Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O ambiente lá fora está cada vez mais abafado, com a temperatura a subir e sem a humidade ceder, parece uma sauna...

Actuais 12.6ºC:calor: e 99%HR.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
ai se fosse neve!.... :w00t:

Boas... Se esta precipitação fosse neve era a loucura total:w00t:, provavelmente já teríamos mais de 50cm ou 60cm de neve à porta de casa:w00t:, também era demais e ia causar muitos problemas na cidade e ainda mais nas zonas rurais:unsure:

Mas como é de chuva que falamos e não de neve, hoje a estação da ESA recolheu até agora 83mm:rain::rain:

E sabem que mais? Ainda não parou de chover:calor:

Será que chega aos 100mm:D:D

Registo 4.3ºC
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Tenho esquecido referir que o vento hoje, contrariamente às previsões, foi fraco a moderado, não passou sequer duns modestos 18,0km/h de rajada...
:(
58.2mm...
 

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Boas... Se esta precipitação fosse neve era a loucura total:w00t:, provavelmente já teríamos mais de 50cm ou 60cm de neve à porta de casa:w00t:, também era demais e ia causar muitos problemas na cidade e ainda mais nas zonas rurais:unsure:

Mas como é de chuva que falamos e não de neve, hoje a estação da ESA recolheu até agora 83mm:rain::rain:

E sabem que mais? Ainda não parou de chover:calor:

Será que chega aos 100mm:D:D

Registo 4.3ºC
pois o problema era esse..as dificuldades que causaria!!!...mas, retirando isso, era um espectáculo!! :D
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
impressionante aqui em Bragança, a chuva ainda não parou de cair. gostava de saber como se esta a portar o fervença junto ao lameiro do ipb...

O Fervença já corre em leito de cheia! É que que fica mesmo em frente à minha varanda! está 4ou 5X maior!
Normalmente utilizo o Fervença como um indicador parq o que se vai passar no Douro e raramente tem falhado!
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Ele está bastante protegido é verdade, mas mesmo eu não reparei em vento nem moderado, quanto mais forte, foi um dia calmo nesse aspecto, só a chuva e a trovoada é que houve e com fartura.;)

Tenho esquecido referir que o vento hoje, contrariamente às previsões, foi fraco a moderado, não passou sequer duns modestos 18,0km/h de rajada...

Em que ficamos?
Era suposto o anemómetro ficar o menos protegido possível para registar rajadas e velocidades médias da intensidade do vento, para uma maior fiabilidade do aparelho. Porque assim, esses 18 km/h não correspondem a realidade do que se passou na sua localidade. ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Em que ficamos?
Era suposto o anemómetro ficar o menos protegido possível para registar rajadas e velocidades médias da intensidade do vento, para uma maior fiabilidade do aparelho. Porque assim, esses 18 km/h não correspondem a realidade do que se passou na sua localidade. ;)

Quando eu referi o moderado no primeiro post não era em relação a Vila Chã de Sá: passei a tarde em Santos Êvos e lá o vento soprava moderado. peço desculpa pela falta de descrição...

Sim, eu sei perfeitamente das regras das boas medições meteorológicas, mas eu não sou como vocês: não vivo em apartamentos, vivo numa casa com uma telhado enorme com 6 águas. ir lá para cima e não caír é obra... Não arrisco.;)
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Quando eu referi o moderado no primeiro post não era em relação a Vila Chã de Sá: passei a tarde em Santos Êvos e lá o vento soprava moderado. peço desculpa pela falta de descrição...

Então, deveria ter referido isso, para não levar a eventuais confusões.

Sim, eu sei perfeitamente das regras das boas medições meteorológicas, mas eu não sou como vocês: não vivo em apartamentos, vivo numa casa com uma telhado enorme com 6 águas. ir lá para cima e não caír é obra... Não arrisco.;)

Se não conseguir colocar no telhado, tente ao menos arranjar um lugar mais arejado possível. Tente ao menos um "poste" altinho sem grandes obstáculos, para colocar o seu anemómetro lá.
Estou só a tentar ajuda-lo e não a prejudica-lo, caso pense que... ;)
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
O Fervença já corre em leito de cheia! É que que fica mesmo em frente à minha varanda! está 4ou 5X maior!
Normalmente utilizo o Fervença como um indicador parq o que se vai passar no Douro e raramente tem falhado!

esperemos que desta vez tal situação não se verifique, porque o Fervença sair do seu leito não causa prejuízo a ninguém, agora no caso do Douro...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Então, deveria ter referido isso, para não levar a eventuais confusões.



Se não conseguir colocar no telhado, tente ao menos arranjar um lugar mais arejado possível. Tente ao menos um "poste" altinho sem grandes obstáculos, para colocar o seu anemómetro lá.
Estou só a tentar ajuda-lo e não a prejudica-lo, caso pense que... ;)

Como já disse, apresento as minhas desculpas...;)

De modo algum, estou simplesmente a dizer que não é fácil, para mais que a casa está rodeada por árvores quase do tamanho da casa...
Preciso de uma estação com um alcance de pelo menos 100m, para consegui encontrar um bom sítio: esta só tem 25m, mas por enquanto não há hipótese para evoluir...:(

E por favor, trate-me por tu, tenho pouco mais de metade da sua idade...