Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bem, isto agora é uma previsão minha, sem qualquer validade ou fiabilidade. Como já disse noutro post, parece haver uma tendência para haver diferentes padrões de distribuição da precipitação ao longo dos anos hidrológicos. Por exemplo, identifiquei um padrão no qual os trimestres Outubro-Nov.- Dez. são chuvosos, mas o Janeiro, o Fevereiro e o Março são secos. Noutro padrão, Outubro e Novembro ficam na média ou ligeiramente abaixo da média, mas o primeiro trimestre do mês é fresco e chuvoso: foi o que sucedeu no ano passado, mormente nas regiões mais meridionais de Portugal. Este ano, penso que se poderá repetir o padrão do ano passado, talvez com um Janeiro-Fevereiro-Março com menos precipitação. Se assim for, o Abril e o Maio ficarão na média ou abaixo da média, e o Estio será novamente quente. Repito, isto não tem fiabilidade nenhuma.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Li há dias que este ano haverá uma tendência para NAO- em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi num blog inglês sobre clima e previsões sazonais, lamentavelmente não guardei o link. Previam um Inverno mais frio e seco que o normal para o Reino Unido.

Contudo, o NAO negativo não garante que tenhamos um Inverno chuvoso, pois a precipitação pode ir para o Estreito e para Marrocos.

eu não sei como vai-se portar a Oscilação do Atlantico Norte mas o que eu desejo e instablidade frio e chuva dentro dos limites obviamente ou seja desde que não prejudique a vida das pessoas... claro que tenho a fezada que possa voltar a nevar aqui na região de lisboa como aconteceu em 2006...
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Li há dias que este ano haverá uma tendência para NAO- em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi num blog inglês sobre clima e previsões sazonais, lamentavelmente não guardei o link. Previam um Inverno mais frio e seco que o normal para o Reino Unido.

Contudo, o NAO negativo não garante que tenhamos um Inverno chuvoso, pois a precipitação pode ir para o Estreito e para Marrocos.

Frederico tens toda a razão, a NAO tem tendência a ser negativa no próximo trimestre, se passaste no blog "Tempo no Algarve" e se leste a minha previsão que lá publiquei diz isso:

Previsão Inverno 2010/2011 no Algarve

Vamos ter um Inverno relativamente frio e com a precipitação a ficar na média ou ligeiramente abaixo da média. Mas, nesta altura e este ano é complicado saber ao certo que Inverno vamos ter, a NAO tem tendência para ficar negativa e isso implica um inverno normal a chuvoso mas por outro lado, temos uma Europa completamente gelada. Dezembro será o mês mais chuvoso, Janeiro e Fevereiro serão meses mais secos mas mais frios, em Janeiro ou Fevereiro poderemos ter 2 vagas de frio e pode nevar em locais pouco habituais.

Dezembro 2010: Mês com temperaturas normais ou ligeiramente abaixo da média e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre -0.5ºC e os 0.5ºC

Precipitação: entre 110 mm e os 150 mm


Janeiro 2011: Mês com temperaturas abaixo da média e precipitação ligeiramente abaixo da média.


Temperaturas: anomalia entre os -1.0ºC e os -0.4ºC.


Precipitação: entre 30 mm e os 60 mm


Fevereiro 2011: Mês com temperaturas abaixo da média e precipitação na média.

Temperaturas: anomalia entre -1.5ºC e os -0.8ºC

Precipitação: entre 50 mm e os 80 mm

Fonte: Tempo no Algarve

O Algarve pode ter alguma surpresa este Inverno, não digo que neva em Faro, em Olhão, em Portimão, mas talvez em São Brás de Alportel, em Loulé, na Serra de Monte Figo, locais a 300/400 metros.

O ano passado caiu água neve em Olhão, aqui nevou por 5 minutos, foi lindo maravilhoso, nunca tinha visto. Nem sabem a sensação, emoção que os algarvios sentem quando neva.

Antes do Verão, eu afirmei convictamente que o Verão ia ser um dos mais quentes de sempre e foi realmente.

