Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Acho que nestes últimos dias se andam a afastar um pouco do tópico em questão...não todos, mas não me compete a mim moderar...

Acho que estão a colocar o "carro à frente dos bois"...depois desta última entrada bem fria e com bastante neve no interior norte e centro acho que o desejo de algo idêntico pela altura do Natal é saudável...mas atenção, estão a fazer leituras a mais de 200h de distancia...muito pode mudar em apenas 100h...imaginemos a 200h...

O que me parece certo, segundo os modelos, é que depois de quinta-feira teremos uma subida da temperatura máxima, que voltará ao habitual para a época logo na segunda ou terça feira...uma semana pelo menos de folga de precipitação parece-me a tendência...

Depois segundo o GFS teremos então..a mais de 200h uma primeira entrada fria, seguida logo de uma outra...ambas vindas de NW como seria de esperar...
O ECMWF mostra o mesmo desejo, mas a primeira entrada fria...lá por volta do dia 16 de Dezembro ao que tudo indica será seca...por isso para quem como eu tanto anseia pela neve, teremos de esperar mais um pouco pelo menos...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho que nestes últimos dias se andam a afastar um pouco do tópico em questão...não todos, mas não me compete a mim moderar...

Acho que estão a colocar o "carro à frente dos bois"...depois desta última entrada bem fria e com bastante neve no interior norte e centro acho que o desejo de algo idêntico pela altura do Natal é saudável...mas atenção, estão a fazer leituras a mais de 200h de distancia...muito pode mudar em apenas 100h...imaginemos a 200h...

O que me parece certo, segundo os modelos, é que depois de quinta-feira teremos uma subida da temperatura máxima, que voltará ao habitual para a época logo na segunda ou terça feira...uma semana pelo menos de folga de precipitação parece-me a tendência...

Depois segundo o GFS teremos então..a mais de 200h uma primeira entrada fria, seguida logo de uma outra...ambas vindas de NW como seria de esperar...
O ECMWF mostra o mesmo desejo, mas a primeira entrada fria...lá por volta do dia 16 de Dezembro ao que tudo indica será seca...por isso para quem como eu tanto anseia pela neve, teremos de esperar mais um pouco pelo menos...

Bom...para já temos uma tendencia te tempo ameno até meados da proxima semana.

No que toca a tempo severo, as possibilidades de ocorrerem fenomenos convectivos intensos vão diminuir ao longo das proximas 36h, embora nesse periodo se mantenham condições de dinamica em altura ( shear, divergencia, helicidade e vorticidade) e de superficie ( aadvecção quente de SW e algum forçamento devido á frente estacionaria a NW) que permitem o desenvolvimento convectivo com algum grau de severidade.

Ainda na proxima 3f, teremos passagem dos restos de um sistema frontal associado a uma depressão a NNW dos Açores, depressão que se estende para SE sob um cavado com origem na cut off que agora está a N da Madeira.

A partir de 3f a tendencia é de descida de temperaturas, devido á dissipação das areas depressionarias no Atlantico central e establecimento de uma area de altas pressões ancorada sob areas de anomalia de geopotencial....este cenário é consensual, mas não é consensual o exato efeito deste padrão no nosso pais, já que ficamos na fronteira entre um fluxo seco e ameno de SE e uma entrada continental de NE;)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Acho que nestes últimos dias se andam a afastar um pouco do tópico em questão...não todos, mas não me compete a mim moderar...

Acho que estão a colocar o "carro à frente dos bois"...depois desta última entrada bem fria e com bastante neve no interior norte e centro acho que o desejo de algo idêntico pela altura do Natal é saudável...mas atenção, estão a fazer leituras a mais de 200h de distancia...muito pode mudar em apenas 100h...imaginemos a 200h...

O que me parece certo, segundo os modelos, é que depois de quinta-feira teremos uma subida da temperatura máxima, que voltará ao habitual para a época logo na segunda ou terça feira...uma semana pelo menos de folga de precipitação parece-me a tendência...

Depois segundo o GFS teremos então..a mais de 200h uma primeira entrada fria, seguida logo de uma outra...ambas vindas de NW como seria de esperar...
O ECMWF mostra o mesmo desejo, mas a primeira entrada fria...lá por volta do dia 16 de Dezembro ao que tudo indica será seca...por isso para quem como eu tanto anseia pela neve, teremos de esperar mais um pouco pelo menos...



o que em relação ás horas é óbvio que são muitas mas também parece bastante óbvio que haverá uma grande entrada fria na europa na segunda quinzena por enquanto a única coisa que se discute é a sua forma e se sim ou não há hipóteses de chegar a portugal em força


se este tópico só serve para discutir modelos a 72 horas enfim vale mais todos consultarmos o im.
 

