Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2010



João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
O João Soares relata partículas de gelo que caem juntamente com a chuva que se faz sentir, no perímetro do Arrábida Shopping, em Gaia. :)

Obrigado, Gil, por teres reportado! :thumbsup:

Estava a sair do ArrabidaShopping, e via-se que estava a chover, mas no entanto, ouvia um barulho "seco" de alguma coisa a bater no chão, barulho esse que a chuva não faz.
O meu amigo, disse que estava a cair granizo, discordei logo porque não via nenhuma bolinha a cair no chão, nem no ar. Ao qual, estendi o braço, e como estava de casaco verde, deu para reparar que caiam-me no braço pedacinhos de gelo. :shocking:
Fiquei perplexo com aquilo, visto não prever que ocorre-se nada sólido para hoje, apenas granizo que poderá vir para os próximos dias. Enfim, foi uma boa surpresa nesta semana que se tem mostrado gelada na cidade Invicta.

---

Quando cheguei lá, deparei-me com uma grande acumulação de neve que penso eu, que seja o Marão, ainda tentei tirar uma foto, mas o alcance do zoom, não é o suficiente e ficou isto:

foto0610e0.jpg

:lol:
Uma desgraça...
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
Desde os Altos de Gmr e Brg podem ser vistas as serras do Marão, Cabreira, Gerês e Serra Amarela.

Os últimos estavam todas cobertas de Neve pelo que não há meio de saber qual a que ele estava a ver ao certo.

Da zona que ele menciona, olhando para Este estará na Linha do Marão.

As serras Minhotas estão a Nordeste.

Exemplificando, fica esse vídeo (com a qualidade possível) desde a serra da Falperra (divisão entre Brg e Gmr).

Começa com vista para os cumes nevados do Marão, segue para a cabreira, Gerês por trás do Sameiro e Amarela por trás da cidade de Braga.

http://www.facebook.com/home.php#!/video/video.php?v=174009275956298


tambem me queria parecer que sim... obrigado ;)

como vinha na auto-estrada não sabia bem para que lado estava virado ... lol :) se para este ou para norte!

so vendo no google earth mesmo
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Peço desculpa pelo erro Ortográfico.
É Buçaco sim.
Tambem julgo que seja o Caramulo, eu resido na zona mais a Norte do Concelho de Cantanhede, tambem penso que não dá para ver a Estrela mas,.....

Boa tarde

Também reparei e deduzi de imediato que fosse o Caramulo, o Buçaco parecia nem ter neve, mas esse maciço que deduzi ser o Caramulo, realmente elevava-se por detrás da parte frontal do Caramulo, se assim se pode dizer.
Sei que do Caramulo, da Freita do Buçaco, dá para visualizar a Estrela, mas da costa (Febres, Palhaça e arredores) é uma novidade para mim se aquilo realmente for a Estrela. É um bom tema para debater, porque agora que levantaram esta questão, seria interessante chegar a uma conclusão.

Já agora grande foto :thumbsup:


Por aqui já pingou, o vento está relativamente calmo.
Tactual: 8.2ºC, sempre a subir:calor: já não estou habituado a este calor:p
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
ola mais uma vez!ficam algumas fotos tiradas da santa justa a 315 metros de altura!

serra da freita



serra de montemuro



serra do geres (acho eu pela localizaçao)



serra do marao



espero que gostem!!! ;)
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Obrigado, Gil, por teres reportado! :thumbsup:

Estava a sair do ArrabidaShopping, e via-se que estava a chover, mas no entanto, ouvia um barulho "seco" de alguma coisa a bater no chão, barulho esse que a chuva não faz.
O meu amigo, disse que estava a cair granizo, discordei logo porque não via nenhuma bolinha a cair no chão, nem no ar. Ao qual, estendi o braço, e como estava de casaco verde, deu para reparar que caiam-me no braço pedacinhos de gelo. :shocking:
Fiquei perplexo com aquilo, visto não prever que ocorre-se nada sólido para hoje, apenas granizo que poderá vir para os próximos dias. Enfim, foi uma boa surpresa nesta semana que se tem mostrado gelada na cidade Invicta.

