Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quando eu era miúdo, aí por mil e novecentos e setenta e pouco, creio que por esta altura do ano, tivemos uma cena dessas, que a televisão andou nos dias anteriores a avisar que vinha um "ciclone" e a aconselhar medidas de precaução, por causa de telhas e vasos a voar. Na casa onde eu vivia a clarabóia ficou toda partida e caiu em vidros nas escadas. Não sei por que razão agora não pode voltar a acontecer uma cena do género.

Tanto pode q talvez vá...o que é dificil é cotas 400, nesta altura..
Novembro é um mês climatologicamente instavel em portugal....a nossa época com maior possibilidades de ocorrencia destes fenomenos vai desde finais de outubro a março....

Os modelos voltaram aos cenarios que metiam há uns dias...excepto o ECMWF e o GEM...de resto, um cenário razoavelmente plausivel, com uma ciclogenese formada pela colisão entre ar muito frio e instavel vindo de N com ar tropical de SW, num ambiente de forte divergencia em altura e um jet intenso a E/NE e WSW...algo muito convidativo a uma ciclogenese desse caracter;)

Atenção tambem á Madeira, na 6f e Sabado, devido á depressão que tambem afectará o sul do continente, e no domingo, devido á ciclogenese que afectará o continente na 2f e 3f;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ora bem... depois desta saída estranha do GFS (e assustadora), vale a pena olhar para todos os modelos e fazer o ponto da situação...















-A favor da depressão Atlântica, com cavamento forte/muito forte: GFS, JMA, NOGAPS, BOM
-Depressão atlântica fraca: UKMO
-Sem depressão Atlântica: ECMWF, GEM

É um modo algo grosseiro de analisar, mas vê-se claramente que o GFS não é o único a mostrar loucuras... apesar disso, está tudo em aberto, naturalmente!
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Parece-me é que a última run das 18h do GFS é negativa para os nossos amigos brigantinos, provavelmente grande parte da precipitação na segunda-feira seria em forma de chuva, ao contrário do que era mostrado nas saídas anteriores.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Atendendo à volatilidade da situação e às previsões opostas entre GFS e ECM, julgo que a situação só ficará mesmo bem modelada e com todos de acordo, lá para Sexta ou Sábado. Até lá ainda muitas alterações irão (ou não) ocorrer, o que poderá mudar muita coisa... palavra de ordem: AGUARDAR por um consenso entre modelos!;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pessoalmente, e apesar deste última run configurar uma ciclogénese explosiva, acho muito mais perigosa a previsão das 12z com o centro da depressão a fazer landfall em Lisboa. Isto seria um grande temporal... no mar. Por cá vento, chuva mas nada que já não tivéssemos tido, e muito, num passado recente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas o ECMWF também tem a depressão, não é é tão cavada e os gradientes são diferentes.
Faz-me lembrar um pouco a Xynthia de Fevereiro passado, e se se recordam, mesmo na véspera o GFS exagerava 5mb e o ECMWF subestimava 5mb. Mas só amanhã é que vamos baixar das 120 horas, uma altura em que se dão ainda mudanças relevantes.


ECMWF

ecmwfpig500144.png



GFS

gfspig500120.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mas o ECMWF também tem a depressão, não é é tão cavada e os gradientes são diferentes.
Faz-me lembrar um pouco a Xynthia, e se se recordam, mesmo na véspera o GFS exagerava 5mb e o ECMWF subestimava 5mb. Mas só amanhã é que vamos baixar das 120 horas, uma altura em que se dão ainda mudanças relevantes.

É verdade Vince, mas a depressão que o ECM mostra não me parece a mesma dos outros modelos. Se reparares, o ECM mata a depressão atlântica quando esta passa a sul dos Açores, enquanto os outros modelos a mantêm e depois começam a intensificá-la quando chega à zona da Madeira. É essa a impressão com que fico.

Cumps
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Mas tenham atenção, uma coisa apesar do ECM ultimamente não mostrar a depressão tão cavada como o GFS, mas o ECM foi o 1º a mostrar essa depressão cavada a Oeste de Portugal.

