Seguimento Litoral Norte - Novembro 2010



DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Chove novamente com mais intensidade.

3.7º
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Pois até eu tenho dificuldades por vezes em compreender as diferenças. Posso-vos dizer da experiência de Viena, duas formas comuns de precipitação sólida, que não são neve:

ÁGUA-NEVE (MISTO: LIQUIDO e BRANCO)
Se virem chuva caindo misturada com flocos de neve, é água-neve (sleet). Isso ocorre quando a temperatura está fria em altitude mas mais quente abaixo. Por vezes, alterna ora chuva, ora chuva/neve, ora neve.

CHUVA CONGELADA (GELO)
Se vos parecer ser chuva mas ao olhar virem que é tudo gelo então é chuva congelada, que são grãozinhos de gelo, caem mais rapidamente que neve mas são forma sólida, quase na transição. Isso ocorre quando têm ar quente em altitude e suficiente ar frio abaixo, que provoca a congelação da chuva. Estes são frágeis e derretem-se com o impacto. Ou acumulam-se sob a forma de uma camada de gelo. Ocorre geralmente quando tive tempo frio e entra uma massa quente de sudoeste (frente quente). Parece chuva, mas é tudo congelado, e passado algum tempo passa a apenas neve ou apenas chuva.

Uma forma que ocorre sempre muito brevemente, também típica da transição:

ICE PELLETS (GELO, agregado)
Noutras ocasiões caí precipitação durante um curto espaço de tempo sob a forma de ice pellets, que são como granizo das tempestades, mas mais pequeno e saltam ligeiramente ao embater num vidro dum carro. Costuma acontecer também na transição de temperatura, envolvendo ar quente em altitude, e ar frio abaixo. Ao contrário da chuva congelada, estes pellets nunca se fundem uns com os outros, e geralmente duram apenas um período muito curto e rapidamente passam a chuva.

Se a precipitação for branca e agregada, então é graupel (snow pellets). Lembrem-se ice pellets são transparentes, graupel é branco.

FREEZING RAIN (LIQUIDO)
Se a temperatura no solo for negativa, ar quente em altitude, mas a camada fria pouco espessa, então cai freezing rain (que é 100% líquido). Geralmente acontece quando o gradiente quente acima, frio abaixo, é maior que aquele da chuva congelada.

Isto exclui outros tipos definitivamente de neve, como neve granulada, que só ocorrem a temperaturas negativas.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Então já caíu água-neve em algumas zonas do Porto e Gaia, em Valongo e Gondomar, e Guimarães. Mais algum relato?