---

Quando cheguei lá, deparei-me com uma grande acumulação de neve que penso eu, que seja o Marão, ainda tentei tirar uma foto, mas o alcance do zoom, não é o suficiente e ficou isto:

foto0610e0.jpg

:lol:
Uma desgraça...

João, obrigado por abrires a discussão deste tópico!
Por acaso, hoje ia a caminho de Aveiro, quando ao passar em frente ao Estádio do Dragão, deparo-me com uma paisagem linda de montanhas ao fundo com neve nos cumes... Fiquei boquiaberto! nunca pensei que do Porto se pudesse ver ao fundo montanhas com neve! Essas montanhas foram, de resto, visíveis até quase a saída para a A29, quem vai da A1, depois de passar a Ponte do Freixo (e seria aqueles que avistaste do ArrabidaShopping). Fiquei intrigado... que serra seria aquela? Pensei que seria a serra da Freita! Então, resolvi fazer um desvio e desloquei-me à Serra da Freita (Merujal), que de facto, estava carregada de neve (parte dela congelada pela noite gelada)... mas, os cumes ao fundo continuavam a ver-se e não era bem da Serra da Freita. Eram montes que acumulavam bem...
Portanto, que serra é aquela que se vê tão bem do Porto e Gaia? Em parte seria a Serra da Freita, claro... mas qual é a sua extensão? Serra do Caramulo? A Serra do Caramulo vê-se do Porto?! ... Estou curioso...
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Nãoo é a do Caramulo. A que tu viste sem ser a da Freita é a de Montemuro e Bigorne. Experimenta ir de Arouca para Castelo de Paiva, ou mesmo em direcção ao interior, Castro D'Aire. Fica semrpe carregada de neve, e vê-se bem do Porto! ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por penafiel a chuva já fez a sua aparição mas de momento não chove.
O vento é fraco a moderado.

Parece que os acumulados de precipitação vão ser interessantes cá no norte litoral. Para além de muitas horas de precipitações, teremos períodos de chuvas mais fortes. E em princípio será uma entrada favorável a chuvas orográficas pelo regiões de montanha poderão ser bafejadas por índices pluviosos elevados.
Exemplos:
imgprevisao.jpg

410232010120400042.gif

510232010120400042.gif


P.S.: para saberem quais as serras que observam a partir de determinado ponto tomem nota da zona onde efectivamente observam as mesmas. Utilizem um mapa ou o google maps e depois tentem orientar-se com o rato ou com uma régua ou algo do género.
Vão ver que começam a aperceber-se espacialmente da vossa localização e poderão observar determinados fenómenos com maior acuidade.
 

ct2jzr

Cirrus
Registo
21 Nov 2010
Mensagens
91
Local
Porto
Olá,

Gostava de saber se a Serra do Arestal e a da Freita estão com Neve.

Alguém poderá dar esta informação...

abraço
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Olá,

Gostava de saber se a Serra do Arestal e a da Freita estão com Neve.

Alguém poderá dar esta informação...

abraço

Vê nesta página o que o VerticalHorizon escreveu...:rolleyes:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde a todos,

Sábado, dia nublado. Aproveitei o facto de já ter carro para me deslocar ao Monte do Merouço e zonas limítrofes. Saí da Póvoa de Lanhoso em direcção a Sobradelo da Goma e sobi ao topo da serra, passando por Aboim, Casal D'Estime, Luílhas, Monte, entre outros. Paisagens bonitas, com bastante neve e gelo. Do alto permitia ver bem a camada branca, lindíssima diga-se de passagem, que cobre as serras do Geres, as zonas do Barroso, a Serra de Fafe, o Marão, o Alvão, enfim... Até onde a vista permitia! Indescritivel. Só tiive pena de o carro ter avariado mesmo quando nevou, e so o ter de novo na minha mão hoje :(

De resto, agora pela Póvoa de Lanhoso, 7.6°C. Nada de chuva para já.