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
boa noite
estive a ver as noticias e o IM diz que continua haver possibilidade para se formar mais tornados durante a noite de hoje?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
boa noite
estive a ver as noticias e o IM diz que continua haver possibilidade para se formar mais tornados durante a noite de hoje?

Nem sim, nem não, simplesmente as probabilidades são reduzidas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, que dizer dos modelos???
Ora bem consenso parece existir somente até ás 144 ou 168 horas e mesmo com cenários algo diferentes dado que o GFS coloca um super-hiper-mega anticiclone no Polo Norte com 1070 Hpa, que se estenderia até á PI !!
Depois disso o GFS insistiria em entrada fria e uma enorme confusão atmosférica .....

Relativamente ao ECM após as 144 horas tem outras ideias ao fazer surgir aquele anticiclone algo menos pujante, permitindo que a depressão inicialmente fique mais a oeste de portugal não descendo tanto e fazendo depois com que esta se desloque pujante e a grande velocidade rumo á PI, e novamente a longo prazo uma entrada fria ...

Não existe gráficos ?? Não, porque está tudo muito incerto ainda ...;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom dia, que dizer dos modelos???
Ora bem consenso parece existir somente até ás 144 ou 168 horas e mesmo com cenários algo diferentes dado que o GFS coloca um super-hiper-mega anticiclone no Polo Norte com 1070 Hpa, que se estenderia até á PI !!
Depois disso o GFS insistiria em entrada fria e uma enorme confusão atmosférica .....

Relativamente ao ECM após as 144 horas tem outras ideias ao fazer surgir aquele anticiclone algo menos pujante, permitindo que a depressão inicialmente fique mais a oeste de portugal não descendo tanto e fazendo depois com que esta se desloque pujante e a grande velocidade rumo á PI, e novamente a longo prazo uma entrada fria ...

Não existe gráficos ?? Não, porque está tudo muito incerto ainda ...;)

Então eu ponho um gráfico. Diagrama de ensembles para Bragança:

graphe_ens3_mgh5.gif


Mais de uma semana com a média abaixo de 0. Isto quer dizer algo.

A primeira investida fria, em forma de siberiana pura, está agendada para dia 15/16. A dúvida é se esta chega cá, ou se só afecta alguma regiões do país. é muito provável que afecte o nordeste e pouco provável que chegue ao sul. A depressão que o ECMWF põe muito cavada a afectar o sul do país, é duvidosa, acho que será mais uma das que este modelo gosta de colocar a longo prazo e depois não aparece, creio que será a crista da dorsal que une as altas pressões tropicais ao super anticiclone no Atlântico norte que pode impedir esta entrada fria. Nos ensembles do GFS a depressão é uma hipótese é minoritária, como se vê pela planura das linhas de precipitação no diagrama para o Alentejo central.

graphe_ens3_cvf7.gif


A segunda investida, com uma tendência muito vincada nos modelos, ocorreria lá pelo dia 19/20, com uma entrada de norte ou nordeste, originada pela quebra do vórtice polar, com um A superior a 1050 mbar passando pelo pólo, unindo as duas costas americanas. Essa sim, e apesar de estar muito distante ainda, eu diria que está assegurada, numa perspectiva global, a Europa vai gelar. Se chega cá, é muito provável, as médias dos ensembles, tanto do GFS como do ECM mostram que sim. E poderia ser húmida.

Acho que como se estão a pôr as peças do puzzle que poderemos ter um Natal muito frio, podendo esta situação manter-se por bastante tempo, uma vez que o bloqueio no Atlântico está fortíssimo, com dorsais vermelhíssimas (altos geopotenciais), pressões extremamente elevadas. Se a previsão se confirmar, com os 1070 mbar que o Aurélio refere na Gronelândia e os 1050 mbar no Atlântico, serão cenários que não se viam desde há uns 50 / 60 anos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na minha opinião a massa polar afectará mais o NE, mas mesmo assim de um modo pouco expressivo já que nenhuma perturbação vai alem dos -7 na T850 embora algumas modelem uma T500 de -30/-35º...isto falando de Bragança.

