Pluviómetro artesanal

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Isto ajuda ? :D

471001G.jpg


http://www.casaclima.com/tienda-a/992H/ficha/Pluviómetro-TFA-47.1001.html
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sim mas..

imaginemos que tenho 2 pluviómetros, um ao lado do outro com uma maior area que o outro, chega a hora de ver quantos mm caiu aqui na minha zona, um deles vai ter mais mm que o outro. Sendo assim, qual deles tem o valor certo ? se um apresenta 10 mm e outro apresenta 20 (por exemplo)

:huh::unsure:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Tendo dois recipientes com "bocas diferentes" (área de captação/recolha) terás que, básicamente acho que é assim:

* calcular a área da boca do pluviómetro;

* dividir o "ml" encontrado pelo valor da área encontrada acima multiplicada por 1 000



Resumindo, tem tudo a ver com a área de recolha, evidentemente que no final, seja um garrafão grande ou um tubopequeno, os dois terão que dar o mesmo valor de precipitação ;)


Como diria o Guterres...é fazer as contas!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Lá esta, tem de dar o mesmo valor, e os cálculos nao dão o mesmo valor... pensei que nao fosse para multiplicar por 1000 :S
 

NChomsky_fan

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
17
Local
UK
Mas ha aqui uma coisa que...pronto...

Quanto menor for a abertura do funil, mais mm serão acumulados com o mesmo nº de Litros?

por exemplo 10L / 0,60m quadrados = 16,6mm
mas... 10L / 0,40m quadrados já são muito mais mm...

não devia dar o mesmo nº de mm para a mesma quantidade de L ?

Imagina que tens uma caixa quadrada de vidro de 1 m x 1 m = 1 m^2 de area interna. Numa das paredes dessa caixa colas uma regua na vertical para medir a altura da agua. Quando chover e a agua atingir 1 mm sabes que tens 1 L de agua dentro dessa caixa, ou seja, choveu 1 mm ou 1 L/m^2.

Imagina agora que colocas um cilindro com 35.7 cm de diametro dentro dessa caixa (bem preso ao fundo). Quando voltar a chover e a regua na parede da caixa marcar 1 mm, esse nivel de agua aplica-se a qualquer ponto dentro dessa caixa, incluindo dentro do cilindro (assumindo espessura infinitesimal). O nivel e volume total da agua no interior da caixa, dentro e fora do cilindro, e' o mesmo (1 mm e 1 L) mas o volume de agua dentro e fora do cilindro e' diferente: dentro do cilindro existem 0.1 L, fora 0.9 L, porque a area de uma seccao desse cilindro e' apenas 10% da area total de 1 m^2.

Por isso, em vez de se utilizar uma grande (e cara) caixa de vidro de 1 m^2, pode-se utilizar um recipiente muito mais pequeno, se for o cilindro acima referido entao sabemos que choveu 1 mm quando o nivel marcar 1 mm ou quando o volume de agua atingir 100 mL, ou seja cada mm vertical *nesse cilindro* corresponde a um volume 100 mL.

Agora imagina que tens um funil com 35,7 cm de diametro ligado para um tubo de 11.3 cm de diametro (na parte de baixo do funil). Agora, sempre que chover 1 mm o funil descarrega 100 mL para o cilindro mas 100 mL neste cilindro mais pequeno correspondem a 10 mm vericais, por isso esta combinacao aumenta a resolucao da medicao.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Imagina que tens uma caixa quadrada de vidro de 1 m x 1 m = 1 m^2 de area interna. Numa das paredes dessa caixa colas uma regua na vertical para medir a altura da agua. Quando chover e a agua atingir 1 mm sabes que tens 1 L de agua dentro dessa caixa, ou seja, choveu 1 mm ou 1 L/m^2.

Imagina agora que colocas um cilindro com 35.7 cm de diametro dentro dessa caixa (bem preso ao fundo). Quando voltar a chover e a regua na parede da caixa marcar 1 mm, esse nivel de agua aplica-se a qualquer ponto dentro dessa caixa, incluindo dentro do cilindro (assumindo espessura infinitesimal). O nivel e volume total da agua no interior da caixa, dentro e fora do cilindro, e' o mesmo (1 mm e 1 L) mas o volume de agua dentro e fora do cilindro e' diferente: dentro do cilindro existem 0.1 L, fora 0.9 L, porque a area de uma seccao desse cilindro e' apenas 10% da area total de 1 m^2.

Por isso, em vez de se utilizar uma grande (e cara) caixa de vidro de 1 m^2, pode-se utilizar um recipiente muito mais pequeno, se for o cilindro acima referido entao sabemos que choveu 1 mm quando o nivel marcar 1 mm ou quando o volume de agua atingir 100 mL, ou seja cada mm vertical *nesse cilindro* corresponde a um volume 100 mL.

Agora imagina que tens um funil com 35,7 cm de diametro ligado para um tubo de 11.3 cm de diametro (na parte de baixo do funil). Agora, sempre que chover 1 mm o funil descarrega 100 mL para o cilindro mas 100 mL neste cilindro mais pequeno correspondem a 10 mm vericais, por isso esta combinacao aumenta a resolucao da medicao.


