Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Esta saida das 18h sem dúvida melhorou bastante em relação à saida das 06h (foi a última que vi), mas não posso deixar de notar em como o azar nos persegue. O grosso da chuva vai cair precisamente antes do ar frio entrar de pleno em Portugal, coisa que também aconteceu bastantes vezes no inverno passado! :angry:

O melhor dia para ver nevar a cotas baixas será na terça, no resto dos dias a temperatura a 500 hPa será demasiado alta. Os meteoloucos da parte leste de Espanha é que devem estar a esfregar as mãos de contentes, as previsões são espectaculares para eles!

Para ver altitudes, acho que o melhor sitio é de longe o Google Earth.

Fil achas que devemos confiar na saida das 18h??? será fiável???...:huh:
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fil achas que devemos confiar na saida das 18h??? será fiável???...:huh:

Pelo que dizem por aqui parece ser a menos fiável, mas é a que tem as previsões mais optimistas para nós até agora :)

O litoral ainda tem bastante precipitação agora o interior coitado, sempre esquecido até pela mãe natureza :rolleyes:

Os dias que se avizinham fazem-me lembrar o que aconteceu em finais de fevereiro do ano passado. Aqui foram 6 dias de neve, mas com acumulações ridiculas devido à pouca precipitação. Escusado será dizer que choveu bastante no dia em que começou a entrar o ar frio, e depois de se instalar plenamente: bye bye precipitação...

A ver as próximas actualizações :pray:
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

bem pelo que tenho visto este mapa para dia 21 as 19h, dá entrada esta frente vinda de nw com alguma precipitação para Lisboa :D :D mas claro temperaturas :sad: :sad:



para dia 24 vamos ter então alguma descida de temperatura mais acentuada principalmente para o interior norte



o que acham disto????

abraços meteo
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
É impressão minha ou a run da 00h tirou-nos frio??
A precipitação estará lá, o que é bom...mas acho que tirou frio a 500h:angry: :angry: :angry:

É verdade, tirou frio a 500 hPa penso que muito derivado do facto do Anticiclone não nos largar desde dia 8 de Dezembro e ter entrado completamente em Portugal quando o frio a 800hPa será maior...penso que pelo evoluir da situação apenas tenderá a agravar e o A a "proteger" :angry: Portugal da neve.

Que pena tenho de não estar na Europa central :disgust:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bem se calhar o melhor será esquecermos as entradas de NW que só nos têm dado tristezas :disgust: o melhor é começarmos a pedir umas entradas de SW para animar isto aqui que anda muito parado... :lmao:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Para segunda feira o INM põe o seguinte:

"LA COTA DE
NIEVE DESCIENDE AL FINAL HASTA LOS 600M EN GALICIA, 800M EN EL
RESTO DEL CUADRANTE NOROESTE, SISTEMA CENTRAL E IBERICO Y PIRINEO
OCCIDENTAL Y CENTRAL, Y 1000M EN EL PIRINEO ORIENTAL Y LEVANTE."

É esmo esta a realidade...neve a cotas mais baixas poderá ser praticamente impossivel,penso eu...mas já é bom!!:hehe:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas

Eles não se entendem mudam constantemente, agora hoje houvi alguém do IM na TSF, a dizer que a tempestade da europa do Norte não nos ia afectar:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
também houvi mencionar a descida gradual das temperaturas nos próximos dias ( de 21 p/ 22 vai descer cerca de 7ºC, o que é Acentuada na minha opinião mas, isso é semântica, contudo ela é importante nas previsões;) ) e neve a cotas baixas se houvesse precipitação!

http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html

A partir do dia 25 nenhum membro se entende:p
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Segundo os modelos a Europa vai sofrer uma valente e prolongada vaga de frio...vamos lá ver é se chega alguma coisa à cauda da Europa, que arrefeça a Europa primeiro, que depois em Fevereiro as massas de ar que vierem de N e NE já chegam cá mais frias.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
A saidas das 00 foi falsa cuidado, que vamos ter pelo menos 15 dias de vaga de frio, sim 15 dias, ou estarei a ver mal?:lol: :lol: :lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.