Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por aquilo que estou a ver eu diria que na Segunda deverá haver algo parecido com aquilo que vimos estes dois dias aqui no Algarve....
Quanto rendeu este evento de alerta amarelo ??? Uns dois mm ...
Neste momento acho que Faro está com uns 32 mm até ao momento este mês ...
Veremos então o que nos reserva os proximos 3 dias aqui pelo Algarve, para sabermos se atingimos a média este mês, que é de 80 mm !!

É verdade olhando aos modelos o próximo "encantamento" parece ser na próxima Sexta/Sábado, mas veremos o que por aí vem.....

Relembro que estas situações de massas de ar quente a chocarem na atmosfera são muito complicadas, pois se chocam na mesma altitude a mais forte vence, se chocarem em altitudes diferentes a história é outra ...
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por aquilo que estou a ver eu diria que na Segunda deverá haver algo parecido com aquilo que vimos estes dois dias aqui no Algarve....
Quanto rendeu este evento de alerta amarelo ??? Uns dois mm ...
Neste momento acho que Faro está com uns 32 mm até ao momento este mês ...
Veremos então o que nos reserva os proximos 3 dias aqui pelo Algarve, para sabermos se atingimos a média este mês, que é de 80 mm !!

Castro Marim teve mais de 14 mm. Sagres teve mais de 20 mm. Parece que só os extremos é que tiveram alguma precipitação decente.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A atmosfera está demasiado volátil, e a prova disso é que os modelos andam um bocado "às aranhas".

Os próprios meteorologistas profissionais (do IM) tem imensa dificuldade na análise da situação sinóptica dos próximos dias. As previsões de hoje e de ontem para o dia de 2ª feira são bastante diferentes - previam-se ventos com rajadas de 120 km\h e hoje apenas de 80km\h nas terras altas do centro e sul.

Como é bom de ver o que se passa é extremamente difícil de analisar e, por isso, cada um de nós deverá pesar estes factos acerca dos possíveis "eventos" destes dias. Tentar efectuar uma análise cuidadosa do que se passa é meio caminho andado para não termos desilusões como as que vão sendo mostradas por aqui...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vejam as coisas por outro prisma, em Novembro de 1997 uma ciclogénese explosiva extremamente parecida à que chegou a ser modelada nos últimos dias (interacção duma depressão do Atlântico vinda de Sudoeste com frio em altura a vir de norte) deixou 11 mortos no Alentejo e 21 em Badajoz. Estas depressões e SCM's associados que tem passado ou deverão ainda passar a sul do Algarve, se viessem um pouco mais a norte, os 178 mm que caíram ontem em Gibraltar podiam ter caído em Monchique por exemplo, com todas as consequências que isso traria Nem tudo é mau na vida, que eu saiba não há presentemente falta de água em Portugal, se calhar até foi bom os modelos se terem enganado nos últimos dias. E esperemos que a Madeira amanhã não tenha problemas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Concordo perfeitamente, Vince e por exemplo no Norte e Centro já imaginaram o que era o cenário previsto, com tanto frio existente á superficie, quando a precipitação entrasse e que seria forte, ficava tudo entolado em neve ... em especial acima dos 600/800 metros.
Assim está muito melhor, e as pessoas podem ir trabalhar descansadas e sem a massada de ter a neve toda em cima do carro e não poder ir trabalhar .....

E não, não estou a ironizar ....
 
M

Membro excluído 274

Saída das 18z coloca novas esperanças aos amantes da neve nos locais habituais...:D

Segunda-feira nem os Brigantinos a verão mas 3ª Feira é bem possível com estas cartas...

gfs-2-66_ipl9.png


gfs-2-78_ono0.png


gfs-2-84_tce5.png


Ferreira5 esse Output da Aemet só é actualizado uma vez por dia e tem como base dados das saídas de ontem, e nessas saídas ainda havia as chances que hoje os modelos descartaram!;)
 
Editado por um moderador:

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Concordo perfeitamente, Vince e por exemplo no Norte e Centro já imaginaram o que era o cenário previsto, com tanto frio existente á superficie, quando a precipitação entrasse e que seria forte, ficava tudo entolado em neve ... em especial acima dos 600/800 metros.
Assim está muito melhor, e as pessoas podem ir trabalhar descansadas e sem a massada de ter a neve toda em cima do carro e não poder ir trabalhar .....

E não, não estou a ironizar ....

Estás a ironizar sim...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estás a ironizar sim...
:lol::lol::lol: ... estava a brincar, mas sejamos sinceros o que nos encanta é os fenómenos extremos, mas claro que aqui ninguém deseja que aconteçam dados pessoais ou materiais ...
Relativamente áqueles valores em Cádiz, Gibraltar e sei lá mais onde, isso acontece por aquilo o clima lá tem muito mais tendencias a estes fenómenos do que nós senão reparem a quantidades de vez que os modelos dão esses eventos para lá, uns dão-se e outros não ....
Lá raramente chove mas quando chove, chove mesmo !!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A saída das 18z do GFS referente a precipitação, de amanhã de manhã até à meia noite de Terça-feira

De acordo com com esta saída do GFS a precipitação aqui no norte será maior do que o esperado. Não muito mas mesmo assim eleva a probabilidade dos transmontanos terem a sua neve na 3ª.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
:lol::lol::lol: ... estava a brincar, mas sejamos sinceros o que nos encanta é os fenómenos extremos, mas claro que aqui ninguém deseja que aconteçam dados pessoais ou materiais ...
Relativamente áqueles valores em Cádiz, Gibraltar e sei lá mais onde, isso acontece por aquilo o clima lá tem muito mais tendencias a estes fenómenos do que nós senão reparem a quantidades de vez que os modelos dão esses eventos para lá, uns dão-se e outros não ....
Lá raramente chove mas quando chove, chove mesmo !!


O número de dias com chuva de Cádis, Ceuta ou Málaga é idêntico ao do Algarve. E a precipitação média não difere muito.
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Boa noite tive a ver o GFS para esta proxima semana parece que a cota neve baixa na madrugada de sexta feira o que era muito bom se viesse a concretizar :D

gfs-2-126.png


Sei que neste mes ainda e dificil ocorrer estas situaçoes mas nunca se sabe:rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pode colocar a carta das Temp2m e cota de neve sff Vince?:unsure:

Estava a tentar evitar, pois acho a saída exagerada na precipitação, mas vá lá, toca a sonhar, mas depois nada de desabafos aqui quando as coisas mudarem :D

nevef.gif


Notas:
1) A acumulação de neve é do GFS, e não deve ser encarado como a cobertura real, pois a pouca resolução e orografia dum modelo global leva a este tipo de cobertura exagerada (erros que conhecem de outros mapas que tem colocado aqui nestes dias), portanto, essa informação deve ser usada conjuntamente com a das cotas. Este tipo de produto não cobre o litoral.
2) A cota tem um algoritmo diferente da do rozzo que consta dos meteogramas (que acho mais acertada), esta costuma exagerar, embora com frio instalado por vezes até se porta bem.
3) Não perguntem quando as cartas estarão disponível a todos, em breve, antes do Inverno, já faltou muito mais.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.