Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Será que ficamos por aqui , ou vai haver mais alteracões..? :lol:

Vai ter que haver alterações, pois estão os dois modelos mais fiáveis em total desacordo. O ECM mantém-se na sua, se bem que agora já apresente uma depressão cavada a passar rente ao Algarve na Segunda feira, mas nada que se assemelhe ao que mostra o GFS.

É neste momento IMPOSSÍVEL para qualquer um de nós dizer o que se vai passar a partir de Domingo.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Para mim, mais um run do ECM, mais uma desilusão... ainda não é desta que este modelo segue o GFS. Cá para mim, ainda vai ser este último a recuar para o cenário do ECM, infelizmente. Os 2 grandes modelos estão bem teimosos, ninguém cede! Continua então o derby com o resultado em aberto...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vai ter que haver alterações, pois estão os dois modelos mais fiáveis em total desacordo. O ECM mantém-se na sua, se bem que agora já apresente uma depressão cavada a passar rente ao Algarve na Segunda feira, mas nada que se assemelhe ao que mostra o GFS.

É neste momento IMPOSSÍVEL para qualquer um de nós dizer o que se vai passar a partir de Domingo.

Sim..
Domingo é o limite da coerencia, apesar de eu acreditar mais no GFS/UKMO do que no ECMWF, pois o ecm mete um cenário algo volatil
e até mesmo um pouco absurdo do ponto de vista climatologico.
É mais facil um temporal Atlantico do que um nevão nesta altura...

Bom...apesar de tudo o interior norte e centro será sem duvida acariciado pelo elemento branco...no Sabado, e ( na pior das hipoteses) no pós frontal de 2f.
Neste momento o GFS está com o ensemble a assentar, colocando uma depressão a entrar algures a norte de Sines, trazendo um dia de tempo algo severo na 2f e 3f...frente activa, ventos fortes, ondulação forte e um pós frontal muito instavel, e esse sim, bem capaz de causar nevões razoaveis nas cotas médias do norte e centro:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
O modelo GFS neste momento está muito perigoso para o Algarve, em termos de vento com rajadas de 110 km/h ou superior, precipitação forte e ondulação de 6 a 8 metros.
 
M

Membro excluído 274

Probabilidade de nevadas para Domingo:

2d6w7mf.png


Previsão AUTO Aemet:

n2ercw.png


popcorn.gif
popcorn.gif
popcorn.gif
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
boa noite amigos!
tenho vindo a acompanhar com algum entusiasmo esta situaçao,mas ja estive bem mais euforico que hoje as saidas continuam no limiar falar em cotas de neve ainda é cedo!
a minha questao é domingo vou ao encontro da neve e queria uma opinial para onde me devo dirigir nordeste (carrazeda de ansiais ,vila real etc) ou norte (montalegre geres)??

é que nao me apetecia nada ter de pagar as scuts! :D
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
boa noite amigos!
tenho vindo a acompanhar com algum entusiasmo esta situaçao,mas ja estive bem mais euforico que hoje as saidas continuam no limiar falar em cotas de neve ainda é cedo!
a minha questao é domingo vou ao encontro da neve e queria uma opinial para onde me devo dirigir nordeste (carrazeda de ansiais ,vila real etc) ou norte (montalegre geres)??

é que nao me apetecia nada ter de pagar as scuts! :D

quais as hipotezes de nevar este fim-de-semana na guarda?
'?
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde,

Analisando bem, a AEMET tem umas cotas de neve surpreendentes em alguns locais :confused::confused: Cito o exemplo de Ourense onde prevê neve. Sim, Ourense que tem uma altitude de 139 m :huh::maluco:
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Boa tarde,

Analisando bem, a AEMET tem umas cotas de neve surpreendentes em alguns locais :confused::confused: Cito o exemplo de Ourense onde prevê neve. Sim, Ourense que tem uma altitude de 139 m :huh::maluco:

Essa previsão reflecte os modelos de ontem,
Amanha certamente actualizarão essas cotas para valores na ordem dos 500/600m
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Essa previsão reflecte os modelos de ontem,
Amanha certamente actualizarão essas cotas para valores na ordem dos 500/600m

Ah, correcto vinc7e ;) Mas confesso que queria que fosse verdade :lol:
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
boa noite amigos!
tenho vindo a acompanhar com algum entusiasmo esta situaçao,mas ja estive bem mais euforico que hoje as saidas continuam no limiar falar em cotas de neve ainda é cedo!
a minha questao é domingo vou ao encontro da neve e queria uma opinial para onde me devo dirigir nordeste (carrazeda de ansiais ,vila real etc) ou norte (montalegre geres)??

é que nao me apetecia nada ter de pagar as scuts! :D

estou na mesma situação... vou passar o fim de semana fora... estou a acompanhar isto com especial atenção pois quero decidir se marco noite na Albergaria Srª do Espinheiro em Seia ou se no S. Lazaro em Bragança para dar um salto á Sanabria... preferencialmente era em Seia pois durmo a 1000m de altitude!!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.