Seguimento Sul - Novembro 2010



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Só cá faltava o elemento branco que todos nós desejamos mas as cotas de neve não querem... :(

Neste momento 5ºC :huh:, vento fraco a moderado de NE.
Edit: Parece ser o vento que causa as descidas de temperatura. Já estou com dúvidas dos -1ºC.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Castro Marim teve uma boa acumulação, mais de 10 mm, Tavira andou lá perto. A precipitação desviou toda para a Andaluzia e para Marrocos, só esta manhã Ceuta acumulou 54 mm.

Quanto ao próximo evento, de acordo com os modelos, existe o risco de ser tudo novamente desviado...

Irra, ainda sou do tempo em que um depressão no Golfo de Cádiz deixava um dilúvio no Algarve! :angry:

Nem mais frederico, basta ver as precipitação em algumas cidades marroquinas e espanholas:

Entre as 18 h de ontem às 18h de hoje

Gibraltar 178 mm

Espanha

Cádiz 40 mm
Málaga 58 mm

Marrocos:
1 Larache (Morocco) 50.7 mm
2 Tetuan / Sania Ramel (Morocco) 46.0 mm
3 Nouasseur (Morocco) 40.0 mm
4 Tanger Aerodrome (Morocco) 37.4 mm
5 Casablanca (Morocco) 31.0 mm
6 Rabat-Sale (Morocco) 20.0 mm

Portugal:
Faro(Aeroporto) 2.8 mm

Realmente, tudo a fugir do Algarve. Enfim...

O dia foi de céu nublado e ao fim da tarde foi abrindo o céu. Chuva fraca durante a madrugada e manhã.

Máxima: 15.2ºC
mínima: 11.3ºC
actual: 12.1ºC

Precipitação: 3 mm :lol: que fartura.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nem mais frederico, basta ver as precipitação em algumas cidades marroquinas e espanholas:

Entre as 18 h de ontem às 18h de hoje

Gibraltar 178 mm

Espanha

Cádiz 40 mm
Málaga 58 mm

Marrocos:
1 Larache (Morocco) 50.7 mm
2 Tetuan / Sania Ramel (Morocco) 46.0 mm
3 Nouasseur (Morocco) 40.0 mm
4 Tanger Aerodrome (Morocco) 37.4 mm
5 Casablanca (Morocco) 31.0 mm
6 Rabat-Sale (Morocco) 20.0 mm

Portugal:
Faro(Aeroporto) 2.8 mm

Realmente, tudo a fugir do Algarve. Enfim...

O dia foi de céu nublado e ao fim da tarde foi abrindo o céu. Chuva fraca durante a madrugada e manhã.

Máxima: 15.2ºC
mínima: 11.3ºC
actual: 12.1ºC

Precipitação: 3 mm :lol: que fartura.

No satélite nota-se que o centro da depressão foi empurrado pela massa de ar frio a norte, e passou mais a sul daquilo que é normal neste tipo de eventos.

Não fosse isso e teríamos tido valores idênticos ao Sul de Espanha.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Sigo-me por essa estação. :)
Acabou de subir aos 4.4ºC. Isto anda estranho mas acho que vamos ter pelo menos... -1ºC? :D

O vento deverá a estar a rodar (leste/nordeste/norte/noroeste...) e está a influenciar a evolução da temperatura.

Alandroal: a temperatura subiu de 5 ºC para 6 ºC na última hora. Mas logo mais deverá baixar novamente.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Bom se continuar-mos assim talvez ainda se faça a média de precipitação no final do ano sem ver pinga de água nas ribeiras.
Realmente tem chovido mas 4/5 mm, 10/12mm, já se teve 15mm, bom,... menos mau mas raro...enfim se tivermos 100 dias de precipitação até Maio, e penso que é possível :lmao:, a 5mm cada um consegue-se 500mm e isto para Faro.
Nas serras a precipitação, como sabemos, é superior e digamos 7,8 ou 10mm como em Monchique por exemplo e lá conseguimos os 700, 800 ou 1000mm.

Amigos vamos vivendo um dia de cada vez que isto há de chegar lá e de certo será um bom ano para o cogumelo:lol: ......... bom se chegar aos 5euros o quilo já começo a ver os $$$$

Desculpem a piada mas acho que o pessoal do sul nomeadamente os Algarvios aqui do forum sentem o mesmo desgosto que eu e têm o sentimento de total fiasco e além do mais apesar do humor associado, acho que o relato não foge muito à realidade do que se tem passado por aqui desde à 2 semanas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Aqui, a descer bem já vai nos 9.4ºC. :cold:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bom se continuar-mos assim talvez ainda se faça a média de precipitação no final do ano sem ver pinga de água nas ribeiras.
Realmente tem chovido mas 4/5 mm, 10/12mm, já se teve 15mm, bom,... menos mau mas raro...enfim se tivermos 100 dias de precipitação até Maio, e penso que é possível :lmao:, a 5mm cada um consegue-se 500mm e isto para Faro.
Nas serras a precipitação, como sabemos, é superior e digamos 7,8 ou 10mm como em Monchique por exemplo e lá conseguimos os 700, 800 ou 1000mm.

Amigos vamos vivendo um dia de cada vez que isto há de chegar lá e de certo será um bom ano para o cogumelo:lol: ......... bom se chegar aos 5euros o quilo já começo a ver os $$$$

Desculpem a piada mas acho que o pessoal do sul nomeadamente os Algarvios aqui do forum sentem o mesmo desgosto que eu e têm o sentimento de total fiasco e além do mais apesar do humor associado, acho que o relato não foge muito à realidade do que se tem passado por aqui desde à 2 semanas.

Os solos continuam secos, por isso ainda não veio água às ribeiras:

nwbhgp96.gif


PS: é mais importante para os ecossistemas que as ribeiras tenham água nos próximos meses do que agora.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pelas minhas contas Tavira segue o mês com 53 mm, Castro Marim deve levar um pouco mais. Dificilmente o sotavento acabará o mês com mais de 80 mm.

Para o próximo evento, os modelos não estão muito generosos, muita da precipitação foi retirada. Espero que ao menos consigamos 10 mm.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Não há vento, então aparentemente estão 1.3ºC em plena cidade! A humidade não é suficiente para geada. :mad:
Mesmo assim, é estranho, nem na Serra de S. Mamede está tão frio. Estão 2.7ºC lá.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Neste momento, sigo com 8.9ºC.:cold:

Este mês leva 36 mm acumulados.