Mas, uma coisa, eu digo o Vince tem toda a razão, naquilo que ele disse. :thumbsup: Essa notícia que este Inverno vai ser o mais frio dos últimos 100 anos alguém tem consciência disso, como pode alguém afirmar tal disparate. Isso não passa de videntes que só vêm discredibilizar as pessoas sérias que estudam climatologia. Eu quando afirmo que o Inverno vai ter neve em locais pouco habituais no Algarve não digo que vai ser o pior Inverno, já tivemos passados frios, o último inverno frio que Portugal teve foi há 6 anos, mas digo o próximo Inverno vai ser frio talvez como o último mas tem um pequeno senão, o último foi extremamente seco, este pode ter surpresas, pode tem mais precipitação. O Inverno mais frio dos últimos 100 anos, quer dizer que o Inverno vai ser mais frio do que em 1954 quando nevou em todo o Algarve, que disparate autêntico. Se for igual ao de 1954, imagino a alegria que muitos membros aqui no Algarve teriamos, nós tivemos a neve à porta em Janeiro de 2006, por isso, afirmo que pode nevar este inverno em locais pouco habituais, mas nunca como em 1954 que nevou a cota 0, mas sonhar é possível.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Frederico tens toda a razão, a NAO tem tendência a ser negativa no próximo trimestre, se passaste no blog "Tempo no Algarve" e se leste a minha previsão que lá publiquei diz isso:



O Algarve pode ter alguma surpresa este Inverno, não digo que neva em Faro, em Olhão, em Portimão, mas talvez em São Brás de Alportel, em Loulé, na Serra de Monte Figo, locais a 300/400 metros.

O ano passado caiu água neve em Olhão, aqui nevou por 5 minutos, foi lindo maravilhoso, nunca tinha visto. Nem sabem a sensação, emoção que os algarvios sentem quando neva.

Antes do Verão, eu afirmei convictamente que o Verão ia ser um dos mais quentes de sempre e foi realmente.

Mas, uma coisa, eu digo o Vince tem toda a razão, naquilo que ele disse. :thumbsup: Essa notícia que este Inverno vai ser o mais frio dos últimos 100 anos alguém tem consciência disso, como pode alguém afirmar tal disparate. Isso não passa de videntes que só vêm discredibilizar as pessoas sérias que estudam climatologia. Eu quando afirmo que o Inverno vai ter neve em locais pouco habituais no Algarve não digo que vai ser o pior Inverno, já tivemos passados frios, o último inverno frio que Portugal teve foi há 6 anos, mas digo o próximo Inverno vai ser frio talvez como o último mas tem um pequeno senão, o último foi extremamente seco, este pode ter surpresas, pode tem mais precipitação. O Inverno mais frio dos últimos 100 anos, quer dizer que o Inverno vai ser mais frio do que em 1954 quando nevou em todo o Algarve, que disparate autêntico. Se for igual ao de 1954, imagino a alegria que muitos membros aqui no Algarve teriamos, nós tivemos a neve à porta em Janeiro de 2006, por isso, afirmo que pode nevar este inverno em locais pouco habituais, mas nunca como em 1954 que nevou a cota 0, mas sonhar é possível.


Infelizmente tal como no futebol, também existem muitos meteorologistas/cientistas que sofrem de clubite aguda, que é uma doença crónica que afecta aqueles que apenas conseguem ver um lado !!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu continuo muito ceptico em relação a modelos de previsão a longo prazo, sazonal portanto. Se nos dermos ao trabalho de pesquisar na net, encontraremos de tudo um pouco, uns mais "credíveis" que outros, uns mais oficiais ou formais e outros mais sencionalistas de acordo com a moda da estação. Mesmo falando de tendências!