Curiosidade carta do ECM a 20 de Novembro:

7599841_uj8RZ.jpeg


O impossível a 10 dias de distância, cada vez ganha mais força nos modelos, vamos seguir com muita atenção, nos próximos dias. A distância varia, mas não está assim tão longe como mostra o GFS hoje.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Reina o debate, reina a expectativa, reina a paixão pela meteorologia. Cheira a inverno, e a inverno no seu expoente máximo, altura em que se reúne a "nata" dos meteo-loucos em assuntos tão prosaicos como o modelo A é melhor que o modelo B e vice-versa.
Como muitos dirão: BRUTAAAAL!:w00t: Parecemos milhares, milhões, nestes dias animados pela incerteza do que aí vem.
Eu sou só mais um...:D

Estive a analisar algumas cartas, e apesar de tudo o que se disse aqui, há uma incerteza no ar: não na probabilidade de termos algum tipo de evento mas na intensidade com que ele irá aparecer.
Sendo assim, e pela análise da última saída do GFS, se esta se concretizar (?), parece-me que o epicentro desta depressão no continente será ao longo da costa centro e norte, nomeadamente ao aproximar-se desta última, altura em que o centro barométrico estará na casa dos 965 mb, mesmo ao largo da costa nortenha e galega. Se assim for, ventos muito fortes serão de esperar nestas áreas, bem como precipitações moderadas, por vezes fortes.
Mas esta é apenas a minha leitura e, como leigo que sou, recomendo aqueles que dependem de previsões FIÁVEIS que recorram ao IM ao aproximar as datas em causa...;)

Cartas do GFS para 29, 30 e 1:

2ª feira - 00h
200h.gif


2ª feira - 18h
218h.gif


3ª feira - 00h
300hg.gif


3ª feira - 18h
318h.gif


4ª feira - 00h
400h.gif


Quanto à possibilidade de queda de neve: parece-me que a melhor altura para neve a cotas médias se dará lá mais para 3ª e 4ª feira com a "injecção" de ar frio proveniente do bordo norte e oeste da depressão, a qual trará uma massa de ar húmida atlântica arrefecida do norte da Europa. Aguaceiros de neve, seria assim o mais provável se esta depressão não fugir muito deste trajecto...
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
situação muito dificil de modelar o gfs não o que há-de fazer aquela depressão então poem-se a inventar ainda assim a concretizar-se a run das 18 teríamos um grande nevão a sul da serra de estrela mas apenas por algumas horas, o ecm as 120 horas raramente falha ao contrario do gfs mas nesta altura ainda tudo é possivel

emsembles continua a haver para todos os gostos
graphe_ens3.php
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
É verdade Vince, mas a depressão que o ECM mostra não me parece a mesma dos outros modelos. Se reparares, o ECM mata a depressão atlântica quando esta passa a sul dos Açores, enquanto os outros modelos a mantêm e depois começam a intensificá-la quando chega à zona da Madeira. É essa a impressão com que fico.

Cumps

Não percebo porque dizes que o ECM "mata a depressão"... Eu vejo-a lá, e não pode ser outra, eu diria mais que a depressão tende a intensificar na zona da Madeira e estacionar e a ficar mais forte ao largo da península enquanto é alimentada pela massa de ar frio de NE...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
"É entrar senhorias , a ver o que cá se lavra...", assim reza uma antiga música do Sérgio Godinho e acrescenta
" ...sete ratos ,três enguias e uma cabra abracadabra ..."
Com efeito , já um pouco de tudo foi anunciado .Diversos foram já os cenários...Hoje por uns ,ontem por outros. Amanhã, finalmente juntos?
Mas onde? nos 965 hPa bem pertinho de nós e com gradiente de pressão de respeito?
Ou , vigorosa , sem ser extraordinária , vai ser a abordagem, como tantas vezes nesta época tal ocorre?
" É entrar, senhoras e senhores, neste maravilhoso mundo da incerteza atmosférica . Ocupe já o seu lugar..."

Chegados aqui, longa é a espera entre cada actualização dos modelos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.