Pronto, percebi mais ou menos ;)
Vê se encontras algum erro naquilo que estou a fazer pra saber a quantidade de precipitação em mm

A área da "boca" do meu funil tem 0,60m quadrados. e está a apontar para um recipiente cilíndrico que pelo que me disseram nao interessa saber medidas.

Ao fim de um dia de chuva vou recolher a agua acumulado e passa-la para um medidor de liquidos. a agua acumulada dá me por exemplo 0,7L

para saber a quantidade dessa agua acumulada divido os 0,7 por 0,60 e dá-me o valor dos mm acumulados certo ?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Dave... quando voltares a ler este tópico.por favor não me dês na cabeça :p:inocente:
 

NChomsky_fan

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
17
Local
UK
Pronto, percebi mais ou menos ;)
Vê se encontras algum erro naquilo que estou a fazer pra saber a quantidade de precipitação em mm

A área da "boca" do meu funil tem 0,60m quadrados. e está a apontar para um recipiente cilíndrico que pelo que me disseram nao interessa saber medidas.

Ao fim de um dia de chuva vou recolher a agua acumulado e passa-la para um medidor de liquidos. a agua acumulada dá me por exemplo 0,7L

para saber a quantidade dessa agua acumulada divido os 0,7 por 0,60 e dá-me o valor dos mm acumulados certo ?

Correcto, o coeficiente de conversao do teu funil de volume para mm e' C_v2mm = 1 mm / 0.6 L ou seja quando medires x L e quiseres saber quantos mm isso corresponde e' so' multiplicar x * C_v2mm = 0.7 L * 1mm / 0.6 L = 1.17 mm

Um funil com 0.6 m^2 de area e' bastante grande, com 87.4 cm de diametro. Se chover 30 mm precisas de um grande recipiente de quase 20 L. Uma alternativa a medir o volume e' pesar a agua, um litro de agua pura pesa 1 Kg, no teu caso cada mm pesaria 600 g, se a balanca tivesse uma resolucao de 100 g entao a resolucao da medicao via peso seria 100 g * 1 mm / 600 g = 0.167 mm
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Correcto, o coeficiente de conversao do teu funil de volume para mm e' C_v2mm = 1 mm / 0.6 L ou seja quando medires x L e quiseres saber quantos mm isso corresponde e' so' multiplicar x * C_v2mm = 0.7 L * 1mm / 0.6 L = 1.17 mm

Um funil com 0.6 m^2 de area e' bastante grande, com 87.4 cm de diametro. Se chover 30 mm precisas de um grande recipiente de quase 20 L. Uma alternativa a medir o volume e' pesar a agua, um litro de agua pura pesa 1 Kg, no teu caso cada mm pesaria 600 g, se a balanca tivesse uma resolucao de 100 g entao a resolucao da medicao via peso seria 100 g * 1 mm / 600 g = 0.167 mm

o meu funil tem de raio 4,4cm
 

NChomsky_fan

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
17
Local
UK

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
o meu funil tem de raio 4,4cm


Então é assim....

Área de colheita do funil = 0,0061m^2

Quantidade de chuva por m^2 = M/0,0061

De onde M é aquilo que medes dentro do teu balde, ou seja, a água que lá está, ou seja, aquilo que supostamente cai do céu e é molhado...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Então é assim....

Área de colheita do funil = 0,0061m^2

Quantidade de chuva por m^2 = M/0,0061

De onde M é aquilo que medes dentro do teu balde, ou seja, a água que lá está, ou seja, aquilo que supostamente cai do céu e é molhado...

Pronto! agora as informações e os cálculos já dão certos, visto que tudo o que tenho calculado e "feito" os outros calcularem (peço desculpa por isso) não serviu de nada, podem me so confirmar entao isto se se faz favor? :D

Area de colheita = 0,0061m^2
SE cairem 0,5L no meu balde :D entao 0,5/0,0061 = 82mm ? :surprise:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois é...agora fui ver no medidor e desde as 0h cairam 0,4 L

fazendo o tal cálculo vai-me dar 65mm...alguém me consegue explicar isto, visto que o valor em mm que caiu desde as 0h está longe de ser este? :lol:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pois é...agora fui ver no medidor e desde as 0h cairam 0,4 L

fazendo o tal cálculo vai-me dar 65mm...alguém me consegue explicar isto, visto que o valor em mm que caiu desde as 0h está longe de ser este? :lol:

O erro está nas medições.

O raio do funil de certeza que é 4,4cm? E o diâmetro?
0,4L? Isso pesado numa balança dá quanto em gramas?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O erro está nas medições.

O raio do funil de certeza que é 4,4cm? E o diâmetro?
0,4L? Isso pesado numa balança dá quanto em gramas?

O diametro do funil é 8,7 raio = 8,7/2 = 4,35 = 4,4cm2

tenho um medidor daqueles da cozinha que que está numa escala de 100ml em 100ml, acumulou lá dentro 400 ml = 0,4L
Balança..nao tenho...:S

Só se for no resultado... de em vez ser 65mm andar uma casa para tras e ficar entao 6,5... ou 6,6 (arredondando) sempre é um valor bem mais próximo da realidade..

Alguem me consegue ajudar? (eu bem sabia que havia algo de mal :angry:)