Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010



DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Lamento desiludir-te mas no vídeo só vejo granizo e claramente chuva.

Quando chove misturado com neve os flocos caem a uma velocidade muito lenta, não deixa margem para dúvidas. Quem vive numa zona onde neva muito, sabe bem o que é neve ou água-neve, e o que não é.

Começo a achar que muitos dos relatos vêm água-neve onde ela não existe.
Eu compreendo que o desejo é muito mas....

Tenho pena de não te conseguir mostrar com mais resolução, mas esta máquina mais não aguenta. Prometo na próxima, se a houver, mostrar-te de outra forma.
O meu destino de férias durante todo o ano é Montalegre, Pizões, desde muitos anos atrás. Muitos mesmo. Verão, Inverno... Eu sei o que é saraiva, granizo, àgua-neve... Posso não saber certos termos técnicos, mas já vejo neve em Montalegre à 25 anos amigo.
Óbvio que a vês cair com força, vinha com chuva...
Mas prontos, cada um opina da maneira como acha correcto.
Eu sei o que vi no vidro do carro, e durante uns minutos em casa. :thumbsup:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim acredito que tenha caído uns flocos aí, no vídeo só se consegue ver a chuva. E se tens experiência de neve, certamente sabes o que é chover misturado com neve.

E no Porto, será verdade os relatos de água-neve, ou caíram somente uns flocos perdidos? Foi algo que fizesse o pessoal na rua reparar nisso?

MAS ESTÁ PRESTES A ENTRAR A PRECIPITAÇÃO TODA NO DOURO E MINHO
Em breve, muitos de vós verão aguaceiros de granizo ou aguaceiros de neve algo forte!
Isto parece vir a dar nevão em cotas acima dos 500 (Douro e Minho)!

Tenho pena de não te conseguir mostrar com mais resolução, mas esta máquina mais não aguenta. Prometo na próxima, se a houver, mostrar-te de outra forma.
O meu destino de férias durante todo o ano é Montalegre, Pizões, desde muitos anos atrás. Muitos mesmo. Verão, Inverno... Eu sei o que é saraiva, granizo, àgua-neve... Posso não saber certos termos técnicos, mas já vejo neve em Montalegre à 25 anos amigo.
Óbvio que a vês cair com força, vinha com chuva...
Mas prontos, cada um opina da maneira como acha correcto.
Eu sei o que vi no vidro do carro, e durante uns minutos em casa. :thumbsup:
 

Mikovski

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
56
Local
Porto
Acho estranho ter nevado em alguns locais do Porto, quando por aqui não se viu nada, mesmo.. nada! Mas pronto..:sad:

No Porto nem granizo vi qto mais neve! Á noite sentia-se uma nortada gelida mas agora está quase um frio agradavel. Nas montanhas ve-se neve e cada vez mais.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Tenho pena de não te conseguir mostrar com mais resolução, mas esta máquina mais não aguenta. Prometo na próxima, se a houver, mostrar-te de outra forma.
O meu destino de férias durante todo o ano é Montalegre, Pizões, desde muitos anos atrás. Muitos mesmo. Verão, Inverno... Eu sei o que é saraiva, granizo, àgua-neve... Posso não saber certos termos técnicos, mas já vejo neve em Montalegre à 25 anos amigo.
Óbvio que a vês cair com força, vinha com chuva...
Mas prontos, cada um opina da maneira como acha correcto.
Eu sei o que vi no vidro do carro, e durante uns minutos em casa. :thumbsup:

Entendo os vossos argumentos... A observação destes fenómenos é difícil e a captação por vídeo também pode causar dúvidas.

Neste caso parece-me que existe gelo à mistura, mas o que é certo é que olhando com atenção parece-me que, de facto, caem algumas farrapitas brancas juntamente com a precipitação.

Mas como disse... o dia é muito complicado para observações detalhadas. Os diversos hidrometeoros vão alternando entre si. Acima de tudo o que podemos afirmar é que a situação é limite. O dia segue fascinante :)
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Entendo os vossos argumentos... A observação destes fenómenos é difícil e a captação por vídeo também pode causar dúvidas.

Neste caso parece-me que existe gelo à mistura, mas o que é certo é que olhando com atenção parece-me que, de facto, caem algumas farrapitas brancas juntamente com a precipitação.

Mas como disse... o dia é muito complicado para observações detalhadas. Os diversos hidrometeoros vão alternando entre si. Acima de tudo o que podemos afirmar é que a situação é limite. O dia segue fascinante :)

Tudo dito.

Neste momento, nem gelo, nem coisa parecida. É chuva mesmo :lol:
 

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
Aproveito para relatar que esta madrugada acordei com 1 estrondo...foi 1 brutal trovão que disparou sobre Ermesinde e lançou 1 rajada de granizo que se manteve até à hora a que saí de casa, por volta das 8:45. Agora estou por Matosinhos e o panorama é cinzento...chuva fraca neste momento!!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Vamos a factos, com temperaturas de 5ºC e humidade de 70% é muito difícil nevar ou mesmo água-neve!

Já com uma temperatura de 1ºC e humidade 70% diria que pode nevar mas também pode só chover.

Portanto acho muito estranho o pessoal do Porto reportar água-neve. Talvez de manhã tenha mesmo caído algo, mas não agora com temperaturas de 5ºC ou até 7ºC!

No Porto nem granizo vi qto mais neve! Á noite sentia-se uma nortada gelida mas agora está quase um frio agradavel. Nas montanhas ve-se neve e cada vez mais.
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Vamos a factos, com temperaturas de 5ºC e humidade de 70% é muito difícil nevar ou mesmo água-neve!

Já com uma temperatura de 1ºC e humidade 70% diria que pode nevar mas também pode só chover.

Portanto acho muito estranho o pessoal do Porto reportar água-neve. Talvez de manhã tenha mesmo caído algo, mas não agora com temperaturas de 5ºC ou até 7ºC!


Exacto. E amanhã a precipitação será pouca, segundo o que li.