Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Muita curiosidade sobre o dia de terça/quarta. A neve vai aparecer tal como em 2006 porque a situação é bastante semelhante. Um pequena depressão vinda de noroeste rasgando toda a camada de ar frio instalada sobre o país.

Há nesta situação uns 3 graus a mais que em 2006, pelo que seria mais complicado. De qualquer modo, fazendo fé no GFS, pois o ECM está muito menos frio, a região de Coimbra poderia finalmente 'matar o borrego'.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pela quantidade de horas em que a Iso -30 abarcará quase todo o país acompanhada de bastante instabilidade. Uma dessas baixas secundárias poderá na madrugada de quinta-feira arrastar uma Iso -35ºC ainda que ela dure pouco tempo.

rtavn1201o.png


Edito apenas com as previsões do IM:

Previsão para 3ª Feira, 30 de Novembro de 2010

Céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva.
Queda de neve acima dos 600/800 metros, subindo a cota para os
1000 metros a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, rodando
gradualmente para sudoeste a partir da tarde e tornando-se forte
(35 a 45 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.
Nas terras altas, o vento soprará forte (35 a 50 km/h) de sudoeste e
com rajadas da ordem dos 80 km/h a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Está realmente quase definido agora sim que não haverá "bomba".
Mas sim boa chuva no extremo Sul e muito frio a Norte, relativamente seco, como já foi dito.

Pena não estarmos com esta sinóptica igual em pleno Janeiro, que iria ser um belo evento de neve.
Assim mais difícil mas poderá dar algumas boas surpresas, temos realmente iso's muito interessantes, e aguaceiros algo espaçados durante vários dias em várias regiões a partir de 3ª.
Localmente poderão haver cotas algo baixas sim senhor, quem sabe abaixo dos 500m. Mas será mais numa de acompanhamento em cima essa fase já de aguaceiros, com as "supostas" depressões secundárias a ser modeladas junto à costa Oeste, e os aguaceiros se calhar pouco frequentes.

Curioso que à distância, mesmo o ECMWF já começa aos poucos a retrair o "poder" do Atlântico em invadir a Europa com ar marítimo a mais de uma semana, pois começa talvez a modelar a "parede de ar frio" que se vai instalando sobre a Europa Central, em jeito de bloqueio.
 

Marcos

Cirrus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
60
Local
Celorico da Beira-550 metros altitude
1 semana muito fria em perspectiva, no entanto penso que poderá nevar bem acima 800 metros, abaixo dissso será mais sleet, embora haja alguns momentos de opurtunos a precipitacao nao vai ser muita, acredito mais quarta -feira..vamos ver;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Veremos qual o impacto da massa atlântica sobre a massa continental. De momento teremos 36h para arrefecer... e sobre isso apenas o litoral do Algarve conseguiu ultrapassar confortavelmente a barreira dos 10ºC no zenit do dia.

iricaob1bw.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Não me lembro de ver a ISO 0 assim tão vasta em Novembro, e vai inclusivé bem dentro do Atlântico!!!!!!!!

E com a iso 0 a resistir mais tempo no interior:

wwita8w054.gif


Não tem a hora nas imagens. A 1ª da precipitação é às 6:00 de segunda e as outras duas ao meio dia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Análise
(baseado nas saídas de modelos das 00z)

analise.gif


Na Gronelândia um anticiclone em bloqueio
Do polo continua a progredir para sul nova massa de ar bastante fria
A Oeste dos Açores desenvolve-se uma depressão


Temperatura aos 500hPa (previsão até 4ªf)

t500.gif



Domingo
A depressão do Atlântico ao passar na zona da Madeira poderá trazer instabilidade a este arquipélago, situação a acompanhar dado os elevados montantes de precipitação que já lá caíram nestes dias.


Segunda-feira

Na 2ªfeira parece já consensual que a depressão vinda dos Açores passará bastante enfraquecida no Algarve. O remanescente desta depressão esteve nos modelos durante vários dias envolvida numa ciclogénese intensa ou explosiva ao interagir com uma perturbação em altura na extremidade do longo cavado de ar frio polar. Esse cenário parece estar definitivamente posto de parte, pois já nem nos ensembles aparece.


Comparativo ECMWF e GFS a 48 horas
Depressão fraca que passará a sul do algarve

compt.gif



Sendo assim, temos na 2ªfeira o dilema geográfico da neve, de uma depressão a sul com alguma precipitação que provavelmente apenas chegará ao terço sul, e bastante frio na metade norte. A hipótese de neve estará assim restrita à zona de fronteira entre uma coisa e outra, dependendo da precipitação chegar lá ou não, talvez a Beira baixa veja neve aos 600/700m. No GFS está mais simpático com a precipitação a abranger essa zona, no ECM mais pessimista.



Terça e Quarta-feira

Na 3ª e 4ªfeira temos bastante frio na atmosfera, sobretudo na metade norte do país, a grande dúvida é saber que instabilidade haverá que possa gerar precipitação. Os modelos formam um modesto centro depressionário que não geraria grandes forçamentos, o CAPE no mar é relativamente modesto, melhor no GFS que no ECMWF. Esta fase ainda está um pouco incerta.

modd.gif


Nestes dia estaremos provavelmente dependentes de se gerarem ou não algumas células no mar e das incursões das mesmas para o interior. Estou em crer que os modelos estão a subestimar um pouco tamanho gradiente térmico dado pelos -30ºC aos 500hPa e os 15ºC do mar, e penso que haverá mais instabilidade e precipitação do que eles mostram, e penso que a haver células razoáveis poderíamos ver pelo menos no terço norte neve a cotas entre os 200/300 (no interior) e 400/500 metros (faixa mais litoral). E com algum aguaceiro mais potente, quem sabe alguma surpresa a cotas ainda menores.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
neste momento está ainda tudo em aberto o europeu é o único que coloca a depressão táo a sul fazendo-a subir durante a tarde para se unir à que se encontra a noroeste ainda assim haveria precipitações na parte da tarde

esta seria uma boa colocação para a depressao e quase todos os modelos por enquanto concordam

fax60s.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Isto vai render 5 mm na 2ªfeira já deve ser bom, a maioria dos modelos colocam todos precipitação a sul do Algarve, por isso, só 2 estão melhores neste momento, o Hirlam e o COAMPS. Com vento de leste querem o quê chuva deve ser mesmo isso, o vento de leste acaba com tudo que venha de sudoeste. :lol::disgust::angry:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pena não estarmos com esta sinóptica igual em pleno Janeiro, que iria ser um belo evento de neve.
Assim mais difícil mas poderá dar algumas boas surpresas, temos realmente iso's muito interessantes, e aguaceiros algo espaçados durante vários dias em várias regiões a partir de 3ª.

Nem era preciso ser em Janeiro, bastava ser um dia depois, para permitir que o frio se instalasse. O problema é que só temos algumas horas de vento de norte e quando entra a depressão a iso 0 está ainda limitada às regiões a norte do Tejo. Mais umas horas de advecção de norte e quando a depressão chegasse já haveria bastante frio instalado e poderíamos ter cotas mais interessantes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Atenção à Madeira para amanhã ao final do dia:

7610268_RPhdA.jpeg


Está a roçar a Madeira.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
OFF TOPIC.
Não vou analisar previsões mas somente dizer algo que já ando para dizer há muito:
Não é para criar vaidade (sei que não acontecerá) mas obrigado pelas previsões aqui colocadas quase diariamente pelo Vince. São acessíveis a quase toda a gente e é sempre um prazer lê-las.:)

Venha chuva para uns, venha frio e neve para outros. Venha o que vier será sempre bem vindo.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.