas claro o ano passado estavam melhores !!
http://gmao.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/products/climateforecasts/index.cgi