Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Infelizmente, não tenho grandes expectativas para Vila Real (cidade). Acho que a precipitação vai ser pouca por aqui... Mas como a esperança é a última a morrer... resta aguardar as próximas run's, mas olhando para o meteograma do gfs não me parece que veja o elemento branco na segunda (é mais provável na quarta).

interessante! :D

Grafico para Vila Real


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

isto era ideal! :D
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Olá a todos, sou novo neste forum apesar de o seguir a bastante tempo.
Em relação á depressão de segunda feira acho que não vai ter aquela rota, penso que deve entrar mais a sul e logo não ter aquele cavamento todo, acho q o gfs vai mudar nas próximas runs, mas amanha será praticamente definida :rolleyes:




Bom dia a todos, como tinha dito ontem, o GFS iria mudar a entrada da depressão mais a sul e não iria ser tao cavada, talvez devido, como disse o Cova Beira, a depressão chegar mais fraca e o ar ser muito frio nao deixando subir a depressão mais a norte , assim os ventos de leste poderão permaneçer mais horas no interior centro e norte, poderá ser um dia em cheio a nivel de precipitação em forma de neve a cotas 300/400 metros :D, aguardemos as próximas saídas até ao dia amanha
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Reparem que hoje, a depressão que está a passar, parece mais a Sul do que tinha estado a ser previsto, penso que os modelos lidam sempre um nada mal com o "poder" do ar frio instalado sobre a península, que empurra os sistemas mais para Sul do que o previsto.
Não me admirava se acontecesse o mesmo na 2ª também. Embora, o sistema de 2ª seja mais forte, logo terá mais capacidade de "lutar" contra o ar frio! :D

E mais: o IM previa máxima de 14ºC em Lisboa. Muito dificilmente esse valor será superior a 10ºC, estão neste momento entre 9 e 10ºC.

A run das 06z mete tudo neve em Bragança a temperatura a 850 hpa não sobe dos -2ºC.

E põe duas mínimas incríveis de -11ºC em dois dias consecutivos!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E mais: o IM previa máxima de 14ºC em Lisboa. Muito dificilmente esse valor será superior a 10ºC, estão neste momento entre 9 e 10ºC.

A run das 06z mete tudo neve em Bragança a temperatura a 850 hpa não sobe dos -2ºC.

E põe duas mínimas incríveis de -11ºC em dois dias consecutivos!

Aos 14ºC parece que dificilmente chegará.
Deverá ficar-se pelos 12ºC.

Com céu encoberto e vento de NE já se sabe que até o litoral dificilmente aquece.
O mesmo para Sines e Sagres. Às 13h com 12 e 14ºC, quando as máximas previstas eram de 16 e 17ºC, respectivamente.

Quanto ao frio no Nordeste, para a próxima madrugada, o ALADIN coloca já uma pequena zona a sudoeste de Bragança a chegar aos -6ºC.

410032010112600030.gif
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
em relação ao que o spiritmind falava sobre a orografia reparem como a serra de estrela consegue reter as linhas de freezing level muito mais a sul que o resto do país
10112918_2606.gif


media dos emsembles melhor parece haver mais perturbações a passarem a depressão mais a sul do que o contrario
graphe_ens3.php
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
interessante! :D

Grafico para Vila Real

(...)

/URL]

isto era ideal! :D

Já há algum tempo que não consultava o site da CLiM@UA, agora ao ver esses teus gráficos lembrei-me e lá fui ver, mas... pelo que vejo deixou de ser possível consultar gráficos pelas coordenas geográficas, agora esta restrito apenas às capitais de distrito :(.
Enfim, foi um passo atrás, na minha modesta opinião... Se alguém do projecto me estiver a ler que diga de sua justiça. Mas concordarão comigo que tudo o que seja limitar e retirar funcionalidades será retroceder e piorar...:disgust:

Quanto aos modelas e à famosa depressão vinda de sul com origem atlântica e o embate com a massa de ar frio, acho que a Sul (Alto Alentejo) as hipóteses são as habituais e normais, a neve poderá aparecer de forma efémera na Serra de São Mamede e na, já apelidada, "Bragança do Alentejo": Marvão.
Só teremos de ter as condições ideais, que são o vento permanecer durante algum tempo do quadrante Leste ;).

Isto na Run das 06h de hoje:

gfs2753h.png



E isto na das 12h:

gfs2693h.png


Como se vê retiraram algum frio.Mas como temos todos visto uma pequena mudança nas peças deste complexo puzzle e muita coisa mudará certamente. ;)

Agora o que está cada vez mais certo serão os nevões em trás os montes e na beira interior :w00t::cold:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Mais uma run, mais uma mudança de previsões!
Agora, pela run das 12Z, a depressão (agora mais fraca) passa a Sul do Algarve e já não sobe pelo litoral W de Portugal, não havendo ciclogénese explosiva. A precipitação levou um corte, assim como o vento. Por outro lado, carregou mais no frio.

Proximas runs, novas alterações? :huh:
Tal como tinha dito (bem como outros membros também), só mesmo amanhã (e se calhar até só no Domingo), é que a situação ficará definida.
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Boas tardes a todos.

Sou novo por aki e desde ja deixo os parabens pelo vosso forum. 5 estrelas.

Desde 2 feira k tenho andado a acompanhar os modelos especialmente GFS e vejo k nao encontramos uma "soluçao" para o k ai vem.
Inicialmente tinhamos uma depressao muito cavada (965 hpa) e nesta run das 12z de hoje temos uma depressao mais fraca (996 hpa). A pouco mais de 2 dias tudo muda, enfim... A pergunta é? Em k ficamos?
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Mais uma run, mais uma mudança de previsões!
Agora, pela run das 12Z, a depressão (agora mais fraca) passa a Sul do Algarve e já não sobe pelo litoral W de Portugal, não havendo ciclogénese explosiva. A precipitação levou um corte, assim como o vento. Por outro lado, carregou mais no frio.

Proximas runs, novas alterações? :huh:
Tal como tinha dito (bem como outros membros também), só mesmo amanhã (e se calhar até só no Domingo), é que a situação ficará definida.

Começo a pensar que só lá para Terça-Feira é que irá ficar tudo definido. :D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Começo a pensar que só lá para Terça-Feira é que irá ficar tudo definido. :D

É uma possibilidade!:D
Terça talvez não, uma vez que o evento começará na madrugada de 2.ª, mas se calhar a run das 12Z de Domingo ainda não acertará com o que vai acontecer na realidade!:D;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É uma possibilidade!:D
Terça talvez não, uma vez que o evento começará na madrugada de 2.ª, mas se calhar a run das 12Z de Domingo ainda não acertará com o que vai acontecer na realidade!:D;)

E há mais um dado a baralhar tudo, que é esse início de evento. É que o GFS admite agora pela primeira vez que possa haver alguma precipitação residual ainda no Domingo... Tudo muito confuso ainda... E ao mesmo tempo apaixonante!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.