Seguimento Litoral Centro - Outubro 2010

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Bem por aqui esperava muito mais chuva do que tenho até ao momento umas vezes tenho o dobro do que mostra o modelo outras vezes tenho metade... temperatura actual de 14,4ºC e precipitação acumulada de 9,0mm até agora com um rain rate máximo de 46,6mm/h (12:08)

Rajada máxima de 74,0km/h (12:05) minutos antes do pico máximo de chuva :)

Aqui em Tempo Real:
http://www.wunderground.com/swf/Rapid_Fire.swf?units=metric&station=IPORTUGA10
 


zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá

Por aqui penso que o pior já passou.

Acumulei 21 mm e a temperatura caiu para os 13,1º, tendo o vento rodado desde as 12h para NNW.
O rain rate máximo foi de 58,24 mm/h às 12H08.
Aguardemos por amanhã para ver no que ficamos....


Cumpts
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom o pior já passou, agora continua a cair mas de forma fraca:rain:, de referir que no couço houve um pequena inundação numa cave de uma habitação:(.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Por aqui a acumulação até agora é de 29.5mm:rain:, é a 1º vez que o meu pluviometro artesanal atinge este valor num só dia:w00t:, por agora ela continua a cair mas fraca.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aqui vos deixo um pequeno resumo de toda a situação desde as 6 da manhã até agora (estive sempre em Setúbal, só agora estou em Corroios):

Até às 11 da manhã nada de importante a registar, altura em que começou a escurecer a sério e que tive oportunidade de assistir a um fenómeno espectacular (meteorologicamente falando):

Cortinas de chuva deslocavam-se na direcção onde eu estava, na horizontal, a uma velocidade impressionante, como se tivesse passado um carro de rally e tivesse lançado na atmosfera aquela coluna toda de "fumo".

Por outras palavras, mais parecia um drowndraft de chuva.

O pior é que quando esse downdraft chegou ao local onde eu estava, foi o caos. :surprise: Gerou-se uma chuvada e uma ventania enormes. Algumas chapas de zinco mal presas voaram literalmente, os carros eram constantemente atingidos por cadeiras que estavam numa esplanada ao pé e chovia tanto que não se via nada a mais de 5 metros.

Tudo durou mais ou menos meia hora. Quando chegou a altura de voltar a Corroios, pelo caminho encontrei ainda algumas árvores caídas.

Destaque para a rajada máxima registada na estação de Corroios às 11:33h, cerca de 61 km/h, a mais alta desde que tenho a estação. :shocking:

Precipitação zero, devido ao pluviómetro avariado, mas a calcular pelos dados do meu vizinho Mr. Phillip, devem ter caído uns 20 a 25 milímetros. Não tenho conhecimento de danos ou inundações ou situações complicadas aqui em Corroios, pois estive sempre ausente. :unsure:

Venha a 2ª ronda. :)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
caiu agora mesmo um aguaceiro fraco (mas continha pingas bem grossas)