Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Sim, caiu graupel, mas mesmo onde tem graupel já existe uma película de gelo contínua, bem visível no para-brisas do carro e na última foto.

O que me chamou a atenção foi estar a chover há um bom bocado e a minha estação não reportar precipitação.


Neste caso posso estar seguro que é freezing rain, certo? :)

Pelas fotos parece mesmo freezing rain.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O que me chamou a atenção foi estar a chover há um bom bocado e a minha estação não reportar precipitação.

Neste caso posso estar seguro que é freezing rain, certo? :)
Se é assim já não há dúvidas. A chuva ao cair congelou e por isso não tens dados no sensor. Quando derreter vais ter de repente valores elevados...;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Nunca tinha visto cair graupel com tanta intensidade:w00t:, caíam uns flocos no meio do graupel:D

Houve acumulação provocada pelo graupel e pela neve:)

Brevemente será só chuva vai acabar a festa:(

Registo 0.1ºC
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Chego agora a casa e de facto está uma sensação bastante desagradável!!
Recomeça agora a chover, ao inicio parece de facto água-neve, e uma chuva muita gelada, mas nada de freezing-rain...
A temperatura mantém-se baixa, mas deverá subir de noite.
Estão 5.1ºC

Temperaturas de hoje: -0.9ºC / 5.5ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Bom dia

Por aqui chove com 1,6ºC.

Apesar da chuva que tem caído nas últimas horas, ainda resiste alguma neve e gelo.

_________________________________________________________________________________


Aquele graupel que caiu por aqui ao inicio da madrugada de hoje corresponde é aquilo que nos EUA chamam "Sleet".

Sleet.gif


Sleet occurs when snowflakes only partially melt when they fall through a shallow layer of warm air. These slushy drops refreeze as they next fall through a deep layer of freezing air above the surface, and eventually reach the ground as frozen rain drops that bounce on impact.

Uma foto do "Sleet" esta madrugada.
sam0282cpia.jpg


É um fenómeno que costuma ocorrer na passagem de uma frente quente e normalmente anda associado ao "Freezing Rain".

freezing_rain_sounding.gif


Fonte
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Manhã chuvosa e quente em comparação com os últimos dias, com 19.2mm acumulados até ao momento. Durante a madrugada viu acordado por alguns trovões...


Actuais 8.1ºC e 98%HR,.