Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010



DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
2.7º
Alerta de gelo.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Olhando para o satélite, vê-se claramente que começam a entrar alguns cúmulos pelo alto Minho. Mais cá para baixo as nuvens que entram de O serão do tipo médio.
Como é óbvio há esperanças de que alguma surpresa se encarregue de aparecer, mas eu apostava lá mais para meio\final da madrugada (sim, vão dormir que parece-me ainda muito cedo para que algo aconteça) quando a temperatura estiver (teoricamente) mais baixa.

Por aqui sigo com céu parcialmente nublado por nuvens médias e vento calmo.

Tactual: 0,9ºC
Hr: 93%
Ponto orvalho: 0ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Pois, é uma massa atlântica muito humida (com jet stream acima)
Isso não é nada bom para neve.

Acho que até podias estar nos 0ºC, e quando te entrasse as nuvens a temperatura subia um bocado e tinhas água-neve apenas.

No entanto, ainda acho que há hipóteses de neve, se tiveres entrada daquelas células que vêm do noroeste, mas não da massa que vem do oeste (que é mais quente e húmida)!


Aqui chegou a 1ºC, mas mal entraram as nuvens subiu logo para 3ºC :lol:
entretanto já parou de chover, mal molhou o chão..venha o próximo.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Cá também nevou na Penha. A ver vamos se seguirão novas surpresas.
A descida continua.
3.1º neste momento

Nevou em GUIMARÃES cidade por breves instantes na madrugada das nicolinas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
sim.. aqui ja da pa ver alguns automoveis com gelo em cima...

Actualmente está a caír saraiva na minha freguesia!!!!

Como disse e bem o Aristocrata, as eventuais surpresas "Elemento Branco" deverão acontecer se houver precipitação no timing certo "final de madrugada/início de manhã" no litoral Oeste!!!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Por aqui chuva branda.

Ar muito frio e pingas também muitíssimo frias.

Que continue assim!!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Como disse e bem o Aristocrata, as eventuais surpresas "Elemento Branco" deverão acontecer se houver precipitação no timing certo "final de madrugada/início de manhã" no litoral Oeste!!!

Que estranho!

Eu aqui na Falperra tão perto e nem ponta se Saraiva! Só mesmo pingas grossas e gélidas!
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Pois, é uma massa atlântica muito humida (com jet stream acima)
Isso não é nada bom para neve.

Acho que até podias estar nos 0ºC, e quando te entrasse as nuvens a temperatura subia um bocado e tinhas água-neve apenas.

No entanto, ainda acho que há hipóteses de neve, se tiveres entrada daquelas células que vêm do noroeste, mas não da massa que vem do oeste (que é mais quente e húmida)!

Sem dúvida, embora não tenha higrómetro noto uma grande humidade em qualquer superfície que esteja ao relento.
De qualquer forma o melhor da festa ainda está para vir. A temperatura a 850hpa ainda vai descer mais um bom bocado o que acredito fará descer um pouco mais as cotas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Que estranho!

Eu aqui na Falperra tão perto e nem ponta se Saraiva! Só mesmo pingas grossas e gélidas!

Pois é!! Acontece por vezes cenários muito localizados!!! A Natureza é mesmo assim! De salientar que a saraiva já parou e foi de curta duração mas o que me chamou atenção la fora foi o enorme barulho, o meu gato foi o primeiro a dar alerta!!!:p

Actualmente tudo tranquilo lá fora:

Temp: 4.1ºC
Pressão Barométrica: 1008hPa
Humidade Relativa: 90%