Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010



filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Finalmente temos entrada norte aqui pelo litoral norte. O problema é que a precipitação (já de si escassa) ficará por Espanha, típico destas entradas.
Será preciso muita sorte para alguém ter alguma precipitação aqui pelo litoral norte.

Hoje poderia ser um dia em grande, foi por muito pouco que não tivemos um nevão memorável. A precipitação durante a tarde, aqui, superou os 20mm. A sensação térmica era de grande desconforto devido ao frio.Um dos problemas foi a HR muito elevada, estas entradas Atlânticas pedem melhores condições para haver neve a cotas baixas (por exemplo acumulação em Braga, Guimarães, etc). Ora condições existiam mas não para entradas deste tipo.

No entanto, às cotas médias altas esta têm sido uma semana fantástica, com acumulações impressionantes. Da minha casa consigo ver a Serra Amarela, nota-se que está com grande acumulação, pena não termos ninguém a reportar dados de lá. Vamos esperar que o Lince reporte os dados da Bouça dos Homens, certamente que terá novidades (e fotos) incríveis para contar (e mostrar).

Um problema de todo este cenário poderá ser a depressão que ameaça estacionar junto a Portugal. Com toda esta acumulação de neve, a precipitação que a depressão poderia deixar, poderá levar a subida dos caudais dos rios e ribeiros.

A acompanhar...

Já agora, esta é uma boa noite para nowcasting, que poderá dar em branco de neve ou uma noite em branco :D .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por aqui céu limpo, vento Norte e temperatura a descer..:cold:

Dados actuais

temp: 3.9 ºc ( mínima 1.5ºc ) ( máxima 7.8ºc )

Vento NNW 8 Km/h

Pressão: 1016.8 hpa

Humidade: 79 %

Precipitação acumulada desde 0 h : 16.3 mm

O frio está a entrar,resta saber se vai trazer alguns aguaceiros a horas favoráveis ou não...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Impedido por razões profissionais de manhã e por razões familiares à tarde de me ausentar do Porto , sem internet durante várias horas, logo hoje, logo comigo, vim agora aqui e lá vi o filme do dia.
Belas fotos, bons relatos. Bom espaço, este.
Nada vou acrescentar ao que já aqui pela zona do Porto foi relatado.
Repetiria fora de horas o que foi bem relatado em directo.

Esperanças ainda em alguma surpresa?
Não me parece . Agora até pode vir o frio, mas vai faltar precipitação.
Por aqui, agora céu quase limpo. 4,8º

Da chuva e do vento que se perfilam para os próximos dias já a partir do próximo sábado,falaremos depois...
Belo Outono...
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Estou a 500m de altura, vim às talhadas, na esperança de ver o elemento branco, mas de momento céu limpo. 0ºC