Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bom dia. mirones Iso 0 a 850hpa não significa neve ao nível do mar...
"850 hPa – Valor de pressão atmosférica que em média corresponde aos 1500m de altitude."

Sim, eu sei. Esses 1500m são depois relativos...não nos podemos esquecer que estaremos com uma depressão centrada muito próximo da costa fazendo baixar significativamente esse valor...

Apenas o referi para outras zonas mais a norte...quanto mais o frio em altura vier a Sul mais provável será de mais a Norte surgirem precipitações sobre a forma de neve a cotas mais baixas que as inicialmente previstas.

De notar que as run's do GFS apontam que a iso 0 saida do limite do Tejo para norte a partir do inicio da noite de Domingo, ao passo que muitos membros apostam numa saída mais tardia.

Desde o inicio que tenho andado céptico quanto às possibilidades aqui referidas, quer pelo pouco frio ainda instalado por ser Novembro que por ser a primeira entrada fria do ano...mas é um bom sinal para o Inverno que aí vem :thumbsup:
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
agora é que o gfs tirou uma run à seria, reparem que bastou deslocar o centro depressionario alguns km para este e passamos a ter uma segunda quase só com neve aqui no interior
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois é, se aqui mais para Sul é quase garantia já que estaremos dentro do sector quente da depressão, as últimas saídas mantêm a esperança para o Norte de não chegarem a ser afectadas por esse sector praticamente, e se manterem com cotas muito interessantes, que poderiam (nesta hipótese claro) fazer com que no NE a cotas muito interessantes fosse praticamente tudo neve, e também que na 2ª feira as cotas fossem relativamente baixas, pelo menos temporariamente, mesmo no litoral Norte.

Mas é a saída das 6, e a das 0 não era assim. É apenas uma das hipóteses, altamente dependente quase ao Km, da trajectória exacta do centro dessa depressão. :rolleyes:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Sim, eu sei. Esses 1500m são depois relativos...não nos podemos esquecer que estaremos com uma depressão centrada muito próximo da costa fazendo baixar significativamente esse valor...

Apenas o referi para outras zonas mais a norte...quanto mais o frio em altura vier a Sul mais provável será de mais a Norte surgirem precipitações sobre a forma de neve a cotas mais baixas que as inicialmente previstas.

De notar que as run's do GFS apontam que a iso 0 saida do limite do Tejo para norte a partir do inicio da noite de Domingo, ao passo que muitos membros apostam numa saída mais tardia.

Desde o inicio que tenho andado céptico quanto às possibilidades aqui referidas, quer pelo pouco frio ainda instalado por ser Novembro que por ser a primeira entrada fria do ano...mas é um bom sinal para o Inverno que aí vem :thumbsup:

Exacto! Boa análise Mirones!:thumbsup:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Pois é, se aqui mais para Sul é quase garantia já que estaremos dentro do sector quente da depressão, as últimas saídas mantêm a esperança para o Norte de não chegarem a ser afectadas por esse sector praticamente, e se manterem com cotas muito interessantes, que poderiam (nesta hipótese claro) fazer com que no NE a cotas muito interessantes fosse praticamente tudo neve, e também que na 2ª feira as cotas fossem relativamente baixas, pelo menos temporariamente, mesmo no litoral Norte.

Mas é a saída das 6, e a das 0 não era assim. É apenas uma das hipóteses, altamente dependente quase ao Km, da trajectória exacta do centro dessa depressão. :rolleyes:

acho que a mudança de trajecto tem a ver com o facto de a cada run que passa a depressão está cada vez mais fraca e assim mais difícil é avançar para norte com tanto ar frio instalado
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
agora é que o gfs tirou uma run à seria, reparem que bastou deslocar o centro depressionario alguns km para este e passamos a ter uma segunda quase só com neve aqui no interior

De facto esta seria a melhor situação aqui para nós no interior, seria um duplicado da situação do ano anterior de 10 de Janeiro ;) vamos ver se se concretiza.

Deslocamento da depressão segundo a sinóptica
2ml0nm.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Reparem que hoje, a depressão que está a passar, parece mais a Sul do que tinha estado a ser previsto, penso que os modelos lidam sempre um nada mal com o "poder" do ar frio instalado sobre a península, que empurra os sistemas mais para Sul do que o previsto.
Não me admirava se acontecesse o mesmo na 2ª também. Embora, o sistema de 2ª seja mais forte, logo terá mais capacidade de "lutar" contra o ar frio! :D
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Reparem que hoje, a depressão que está a passar, parece mais a Sul do que tinha estado a ser previsto, penso que os modelos lidam sempre um nada mal com o "poder" do ar frio instalado sobre a península, que empurra os sistemas mais para Sul do que o previsto.
Não me admirava se acontecesse o mesmo na 2ª também. Embora, o sistema de 2ª seja mais forte, logo terá mais capacidade de "lutar" contra o ar frio! :D

Sinceramente vendo o ECMWF e o GFS (nesta saída), vendo os geopotenciais o meu palpite seria que com a entrada do ar mais quente as cotas de neve possam não sofrer grandes subidas isto claro é em zonas que tenham a capacidade de reter ar frio, a orografia do terreno seja favorável, o efeito montanha de algumas zonas, isto tudo conta e os modelos não lidam bem com esta situação. Caso isto não aconteça mesmo assim penso que o sector quente irá passar bastante rápido permitindo no pós frontal uma descida das cotas de neve. Oxalá não me engane :D
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sinceramente vendo o ECMWF e o GFS (nesta saída), vendo os geopotenciais o meu palpite seria que com a entrada do ar mais quente as cotas de neve possam não sofrer grandes subidas isto claro é em zonas que tenham a capacidade de reter ar frio, a orografia do terreno seja favorável, o efeito montanha de algumas zonas, isto tudo conta e os modelos não lidam bem com esta situação. Caso isto não aconteça mesmo assim penso que o sector quente irá passar bastante rápido permitindo no pós frontal uma descida das cotas de neve. Oxalá não me engane :D

Além do mais, os modelos parecem ignorar um pouco o vento de leste frio e seco. Digo isto, porque observo que exageram no aumento da %HR. Este aumento, sob efeito do vento leste é mais lento, a %HR não sobe logo para perto de 100% em 3h, demora mais!
A não ser que o vento mude de direção.
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Neste momento, e vendo os modelos com olhos de climatologia, existe uma maior concordânica, entre eles, embora uns estejam melhores que outros, o melhoe é o Australiano embora seja pouco conhecido tem mostrado muita água para o Algarve que é bom. Para o pessoal do interior norte e centro pode ver neve durante a madrugada de 2ªfeira. Bragança neste momento, é a região com mais probabilidades cerca de 70% de ter um grande nevão, porque a iso 0ºC mantem-se lá. Quanto à depressão eu diria que existe muito mais possibilidade de uma ciclogenese explosiva do que uma mera depressão, isto é uma luta de ar frio vindo da Escandinávia contra ar tropical vindo de latitudes mais a sul, embora os modelos tenham suavizado a depressão, não se esqueçam que os modelos não são 100% de certezas, ainda ontem caíram mais de 100 mm no Funchal e nenhum modelo previu, muita atenção a isso.
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Infelizmente, não tenho grandes expectativas para Vila Real (cidade). Acho que a precipitação vai ser pouca por aqui... Mas como a esperança é a última a morrer... resta aguardar as próximas run's, mas olhando para o meteograma do gfs não me parece que veja o elemento branco na segunda (é mais provável na quarta).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.