Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Continuo a dizer hoje o que disse ontem: temperaturas de 3ºC não significam neve!!, até com 1ºC pode só chover!

Se querem neve garantida, é preciso uma temperatura de 0.0ºC, ou sendo mais razoável, a humidade média de 70% cerca de 1.5ºC.

(Numa entrada de norte ou leste, geralmente mais secas, já há mais possibilidades de ver cair neve a temperaturas entre os 1 e 3ºC, mas dependo muito de condições específicas de temperatura e humidade.

Quem segue com 5ºC deveria não criar QUALQUER expectativa. É quase impossível nevar com essa temperatura, teria que haver uma humidade relativa muito baixa - algo impossível nas zonas litorais, com vento fraco de noroeste!

A temperatura têm então que descer aos 2 ou 1ºC, e manter-se assim aquando da chegada de precipitação. Se acham que a temperatura sobe com a entrada de nuvens, então esperem uma temperatura de cerca de 0ºC para esperarem por neve. É dificil.

Aqui em Viena, uma zona de interior, e geralmente com ar seco, já vi inúmeras vezes (> 90% das vezes) só chuva com temperaturas de 3ºC, seja de manhã, à tarde ou à noite, e com todos os tipos de vento. Geralmente só costumo ter neve a temperaturas abaixo dos 1.5ºC, por vezes só abaixo dos 0.5ºC e só muito raramente com 3ºC. Só mesmo raramente!
 


Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Estou a 500m de altura, vim às talhadas, na esperança de ver o elemento branco, mas de momento céu limpo. 0ºC

pois é vizinho, ainda pensei em te acompanhar, mas uma análise mais profunda disse-me pra ficar em casa, vai haver escasses de precipiatação....
Gostava de me arrepender não ter ido, mas.,.....tenho esperança que no próximo evento do genero(talvez ainda este ano) não tenhamos de sair de casa......:)
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
antes de mais um bem haja a todos os meteoloucos!
hoje um dia em grande!
Fui dar uma volta em busca da neve!:D
Sai de Valongo com 5.5ºc chuva fraca 13:00
Penafiel 13:40 chuva fraca 4ºc
A chegar ao Marco de canavezes deparo-me com isto:



Uploaded with ImageShack.us

Montemuro coberta de neve! decidi ir ate baiao!

escalada ate aos 800 metros (serra da abrobeira)


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Posso dizer que fiquei impressionado com a queda da temperatura quando subi do marco de canavezes ate baiao! dos 5ºc até aos -0.5 ºc isto por volta das 15h.

posso tb dizer que a cota de neve andou a volta dos 600 a acumular e aguaneve 450 metros!

tentei subir ate ao alto espinho isto ja no marao por volta das 16horas so que tive de dar a volta pq a estrada estava cortada!

cumps ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Frio a entrar bem, o céu limpo ajuda à descida da temperatura..

3.4ºc actuais

Pelo que vejo no satélite o pós frontal é fraquito..a não ser que algumas células mais vigorosas se formem entretanto... mas penso que iremos ter uma madrugada fria , alguma geada/gelo, o dia chegará com céu limpo, ou quase limpo, e muito frio, talvez perto dos 0 graus por aqui..:cold:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Já por casa :D, ainda vi uns microflocus por volta das 23h, mas depois o céu limpou.
Por casa 4.0ºC, o dia ficou marcado pela forte queda de granizo, pela trovoada e por cerca de 15 minutos de vento muito forte, por volta das 19h.

Precipitação: 21.1mm (nada mau);)