Off-topicamente falando, os modelos são ainda um pouco como ver 15 dias pra frente e depois como tudo começa a divergir, escolhe-se outro caminho, um cenário diferente mais moderado ou apenas mais normal! É o que os modelos fazem.. :)
Se houvesse um modelo dito mais válido, seria fácil testá-lo e não haveria desculpas por faltar os dados a, b ou c, seria fácil testar da seguinte forma:

Mudando a seta do tempo, isto é, em vez de preverem o futuro, porque não reescreverem o passado?? Seria fácil, teriam acesso a todos os dados e assim que surgisse uma divergência (erro superior ao aceitável) poderiam adaptar os seus algoritmos espaço-temporais de equações termodinâmicas da modelação, e começar de novo! Acredito que já se tenham lembrado de concretizar esta minha idéia, e quase aposto que terão dito o seguinte: "bolas, nem assim conseguimos modelar correcto! Os dados estão lá, mas talvez faltem mais, enfim, uma malha maior de pontos a vários níveis. Ou pior ainda, talvez ainda nos faltem alguns membros nas equações, variáveis algumas que nem sequer são preditiveis ou que sejam exteriores ou interiores ao planeta, algumas até relacionadas com a actividade humana.. São variáveis residuais/secundárias dirão alguns, mas outros dirão que são as que tornam o sistema caótico a médio/longo prazo!"

É esta a minha opinião, nem o passado conseguem reescrever, quanto mais predizer o futuro menos próximo!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu continuo muito ceptico em relação a modelos de previsão a longo prazo, sazonal portanto. Se nos dermos ao trabalho de pesquisar na net, encontraremos de tudo um pouco, uns mais "credíveis" que outros, uns mais oficiais ou formais e outros mais sencionalistas de acordo com a moda da estação. Mesmo falando de tendências!

Off-topicamente falando, os modelos são ainda um pouco como ver 15 dias pra frente e depois como tudo começa a divergir, escolhe-se outro caminho, um cenário diferente mais moderado ou apenas mais normal! É o que os modelos fazem.. :)
Se houvesse um modelo dito mais válido, seria fácil testá-lo e não haveria desculpas por faltar os dados a, b ou c, seria fácil testar da seguinte forma:

Mudando a seta do tempo, isto é, em vez de preverem o futuro, porque não reescreverem o passado?? Seria fácil, teriam acesso a todos os dados e assim que surgisse uma divergência (erro superior ao aceitável) poderiam adaptar os seus algoritmos espaço-temporais de equações termodinâmicas da modelação, e começar de novo! Acredito que já se tenham lembrado de concretizar esta minha idéia, e quase aposto que terão dito o seguinte: "bolas, nem assim conseguimos modelar correcto! Os dados estão lá, mas talvez faltem mais, enfim, uma malha maior de pontos a vários níveis. Ou pior ainda, talvez ainda nos faltem alguns membros nas equações, variáveis algumas que nem sequer são preditiveis ou que sejam exteriores ou interiores ao planeta, algumas até relacionadas com a actividade humana.. São variáveis residuais/secundárias dirão alguns, mas outros dirão que são as que tornam o sistema caótico a médio/longo prazo!"

É esta a minha opinião, nem o passado conseguem reescrever, quanto mais predizer o futuro menos próximo!

:lol::lol::lol::lol::lol:
Realmente estes meteorologistas ou climatologistas não percebem nada disto ..... quem percebe disto somos nós os treinadores de bancada, que achamos sempre que a táctica mais correcta é a nossa, claro que se fossemos nós acertariamos em cheio, é que nem falhava um dia !!
Por exemplo o ano passado todos os modelos davam uns quantos meses antes um Inverno extremamente seco, e afinal choveu bastante bem .... há com cada uma ..ah ah ah ah

Em 2004-2005 aconteceu exactamente o contrário ...:lmao::lmao::lmao:

Desculpem o comentário trocista mas isto é demais, dizerem que falham um mês ou outro é uma coisa agora falarem como se não acertassem nada vai lá vai ....
Já agora o que muitos apregoam como bruxos/futuristas, muitos são apenas meras pessoas que fazem a sua previsão baseados em diversos modelos, fases da lua e sua relação com actividade solar, campo magnético terrestre ou então simplesmente com a sua experiência de vida ....

Mas alguém tem alguma coisa a ver com isso? Não estamos num mundo ou país supostamente democrático? É que ás vezes não parece ....

