Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

mortagua

Cumulus
Registo
10 Out 2010
Mensagens
284
Local
Mendes, Pombal, Leiria (128m)
É simples! Se existir precipitação ela poderá ser de neve a partir cotas indicadas. Agora este tipo de precipitação chega cá (às nossas zonas) normalmente muito enfraquecida. Salvo erro será algo do género que por aqui sucedeu no 10 de Janeiro de 2009! alguém me corrija se estiver errado. No entanto acho que nessa noite havia mais frio instalado (foi em Janeiro, não convém esquecer!! ;) ) e a precipitação foi em maior quantidade. A mínima que por aqui registei no dia anterior foi de -3,6ºC e esta noite apenas 2,7ºC.


Baseando-me na run das 12h do GFS a coisa parece estar boa, mas para cotas um pouco menos optimistas, diria 600 metros (isto com direito a acumulação). No entanto e devido à H.R. alta, fica sempre o senão no ar...

Talvez Portalegre, nas partes mais altas da cidade e por influencia da serra e certamente Marvão (porque está a 800m).

run12hgfsportalegre03de.jpg


run12hgfsmarvo03dez10me.jpg


run12hgfselvas03dez10me.jpg



Link, não encontro.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
se houver precipitação a esta Hora.....:pray:
a cota é favorável....

02122010230208.png

Há uma coisa que é facilmente enganadora nestes, ou quasquer outros meteogramas:

A cota de neve, ou a temperatura, a uma determinada hora num meteograma, são o valor a essa hora mesmo, por exemplo aí no que assinalaste representam a temperatura e cota prevista às 00h. A precipitação às 00h, não é necessáriamente precipitação a ocorrer às 00h, mas sim a precipitação que ocorreu nas últimas 3h. Ou seja, pode ter ocorrido logo às 21:01, por exemplo.

Num exemplo extremo: Se às 21h estiverem 7º e a chover imenso. Passar a frente às 21:30, e não chover mais e arrefecer imenso até aos 0º, pode aparecer num meteograma às 00h: 0º e 5mm. E no entanto esses 5mm caíram ao início com quase 7º.
Entendes onde quero chegar?
E este tipo de coisas é frequente e é preciso ter atenção quando passa uma frente e a precipitação é 0 depois.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Para mais tarde recordar:

201012030012_p01wesp0.jpg


PS: está a dirigir-se uma mancha de precipitação para a serra algarvia, talvez caia alguma coisa na Fóia, na Picota ou nas partes mais elevadas do Caldeirão. Na serra de Aracena também pode cair alguma coisa.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Pronto o gfs já está a começar a ser desmancha prazeres, de 95mm ontém á noite passou para 32mm nesta saida:angry:, enfim espero que não aconteça o mesmo da outra:(.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pronto o gfs já está a começar a ser desmancha prazeres, de 95mm ontém á noite passou para 32mm nesta saida:angry:, enfim espero que não aconteça o mesmo da outra:(.

Pode acontecer isso. Com o aproximar da data provável em que a depressão se aproxima de nós é natural que os modelos comecem a lidar melhor com as variáveis em jogo.
Tanto o GFS como o ECM já não cavam tanto a depressão nem a mantêm tanto tempo junto a nós. Talvez por isso agora se preveja menos precipitação. Decerto haverá zonas com mais precipitação mas parece-me mais junto ao litoral centro e norte. O IM mantêm previsão de chuva por vezes forte com trovoadas um pouco por todo o país relativamente ao domingo.
De qualquer forma acompanhemos as próximas saídas dos modelos para ter uma melhor noção do que se poderá passar.:thumbsup:
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Nos últimos tempos, a diferença entre a temperatura e a precipitação prevista no meteograma gfs para Vila Real e a que acontece na realidade... é significativa.
No meteograma é sempre muito mais do que a ocorrida (precipitação) e bastante menos do que a verificada (temperatura).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, segundo as ultimas noticias dos modelos parece que a partir da proxima noite de Sabado seremos alimentados por uma depressão cavada que se posicionará a Oeste/Noroeste de Portugal de Portugal e que dará ventos fortes a muito fortes nas terras altas, chuva intensa no Domingo no Norte e Centro, e probabilidade ainda incerta de Trovoadas na tarde de Domingo...

Na Segunda e na Terça feira dias em que a depressão ainda se encontra cavada teremos ainda ventos fraco a moderados por vezes fortes a muito fortes no litoral e terras altas, trovoadas e chuva/aguaceiros localmente fortes ...

Na Quarta e Quinta persiste a instabilidade mas já com menos precipitação, possibilidade de trovoadas, vento fraco a moderado de Sul/Sudoeste .....

Pronto em resumo este episódeo que se avizinha será marcado pelos aguaceiros, trovoadas e vento temporariamente forte, não sendo a intensidade da precipitação o mais significativo, mas em principio a sua persistência ....