Esta conjugação é compativel com a entrada de ar muito frio em altitude, mas com uma advecção mais quente nos niveis baixos, possivelmente de N/NW....possivelmente um cenario de ciclogenese em França ou no Mediterraneo central/ocidental....que é um cenário compativel com o padrão geral que leva á formação de um cavado entre o Polo e a Europa com ciclogeneses no seu bordo S/SE/E....isto aliado a vastos campos anticiclonicos no Atlantico norte e areas de pantano barometrico no Atlancico central.

http://www.meteociel.fr/modeles/naefs_cartes.php?code=0&ech=180&mode=0&map=

http://www.meteociel.fr/modeles/naefs_cartes.php?code=0&ech=300&mode=0&map=
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pelo ensemble de Bragança é de facto o que parece, uma ciclogénese na Biscaia que mete ar menos frio a níveis baixos. Não no Mediterrâneo, que quando a ciclogénese ocorre aí acontece o oposto, entra fluxo do primeiro quadrante, mais frio em níveis baixos. De qualquer modo o que neste momento é provável é a entrada fria, com a vinda de ar frio e geopotenciais baixos na Europa. O que se passa depois, só a menos de 100 horas se pode prever. Se acontecer o habitual, que é a dorsal chegar-se um pouco para este, o que se passaria é que seria mais fria e menos humida. É como o Rozzo diz, quando se vê o frio a longo prazo a afectar o Reino Unido e a deslocar-se para os Açores, é muito provável que acabe por cá.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Previsão a colocar a costa sul do Algarve em apuros:

Previsão para 5ª Feira, 9 de Dezembro de 2010

Céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região Sul
a partir da tarde.
Aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste,
tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) no Algarve.
Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de sueste.

Pequena descida da temperatura mínima a norte do sistema montanhoso
Montejunto-Estrela.
Pequena subida da temperatura máxima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2 a 3 metros.
Temperatura da água do mar: 15/17ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 a 2 metros, passando a
ondas de sueste.

Temperatura da água do mar: 18ºC

Previsão para 6ª Feira, 10 de Dezembro de 2010

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente
muito nublado em especial por nuvens altas.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando moderado
a forte (30 a 40 km/h) com rajadas da ordem dos 60 km/h no Algarve
e nas terras altas.

Pequena subida da temperatura máxima.

Previsão para Sábado, 11 de Dezembro de 2010

Céu pouco nublado, temporariamente nublado por nuvens altas.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste,
soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) de sueste nas
terras altas e litoral sul.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pelo ensemble de Bragança é de facto o que parece, uma ciclogénese na Biscaia que mete ar menos frio a níveis baixos. Não no Mediterrâneo, que quando a ciclogénese ocorre aí acontece o oposto, entra fluxo do primeiro quadrante, mais frio em níveis baixos. De qualquer modo o que neste momento é provável é a entrada fria, com a vinda de ar frio e geopotenciais baixos na Europa. O que se passa depois, só a menos de 100 horas se pode prever. Se acontecer o habitual, que é a dorsal chegar-se um pouco para este, o que se passaria é que seria mais fria e menos humida. É como o Rozzo diz, quando se vê o frio a longo prazo a afectar o Reino Unido e a deslocar-se para os Açores, é muito provável que acabe por cá.

Sim, uma depressão a gerar-se no golfo de Biscaia/França que se desloque para SE...
Massas de ar mais humidas e quentes vindas de NW, a interagir com ar polar em altura é uma boa receita para neve nas cotas medias ( 600-700m):)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Um belo levante!!! a puxar o frio!

Frio?
Vamos ter tempo bastante primaveril até 3f...devido á massa de ar tropical puxada pelas depressões/cavado no Atlantico central, reforçada por fluxo de SE anticiclonico, devido a uma crista entre a Argelia e a Irlanda;)
Maximas a sul do Tejo na ordem dos 20-24º;)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Frio?
Vamos ter tempo bastante primaveril até 3f...devido á massa de ar tropical puxada pelas depressões/cavado no Atlantico central, reforçada por fluxo de SE anticiclonico, devido a uma crista entre a Argelia e a Irlanda;)
Maximas a sul do Tejo na ordem dos 20-24º;)
Sim... de facto tens toda a razão...;)
Ainda não tinha visto as cartas. hehehe
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem depois deste evento, o nosso amigo AA regressa ao nosso continente, e fica cá até mais ou menos ao natal, é de prever uma granda acalmia neste forum:lol:, isto claro segundo o gfs.