Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O GFS passou-se de vez nesta run das 18z... :surprise::hehe:

Mete só um pequeno "monstrinho" de 965hPa aqui à nossa porta! Não acredito que seja tão extremo, mas este modelo continua a marcar a sua posição a favor de uma depressão Atlântica. A seguir com atenção...
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Bem eu ja nem sei o que acreditar cada run e uma coisa uma intensificaçao ou diminuição uma mudança de rota se calhar e melhor esperar mesmo mais ate sabado sei la que isto anda um bocado aos devaneios :lmao:

Mas mesmo assim não deixa de ser preocupante 965:surprise:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Credo! :surprise: Gosto muito de tempo adverso mas espero que isso não se concretize, seria uma coisa extrema em termos de vento (mais de 140 km/h??) e ondulação.
Mas é o GFS no seu melhor. Amanhã já vamos com 930 hPa e um furacão de categoria 5 vão ver. LOL
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Saida brutal do GFS para a próxima 2.ª e 3.ª Feira!
Vou considerar que é a saida das 18Z, e por isso, não passará de um "pequeno" delírio!

Vamos aguardar pelas próximas runs das 00Z e das 12Z.

Quanto à próxima 6.ª Feira, parace que as coisas se mantêm mais ou menos na mesma. Precipitação na ordem dos 10 a 15mm aqui para o Algarve.
 
M

Membro excluído 274

15 FEVEREIRO 1941

rslp19410215.gif

:calor::calor::calor:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Quando eu era miúdo, aí por mil e novecentos e setenta e pouco, creio que por esta altura do ano, tivemos uma cena dessas, que a televisão andou nos dias anteriores a avisar que vinha um "ciclone" e a aconselhar medidas de precaução, por causa de telhas e vasos a voar. Na casa onde eu vivia a clarabóia ficou toda partida e caiu em vidros nas escadas. Não sei por que razão agora não pode voltar a acontecer uma cena do género.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O potencial para uma ciclogenese intensa está lá, já foi várias aqui referido o enorme contraste térmico, etc, aparece em bastante membros do ensemble, aparece, desaparece ou alterna entre modelos e runs, portanto o potencial nesta altura estará lá, mas para já não significa que ocorra.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Boas

Não tenho postado devido a grande incerteza nos modelos, mas agora penso que se está a chegar a algum lado e finalmente estão vários modelos de acordo, todo aquele ar frio a 500hpa a entrar pelo Atlântico é tipo uma bomba relógio para a depressão que se desprende a sul dos açores essa depressão quase obrigatoriamente vai ter de curvar para NE onde se encontra mais ar frio e ao absorver esse ar frio vai se dar uma possivel não confirmada ainda ciclogenese explosiva que poderia não ser explosiva se o centro da depressão entrar por Lisboa ou a Sul desta, caso o centro entre a Norte ou mais a norte ainda então ai sim poderia ser explosiva já que até lá vai sempre cavando mais...falando agora em efeitos concretos tudo depende por onde entra o centro da depressão se ela entrar por Lisboa ou a sul de Lisboa com direcção a NE daria chuvas muito fortes em primeiro lugar para mais tarde com o centro já sobre o N de Espanha injectar ar muito frio de norte com alguma instabilidade e neve a cotas médias e altas...este quanto a mim seria o melhor cenário para quem quer ver neve com alguma fartura a cotas médias... Agora outra possibilidade é a depressão simplesmente cruzar toda a costa e entrar algures na Galiza ou lá perto e sendo assim poderíamos ter um dos maiores temporais das ultimas décadas com principal destaque para o vento e também a chuva mas ai já com menos possibilidade de neve a cotas médias seria o cenário pior para os amantes da neve e o melhor para os amantes de tempo extremo (tempestade)...eu dou a minha opinião fundamentada em algum conhecimento do que vejo nas cartas e penso que se vai passar algo do género que mostra o GFS nesta run podendo não ser tão extremo assim!! Quinta já se deverá ter mais certezas e ou todos os modelos recuam para encostar ao ECM ou o ECM vai ter de dar o braço a torcer!!

Não esquecer também a sexta em todo o sul que vai ser uma sexta de muita chuva!

PS: E foi assim o meu post 7,000 :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Amanhã já vamos com 930 hPa e um furacão de categoria 5 vão ver. LOL

Atenção ao que se diz, uma depressão e um furacão não possuem a mesma génese :p
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
:huh:

Tenho estado um pouco fora dos ultimos modelos...mas ao ver o GFS fiquei bastante preocupado, caso se confirme as suas previsões vamos ter um temporal daqueles.

Mas ainda é cedo para certezas pois o GFS já nos falhou varias vezes.

Certo é que teremos alguma chuva para sexta com melhoria para Sabado/Domingo e a ter-mos de esperar por novas saidas para podermos ver como irá estar a proxima semana.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.