Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Boas a todos, sou novo no forum.



Efectivamente tive a mesma sensação, pelo menos aqui na zona do Bairro do Cansado parecia:rolleyes:.

Neste momento nem chuva nem água-neve :(.

Bem vindo ao fórum, Albifriorento! :) Já somos 4 aqui em Castelo Branco:
. Albifriorento
. Albimeteo
. FRibeiro
. Paulo H

Pessoal, tenho-vos a dizer que por aqui está um sr briol de frio! O frio seco suporta-se, mas acabei de dar uma volta pelo centro da cidade e está insuportável a sensação térmica, a temperatura teima em não subir, o que é estranho! Com o frio que está, a humidade alta e o vento moderado, não dá pra tirar as mãos dos bolsos do casaco! :)
 


ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
depois de uma pausa na chuva, ela regressa agora com pingas mais grossas, tambem se esta a levantar vento... a temperatura tambem esta a descer, sigo com 6.7ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Aqui volta a nevar. Desta vez com uns flocos muito grandes e pesados.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Está a nevar bem!

Isso é que é tirar a barriga de misérias...:D

Logo, logo irá aquecer. Mas por agora vai caindo. Nas montanhas lá vai acumulando mais um pouco para depois vir em torrente por aí abaixo. Estou para ver no que vai dar em certas zonas não controladas por barragens - o caudal vai disparar a determinada altura.:unsure:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Essas particulazinhas são graupel, mas com essa temperatura, é provável que tenha também caído misturado chuva, que poderia sim congelar nas superfícies.
Nessa última foto parece que o vidro tem uma película de gelo além das "pedrinhas"? Caso sim, tens aí freezing rain também, basta identificares se ao cair forma uma película contínua de gelo.
Além do graupel (as "pedrinhas") aí facilmente identificáveis, podes ter tido um "mix" de graupel com freezing rain.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Esse tipo de partículas de gelo costuma estar associado ao freezing rain.


Por aqui continua o aguaceiro de graupel. 0,0ºC e já está tudo branco.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Essas particulazinhas são graupel, mas com essa temperatura, é provável que tenha também caído misturado chuva, que poderia sim congelar nas superfícies.
Nessa foto parece que o vidro tem uma película de gelo? Caso sim, tens aí freezing rain, basta identificares se ao cair forma uma película contínua de gelo.
Além do graupel (as "pedrinhas") aí facilmente identificáveis, podes ter tido um "mix" de graupel com freezing rain.


Sim, caiu graupel, mas mesmo onde tem graupel já existe uma película de gelo contínua, bem visível no para-brisas do carro e na última foto.

O que me chamou a atenção foi estar a chover há um bom bocado e a minha estação não reportar precipitação.


Neste caso posso estar seguro que é freezing rain, certo? :)
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
despeço-me por hoje com 6.4ºC de temperatura, vento agora sopra moderado, vai caindo alguns aguaceiros moderados...
a noite promete, vamos la ver o que nos reserva...