Fazer uma critica é também democracia? Sim é ... desde que seja construtiva e a maior dos que aqui comentam não faz nada disso .... parece é como aqui discutir se Deus existe, existe os que acreditam e os que não acreditam, mas é preciso respeitar os ideiais de cada um ....
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A ciência da meteorologia já evoluiu muito, e ainda há-de evoluir mais, com mais dados, melhores computadores que permitirão resolver fórmulas mais complexas. Provavelmente daqui a 100 anos os nossos netos vão ler estes posts e rir-se um bom bocado! Farão um tópico chamado "Os tesourinhos posts dos nossos avós!" lol :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Os modelos sazonais que temos agora são modelos com base estatistica e pouca dinamica, a analise do equilibrio radiativo e de outros parametros fisicos em colaboração com dados estatisticos apenas serve de base a uma "especulação sazonal" em que se podem apenas delimitar padrões gerais.

Num futuro não muito distante centros como o ECMWF desenvolverão modelos que já englobam conceitos dinamicos, que melhorarão as perspectivas de longo prazo.

A minha opinião da tendencia até Fev-Mar, que já disse em posts anteriores, vai de encontro a uma NAO- ou neutra até Fevereiro, a que se seguirá um periodo transitório ainda bastante indefenido, mas talvez de NAO+......a continuar esta tendencia, aliada á NIÑA, talvez a proxima Primavera-Verão sejam quentes e secos, dependendo da posição exata da dorsal Atlantica-Africana.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu também sou sempre bastante céptico de previsões sazonais, mas como disse o Stormy, pessoas que fazem previsões com métodos A,B,C,X,Y ou Z aparte,com teleconexões daqui ou dali, temos que nos lembrar que não podemos comparar os modelos de previsão sazonal com os outros.
Não é por os outros a mais de 10 dias serem pouco fiáveis que os sazonais a 1/2 meses são maus. Podem ou não ser maus, mas a sua elaboração, estrutura, funcionamento e programação são totalmente diferentes. Não comparáveis.
;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os modelos sazonais que temos agora são modelos com base estatistica e pouca dinamica, a analise do equilibrio radiativo e de outros parametros fisicos em colaboração com dados estatisticos apenas serve de base a uma "especulação sazonal" em que se podem apenas delimitar padrões gerais.

Num futuro não muito distante centros como o ECMWF desenvolverão modelos que já englobam conceitos dinamicos, que melhorarão as perspectivas de longo prazo.


Há imensos anos que por exemplo o ECWMF sazonal, o actual System 3 (implementado em 2007) é dinâmico, desde a criação do System 1 em 1997. É um modelo acoplado Atmosfera-Oceano.

Implementation of Seasonal Forecast System 3

http://www.ecmwf.int/services/dissemination/3.1/Seasonal_Forecasting_System_3.html

The basis of seasonal forecasting
http://www.ecmwf.int/products/forecasts/seasonal/documentation/system3/ch1.html


O Climate Forecast System (CFS) criado em 2004 também:

The NCEP Climate Forecast System (CFS) was developed at the Environmental Modeling Center at NCEP. It is a fully coupled model representing the interaction between the Earth's oceans, land and atmosphere.
http://cfs.ncep.noaa.gov/
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já são do mês passado, arranjaram-me agora, mas ponho aqui pois foram as últimas previsões do ECMWF antes do início do Inverno climatológico (Dez,Jan,Fev) para depois do final do Inverno tirarmos conclusões.





T2m

40552799.gif


42869248.gif






Prec

17995365.gif


29586417.gif





SLP

slp1.gif


slp2.gif



PS: Como se vê pelas cartas, são iguais aos que o site italiano tem publicado, portanto tem aparecido por lá efectivamente os produtos do ECMWF como de resto já se tinha percebido, pelo que se esse site continuar a fazê-lo, podemos ir consultando por lá nos próximos tempos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualiza o ECMWF através do tal site italiano. Não tem as anomalias de pressão, mas parece-me que prevê dorsal a unir os Açores e a Escandinávia, com baixas pressões na região da Madeira. O que originaria a anomalia positiva de T2m e precipitação junto à costa marroquina e Canárias, a anomalia negativa de T2m e positiva de precipitação no levante espanhol e a anomalia negativa de ambos os parâmetros no Golfo da Biscaia. Por cá não temos nenhum sinal, o que pode indicar a alternância entre tempo húmido e quente com frio e seco. Ou então o modelo não consegue definir bem a zona de transição e está ainda indeciso.

