Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Uma pergunta:
Sei que a distância ainda é muita, e que tudo pode mudar de um dia para outro, mas:
Para o Litoral Norte, poderá ser mais interessante o dia de 3ª ou de 5ª da próxima semana, em relação a neve?
Esquecendo a distância temporal.
 


Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boa noite,
Tenho tido pouco tempo para acompanhar este fórum mas pelo que vou conseguindo ver noutros sites as previsões andam um pouco complicadas a 3 ou 4 dias de distância. Costumo consultar as runs do GFS aqui do MeteoPT, O Weatheronline, o Windguru e o Freemeteo. Além disso vou lendo sempre que posso este tópico. Como por vezes a discussão aqui envereda por um caminho muito cientifico pergunto só se alguém pode aqui simplificar e resumir o que está para vir em matéria de tempo até ao próximo Domingo. Pergunto isto porque nos sítios que referi já vi previsões de tempo seco e com temperaturas de 0º aqui para Sintra no fim de semana, e umas horas depois já vejo as previsões com chuva e vendaval (p.ex. Windguru).
Como é? Em que ficamos?
Obrigado pela paciência...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Aí é que está o problema, o frio chega mais cedo ....... sem que a tal depressão ainda tenha ganho energia nas águas mais quentes da Madeira, e injecta ar frio para aquela zona, em todas as camadas da atmosfera, e portanto nem chega a haver choque de massas !!
A tal situação do choque de massas apenas existia se a depressão chegasse cá, porque iria puxar uma massa de ar quente que chocaria com a massar de ar frio, mas a um outro nivel porque teriamos uma camada de muito frio a T850, e depois teriamos uma camada de ar bem mais quente por baixo dela, e se transformaria numa bomba relógio, causando uma forte gradiente térmico nas camadas atmosféricas.
Recordo que a tal depressão vem bem dos lados da Gronelândia com uma temperatura baixa a T850, apanha á superficie ar mais quente, ganha energia, e depois se conseguisse passar da Madeira e ganhar velocidade, apanhando a barreira africana (falta-me o nome técnico) estaria ganhando mais energia e depois o choque de massas em cima de nós seria brutal ......

Se isto ainda der em nada era como me darem um banho de gelo por cima de mim:cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold:

Acho que entendi, Aurélio! Para que tudo corra como desejado, tudo tem de ocorrer no sítio e no tempo certo. Se a depressão se encontrar com a massa fria antes de atingir portugal continental (a uma boa distância), então perderá energia e só algumas regiões do país serão influenciadas, mais a nível de precipitação, perdendo força e frio de norte para sul e do litoral para o interior.
 

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
É em todo o lado. No tópico das saídas de sonho até davam tempestade de neve para Portalegre, a 400-500m. :lmao:

Olá boa noite conterrâneo!
É impressão minha ou os modelos andam todos malucos?? :lmao:
Já vi para ai uns três sites e todos estãoa prever neve com fartura aqui para a nossa terrinha! Foi o fremeteo, e o weather underground mete logo para sexta a noite, domingo e segunda!!!:surprise:

Era bom era...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Olá boa noite conterrâneo!
É impressão minha ou os modelos andam todos malucos?? :lmao:
Já vi para ai uns três sites e todos estãoa prever neve com fartura aqui para a nossa terrinha! Foi o fremeteo, e o weather underground mete logo para sexta a noite, domingo e segunda!!!:surprise:

Era bom era...
Boa noite!
Pois não fazia mal não, a nossa cidade é bem bonita de branco mas nem sei no que acreditar. É só esperar para ver.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta saída do GFS 18z também está jeitosa..garante boa chuva para o Sul ( em especial o Algarve com a passagem de uma depressão bem perto da costa sul) e muito frio e possibilidade de neve nas regiões localizadas no flanco norte da depressão sob circulação E/NE da mesma.... está interessante.isto promete... vamos ver..:thumbsup:
 
M

Membro excluído 274

Mais uma RUN que faz sonhar muitos!:):):)

A região centro seria contemplada por belas acumulações de neve, muita chuva no Algarve e o no Norte ficaria a saber a pouco, muito pouco diria eu, é apenas mais uma RUN mas a tendência continua lá...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Geopotencial bastante acusado em especial no Norte, um vale bastante marcado...

gfs0150.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mais uma run mais rodada e o GFS voltou a mudar após as 48h ...... seria bom menos frio, para que a depressão na Madeira pudesse ser puxada com menos força para cima Nordeste....
Mas continua muito bom o GFS e tornou-se isto muito interessante aqui para o sul na Sexta e porque não depois no Sábado e depois claro na Segunda ....

Mas vamos com muita calma que isto até a 48 horas está muito confuso ...
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Boa noite o freemeteo da saraiva ou neve forte para Lisboa. Qual e a percentagem de fiabilidade desta previsão?

Eu não me importava que nevasse agora neve forte era histórico :lmao:
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Pessoal não olhem só para as temperaturas e a possibilidade de haver precipitação para que ocorra queda de neve. Só isso não chega, entre outros factores há um com alguma importancia a humidade do ar....

Para quem não conhece aqui fica um link para calcularem a possibilidade de queda de neve em virtude do factor temperatura e humidade...

http://www.sciencebits.com/SnowProbCalc&calc=yes

E continuem a sonhar, quem sabe os sonhos não se transformam em realidade, e ainda não chegou o inverno ....:lol::lol:
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Boas ;)

O site do meteo.pt nesta actualização das previsões, já meteu frio para os proximos dias a partir de sabado, e chuva (neve em alguns casos) tambem ... :thumbsup:

O freemeteo tambem está com previsoes espectaculares, dá neve para segunda feira para muitos locais mesmo !!

Isto está mesmo a prometer :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.