De qualquer modo, em relação às cartas postadas pelo Vince, mete agora mais precipitação e menos frio, o que pode ser causado, pelo menos na precipitação, pela saída do mês de Dezembro, que foi bastante seco a norte face à normal.

precjf.png


t2mjf.png


E atenção que todos os modelos estão a prever uma Primavera fria e chuvosa.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
As pessoas vivem hoje tanto a religião do racionalismo, da informação e tecnologia e cepticismo, como antigamente se vivia a religião das catedrais, dos reis, dos rituais. É a mesma coisa. Quem está de dentro não consegue olhar para fora, nem pensar fora da caixa, como se diz em inglês.

Acredita-se hoje que a ciência explica tudo e nada mais pode explicar a realidade, exactamente do mesmo que a religião há alguns séculos. Parece-me que os seres humanos têm tendência a serem teimosos, e agarrados às suas ideologias, uns no futebol, outros na religião, outros na ciência, outros na política. Exemplo disso é o debate anti-aquecimento global, nem parece um debate científico, parece um debate ideológico!

Mas eu digo, a verdadeira ciência é feita de um espírito aberto e questionador, que vê as diferentes possibilidades, mesmo que possam estar erradas, parece-me que o cepticismo de hoje em dia é exagerado e torna-se um obstáculo a um conhecimento mais completo da realidade. Pois é só nesses saltos de fé, quando nos arriscarmos a estudar algo novo ou não-convencional, que o conhecimento avança. Foi assim como a genética, com a teoria do Newton, com o Copérnico, etc...

Eu eu falo disto como alguém que nunca teve qualquer educação religiosa, e tem tido 10 anos de vida profissional científica. Não tenho problemas em apontar os defeitos ao próprio meio a que pertenço. Aborrece-me a mentalidade tão conservadora e fechada dos cientistas quase parecem religiosos.

Fora o offtopic, não sei se o quão este inverno será frio. Estão certamente reunidas todas as condições para um inverno muiro rigoroso que poderá ser um dos mais frios do século (NAO-, circulação de leste bem estabelecida) e dou a minha atenção ao Bastardi pois tem acertado quase todas as previsões sazonais dos últimos meses, ele diz o mesmo.

E isto não é nenhum ataque meu a ninguém. É uma crítica de uma maneira de ver as coisas, à qual eu próprio caío em erro. É uma crítica a um sistema, e não a indivíduos. E pretende ser uma crítica construtiva.

Nos tempos actuais, todos os dias as pessoas são atacadas por "informação" da televisão, rádio, jornais; onde são referidos "cientistas", "comissões de sábios", "peritos intergovernamentais" e outras sumidades de organizações internacionais, afirmando que, em 2012 não vai haver gelo no Árctico, em 2015 não vai haver ursos por causa do calor, em 2016 Portugal e Espanha vão ser desertos porque não vai chover mais, em 2100 a temperatura vai estar cinco graus mais elevada que agora, em 2200 o planeta vai ter 7.000 biliões de habitantes, os carros vão funcionar a electricidade e hidrogénio, as energias vão ser limpas e baratas e as árvores vão dar mel em vez de resina.

Perante isto, o "Joe Average" começa a acreditar que as artes da adivinhação são o mesmo que a ciência e, na minha perspectiva, ninguém pode criticar o "Joe Average"; perante o bombardeamento que sofre, já muito faz ele para conseguir manter a sanidade mental, perante tantas luminárias continuamente a dar luz ao universo, ofuscando a inteligência do humilde cidadão.